“Arroz” de Couve Flor e Peito de Frango Assado com Alecrim


Eu e a couve flor temos uma relação estranha. Faz quase sempre parte da lista de compras cá de casa e acaba na grande maioria das vezes no puré da sopa, porque gosto na textura cremosa que lhe confere, uma vez que há já muitos anos que não uso habitualmente batata na sopa.
Também gosto de a comer gratinada com molho bechamel e queijo ralado, mas é um acompanhamento para dias e refeições mais especiais. Outra forma de a consumir habitualmente aqui por casa é em puré. Mas estava muito curiosa com esta versão de “arroz” de couve flor, que andava a adiar preparar, sabe-se lá porquê.
Finalmente decidi-me a experimentar, até porque tenho visto imensas receitas e sugestões.
Preparei na versão mais simples, mas pode ser preparado de todas as formas que a imaginação permitir. Numa das revistas estrangeiras de culinária que compro habitualmente, vi uma versão de paelha com “arroz” de couve flor, muito colorida que também está na lista para experimentar.
Para já esta versão. Simples e bastante saborosa. Mesmo para quem não gosta assim tanto de couve flor, como é o meu caso. E também uma sugestão óptima para quem está empenhado em reduzir o consumo de arroz, massas e batatas, ou apenas a querer fazer uma alimentação mais saudável e integrar os vegetais e os legumes de outra forma.
Mais uma sugestão que vos aconselho a experimentarem e a tirarem as vossas próprias conclusões. Espero que gostem. Boa segunda feira!

Ingredientes para 4 pessoas:

4 peitos de frango
1 couve flor pequena
sal e pimenta q.b.
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 colher de sopa de coentros picados
1 raminho de alecrim
1 colher de chá de colorau
50ml de vinho branco
1 folha de louro
azeite q.b.

Preparação:

Coloque os peixinhos de frango inteiros numa assadeira e tempere-os com sal, pimenta, um dente de alho finamente picado, a folha de louro, o colorau, o alecrim e o vinho branco. Tape com papel de alumínio e leve-os ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos sem destapar.
Entretanto prepare o “arroz” de couve flor. Separe a couve flor em raminhos e coloque-os no robot de cozinha ou processador de alimentos e triture numa velocidade baixa até obter uma espécie de migalhas grossas. Reserve.
Pique a cebola juntamente com o dente de alho e leve a alourar num pouco de azeite. Acrescente depois a couve flor triturada e tempere bem com sal e pimenta deixando a couve flor cozinhar, mexendo de vez em quando, o que demora entre 5 a 10 minutos. (Atenção para que não fique a couve flor muito espapaçada!) Envolva os coentros picados.
Sirva os peitos de frango com a “arroz” de couve flor e uma salada a gosto.
Este acompanhamento fica também delicioso com salmão grelhado ou no forno.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Terei que experimentar o "arroz"!

    Boa semana

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:35

    Huummm...uma boa sugestão para experimentar!
    Já tenho visto receitas de "arroz" de couve-flor, mas ainda não coloquei em prática porque a couve acaba por ir para a panela da sopa. Também gosto dela assada no forno, juntamente com as batatas, ficando com um sabor diferente, como qualquer legume assado tem.
    Um novo acompanhamento para experimentar, e variar dos tradicionais batata, arroz e massa.
    Um bom início de semana e um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Eu e a couive-flor temos uma relação complicada. Além de não gostar muito sinto que o meu organismo também a repudia.
    Uso também na sopa pela cremosidade que lhe dá sendo um exclente substituto da batata. Já experimentei várias vezes fazer o "arroz", mas não me sinto bem quando como, não sei explicar, fico sempre mal disposta.
    No entanto para quem se dá bem, é uma boa alternativa para acompanhamentos de baixo valor calórico.
    Bjns e boa semana
    Romã:*

    ResponderEliminar
  4. hummm...leve e divino!

    ResponderEliminar
  5. Eu já fiz e é muito bom, já agora permita-me que lhe dê uma sugestão, experimente juntar uns raminhos de bróculos ou cenoura também triturados, fica uma delicia.
    Na minha casa foi a melhor maneira que arranjei para pôr os meus adolescentes a comerem algo mais saudável ;)

    ResponderEliminar
  6. Também ja experimentei. Muito bom. Bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Também ja experimentei. Muito bom. Bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Anónimo10:55

    Muito obrigada pela sugestão. Já experimentei e foi um sucesso, é ótimo.

    ResponderEliminar

Imprimir