9 anos depois…

Fotografia da autoria da minha amiga e maravilhosa fotógrafa Ana Pastoria - www.anapastoria.com

Parabéns a este blogue que completou esta semana 9 anos de vida. Parabéns aos meus leitores, que aqui vêm regularmente e fazem com que tudo isto seja mais do que apenas “o meu espaço” de partilhar as receitas que se fazem aqui por casa, mas seja um espaço nosso, aberto e disponível a todos.
9 anos que originaram, até ao momento 4 livros de receitas. 9 anos que vivem os altos e baixos da blogosfera, das vistas, dos comentários, do mundo em geral e do meu mundo em particular.
9 anos de partilha diária de receitas, de histórias, de desabafos e até de maus humores.
9 anos que viram nascer o Zé Maria, e seguem o crescimento na barriga do pequeno António.
9 anos que são em anos de blogue quase uma vida. 9 anos de trabalho e dedicação apenas porque sim, e porque o blogue é uma extensão da minha vida e uma partilha que me dá muito mais do que aquilo que ofereço.
Passaram 9 anos desde o dia em que, sentada na minha mesa da sala, pensei que “era engraçado fazer um blogue de receitas”. Passaram 9 anos e eu ainda tenho a mania de encarar isto como uma pequena brincadeira, um hobby e quase que me esqueço que este blogue, e estas pessoas que aqui vêm mudaram a minha vida e me deram um rumo que eu nunca pensei seguir.
9 anos de um trabalho que não parece trabalho, mas que dá algum trabalho.
9 anos de muitos leitores regulares e de muitos leitores ocasionais.
9 anos de ver crescer blogues, de ver desaparecer blogues e de ver nascer muitos e muitos blogues.
9 anos de gostar muito disto, mas de às vezes achar que há qualquer coisa que não está muito bem.
9 anos a tentar fazer com que as pessoas tenham ideias, de dar sugestões e de lhes dar um pouco desta minha enorme paixão por cozinhar.
9 anos que me trouxeram workshops que gosto muito de fazer, e onde posso realmente conhecer os leitores, dar dois dedos de conversa e passar uma tarde divertida entre tachos e panelas.
9 anos de momentos nem sempre fáceis, com alguns projetos que acabaram a ficar pelo caminho por culpa de muitas circunstâncias da vida e porque cada um de nós é que tem de estabelecer as suas prioridades.
9 anos que resultaram neste blogue, tal como ele está e tal como ele é. Um blogue que é apenas e só uma casa aberta com receitas e histórias onde cada um pode estar à vontade e procurar o que deseja.
9 anos que são uma história de amor. Entre mim e este blogue. Entre alguns de vocês e este blogue e, em alguns casos entre mim e os meus leitores.
9 anos que têm um balanço muito feliz porque devemos sempre ser felizes com as nossas escolhas, porque só assim a nossa vida deve fazer sentido.
9 anos e com vontade de continuar, apesar de as coisas não serem as mesmas de há 9 anos atrás.
9 anos e ainda ideias, vontade e projectos novos.
9 anos com vocês, para vocês e algumas vezes por vocês.
9 anos que dedico inteiramente aos meus queridos leitores que me permitiram chegar aqui e que me permitem ter vontade de continuar.
9 anos. Quase 2300 receitas publicadas. Mais de 30 mil comentários. 4 livros de receitas editados. E cada um, único e singular dos meus leitores.

Parabéns para nós. Obrigada por me acompanharem neste caminho.

Costeletas de Porco com Maçã Caramelizada


Podia dizer como estas costeletas são deliciosas. Podia dizer que a combinação clássica de maça e carne de porco fica sempre bem. Podia dizer que podem também preparar esta receita no churrasco e cozinhar a maçã num espeto. Podia dizer todas estas coisas.
Mas também posso dizer que tenho dias em que me sinto pouco inspirada. E dias em que acho que as minhas receitas se tornam menos “inspiradoras”. 
Posso dizer que sinto que quem está desse lado consegue perceber as minhas frustrações, as minhas dúvidas e as minhas ansiedades apenas e só por uma receita. Posso dizer que continuo a adorar escrever neste blogue, a adorar ler os comentários e mensagens tão simpáticos dos meus leitores - dos que me seguem há anos, dos que surgem ocasionalmente e do que me seguem há menos tempo.
Posso dizer que sinto que as coisas estão diferentes apesar de não saber bem como nem porquê. Posso dizer que sinto esta atmosfera “bloguista” alterada. Ou então sou eu que estou diferente.
Posso dizer tantas coisas, mas opto por apenas partilhar mais uma receita.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 costeletas grandes do cachaço (ou 4 mais pequenas)
1 maçã
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 limão
2 dentes de alho
1 folha de louro

Preparação:

Tempere as costeletas de porco com sal, pimenta, os dentes de alho picados, a folha de louro o sumo e a rasa de limão e deixe a marinar alguns minutos.
Entretanto leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer bem. Acrescente depois as costeletas e deixe-as cozinhar bem de ambos os lados até que fiquem bem lourinhas. Retire para o prato de servir e tape com papel de alumínio para que não arrefeçam.
Entretanto descasque a maçã e corte-a em quartos, e corte depois cada quarto ao meio. Na frigideira onde cozinhou as costeletas acrescente as maçãs e deixe-as caramelizar e cozinhar durante alguns minutos (se necessário acrescente mais um pouco de azeite), até que estejam douradas e macias.
Sirva as costeletas juntamente com as maçãs caramelizadas e polvilhe com um pouco de tomilho fresco. Acompanhe com batatas salteadas e uma salada verde.


Bom Apetite!

Coelho com Feijão Branco e Tomate


As comidas de “um tacho só”, podem não ser as que mais lembram o verão, mas são, para mim, das mais práticas de preparar. Tudo numa mesma panela, que vai cozinhando lentamente até que fique pronto. Mesmo a calhar para quando o jantar tem de ficar preparado de véspera, ou quando estamos demasiado ocupados com alguma coisa, ou mesmo para aquelas refeições que se fazem a mais e congelam. Basta depois aquecer lentamente e parece que foi acabado de preparar.
Os dias quentes nem nos pedem estas comidas: são mais saladas frescas com leguminosas e legumes, frango, atum ou ovo cozido. O peixe e a carne grelhados e os acompanhamentos mais leves. Mas mesmo assim, um prato de um tacho só nunca deixe de ter o seu encanto, quer seja pela simplicidade, quer seja por ser prático, ou apenas e só porque no fim há pouca louça para lavar.
O feijão branco com o coelho e o tomate é uma combinação que fica sempre bem. Deixo a sugestão.

Ingredientes para 2 a 3 pessoas:

1/2 coelho partido em pedaços
2 tomates maduros
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 cebola
2 dentes de alho
1 raminho de tomate
sal e pimenta q.b.
1 lata pequena de feijão branco
1 folha de louro
1 pernada de tomilho fresco
1 colher de sopa de massa de pimentão
azeite q.b.

Preparação:

Pique a cebola juntamente com os dentes de alho e metade do ramo de salsa.
Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e deixe refogar a mistura de cebola juntamente com a folha de louro.
Acrescente o coelho e wnvolva no refogado deixando-o ganhar cor. Tempere com sal, pimenta e com a massa de pimentão, junte o tomate partido em pedacinhos, a polpa de tomate e os raminhos de tomilho e acrescente água até cobrir o coelho. Deixe cozinhar em lume brando, cerca de 30 a 40 minutos até o coelho estar macio.
Acrescente depois o feijão branco, previamente escorrido e envolva bem juntamente com o coelho. Retifique os temperos e, se necessários acrescente um pouco mais de água. Deixe apurar mais alguns minutos.
Sirva polvilhado com mais salsa picada e acompanhe com arroz branco.


Bom Apetite!

Chá Verde Gelado com Mirtilos e Framboesas


O chá é uma das minhas bebidas de eleição. A versão de chá gelado é a opção para os dias quentes.
As variações são mais do que muitas, e é muito simples preparar esta bebida refrescante em casa, com a nossa combinação favorita.
Para substituir a água, para beber durante a refeição, apenas para refrescar… Um excelente substituto o sumos e refrigerantes que até os mais pequenos vão gostar.
O primeiro chá gelado do ano levou os primeiros mirtilos da temporada, trazidos do mercado biológico durante o fim de semana.
Uma bebida para dias de calor, churrascos e piqueniques.

Ingredientes:

2 saquetas de chá verde (use chá verde com limão)
50g de mirtilos
50g de framboesas
2 rodelas de limão
açúcar ou adoçante q.b. (opcional)

Preparação:

Ferva um litro de água e junte-lhe as saquetas de chá. Deixe em infusão cerca de 10 minutos.
Entretanto coloque os mirtilos e as framboesas numa jarra e, se usar, junte o açúcar ou o adoçante. Com uma colher de pau esmague ligeiramente os frutos enquanto os envolve no açúcar, e junte 500ml de água fria. 
Retire as saquetas de chá e junte o chá quente à mistura de frutos. Junte também as rodelas de limão cortadas ao meio e envolva bem.
Leve ao frigorífico até ficar bem frio, e sirva em copos com gelo.


Bom Apetite!

Cachorro Quente (versão oficial cá de casa)


Não há nada de mal em fazer refeições mais preguiçosas. Principalmente ao fim de semana, depois de um almoço na companhia de vários amigos e que se prolongou por mais tempo do que aquele que dita o relógio como o “previsto” para um almoço.
O fim de semana veio com sol e calor, e com a nossa rotina habitual dos sábados de manhã: piscina do pequeno, mercado biológico do Botânico e umas compras rápidas. Teve ainda um atelier na horta Terra Fresca com legumes frescos e boa disposição, um lanche ajantarado com petiscos para o amigo João que veio de férias, e um domingo entre café na esplanada, almoço com amigos e sorna no sofá (pelo menos para mim e durante a sesta do Zé Maria).
Claro que no meio de tudo isto, esta barriga que carrega o pequeno António de 22 semanas, vai-me dando alguns sinais de cansaço, e obriga-me a alguns atalhos. O nosso jantar de domingo foi um atalho: um cachorro quente preparado em poucos minutos, saboreado na varanda a dizer adeus ao fim de semana e a anunciar outra semana atarefada.
Boa segunda-feira a todos!


Ingredientes para 2 pessoas:

2 baguetes de cereais
2 fatias de queijo
2 salsichas para cachorro tipo alemãs
folhas de rucula selvagem q.b.
1 tomate chucha
mostarda e ketchup q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Faça uns golpes na salsicha e leve-as a cozinhar numa frigideira com um fio de azeite.
Entretanto abra as baquetes ao meio e coloque em cada uma delas uma fatia de queijo.
Lave a rucula e seque-a bem assim como o tomate. Corte o tomate em rodelas.
Quando as salsichas estiverem prontas coloque-as sobre o queijo, para que a salsicha ainda quente derreta um pouco o queijo e acrescente depois a rucula e as rodelas de tomate.
Junte um pouco de mostarda e ketchup a gosto.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!


Rigatonni com Espargos Verdes, Cogumelos e Queijo Feta


Neste caminho da maternidade tem-me ensinado muitas coisas. Talvez a mais importante de todas seja a que nunca devemos questionar as opções dos outros pais. Cada um deverá saber o que é melhor para o(s) seu(s) filho(s) e são conversas que, quando existem opiniões/conceitos muito diferentes, geralmente não acabam muito bem. Já o tinha percebido muito antes de ter filhos, mas agora compreendo ainda melhor.
Talvez por isso goste pouco de responder a perguntas sobre alguns hábitos do Zé Maria. Porque eu faço o que acho ser mais correto para o meu filho, e que funciona melhor na nossa estrutura familiar. E faço-o agora, neste momento. Amanhã, não sei se direi ou farei a mesma coisa.
Quando a questão se prende com a alimentação é quando as observações são mais curiosas. “O que cozinhas para o Zé Maria, quando fazes aquelas coisas do blogue para vocês?” 98% das vezes ele come o mesmo que nós. Sim. Se o almoço é favas com chouriço e arroz branco ele come exatamente favas com chouriço e arroz branco. “Ai coitadinho a comer favas!” Comeu, gostou e repetiu. E não parava de pedir chouriço…. E também come polvo à lagareiro, que adora, e os bifinhos de peru com mozarella que coloquei esta semana blogue, o sumo de beterraba com laranja, o frango tandoori, ou os crepes de cogumelos, só para citar as receitas mais recentes. E come sempre bem? Não.
Há dias em que come muito bem. E outros que não quer. Exatamente a mesma coisa que já tinha comido e repetido de outras vezes. Se me preocupo? Não muito. Não quer comer não come. Mas não vou a correr preparar-lhe outra coisa. Porque come sempre muito bem a sopa e a fruta e se não comer tão bem ao almoço ou jantar, seguramente que come melhor na próxima refeição. Por aqui dispensamos as birras à hora da refeição. Não quer não come. Ponto.
Mas esta é a nossa filosofia, a nossa opinião, a nossa maneira de encarar a alimentação do nosso filho. Tal como continuamos sem lhe dar açúcar, ou muito menos lhe damos bolachinhas ou outras guloseimas para colmatar “ter comido mal”. Por outro lado não temos o mínimo problema de lhe dar tudo a provar. Queijos (que adora), enchidos, salmão fumado, caril e outras especiarias, favas, figos… Porque achamos importante que ele conheça além dos lombinhos de pescada e do bifinho com arroz. Mas não dou “sermões” a ninguém acerca do que fazem com a alimentação dos seus filhos.
Porque é inútil, porque no seu íntimo cada pai tem a convicção de que o que faz é realmente o mais acertado.
Por isso, e só por isso, ontem esta massa foi o nosso jantar. Dos 3. O Zé Maria só comeu a massa - e depois um prato de sopa e ainda uma pêra. (Valerá a pena ficar muito preocupada? Não me parece!)

Entretanto amanhã, sábado dia 23, pelas 15h30, que estarei na horta da Terra Fresca em Coimbra (Bencanta) para mais um Atelier de Culinária, desta vez dedicados a receitas variadas com fruta e e hortícolas. Para se inscreverem ou para mais informações geral.terrafresca@gmail.com

Ingredientes para 2 pessoas:

150g de massa rigatonni (ou outra massa curta à escolha)
6 espargos verdes frescos
8 cogumelos brancos
1 tomate pequeno
1/2 pimento vermelho
100g de queijo feta
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
tomilho fresco q.b.

Preparação:

Coza a massa em água a ferver, temperada de sal, até ficar al dente.
Entretanto prepare os espargos partindo-lhe as extremidades duras e cortando-os depois em pedaços. Limpe os cogumelos e corte-os em laminas e corte o pimento em cubinhos pequenos.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e junte o pimento em cubos. Deixe saltear uns minutos e acrescente depois os espargos e os cogumelos partidos. Tempere com um pouco de sal e pimenta e com as folhinhas de tomilho fresco e deixe cozinhar até os legumes estarem cozinhados mas ainda crocantes.
Assim que a massa estiver cozida escorra-a e junte-a à frigideira com os legumes. Envolva bem e junte um pouco mais de azeite.
Corte o tomate em cubinhos, assim como o queijo feta e envolva na massa.
Coloque numa taça ou saladeira e sirva.


Bom Apetite!

Quadrados Amanteigados de Framboesa


Não há dias certos para fazer bolos. Tem a ver com o estado de espírito, a vontade, ou apenas com a necessidade de gastar ovos ou de aproveitar o forno estar ligado a preparar outra coisa qualquer.
Mesmo em dias atarefados, em dias que estou mais cansada, ou mesmo logo depois do jantar ou ainda de manhã cedo, todas as alturas são ideais para fazer um bolo. Destes simples, sem cremes, coberturas, decorações.
Um bolo para comer à tarde, ao lanche, ou depois do almoço ou jantar a acompanhar o café, como a minha doce avó Cila adorava.
Para mim, quase todas as ocasiões são perfeitas para fazer e comer um bolo. É por isso que acho deveras engraçado, quando alguém me diz que não sabe como é que eu tenho tanta paciência para fazer bolos “ainda por cima grávida e com uma criança pequena em casa”.
Mesmo assim, ainda encontro paciência, vontade e gosto para ir para a cozinha.
A recompensa é mesmo poder comer a primeira fatia….

Entretanto é já este sábado, dia 23, pelas 15h30, que estarei na horta da Terra Fresca em Coimbra (Bencanta) para mais um Atelier de Culinária, desta vez dedicados a receitas variadas com fruta e e hortícolas. Para se inscreverem ou para mais informações geral.terrafresca@gmail.com


Ingredientes:

150g de framboesas frescas ou congeladas
200g de farinha
200g de manteiga
200g de açúcar
4 ovos
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme homogéneo. Junte depois os ovos, um a um batendo bem entre cada adição. Junte depois a farinha e o fermento e mexa bem.
Acrescente por fim as framboesas e envolva-as cuidadosamente no preparado.
Unte e forre um tabuleiro retangular com papel vegetal, também untado, e espalhe a mistura pelo tabuleiro alisando bem.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos, até o bolo estar cozinhado e dourado.
Retire do forno e deixe arrefecer alguns minutos antes de retirar da forma.
Depois de completamente arrefecido corte em quadrados.



Bom Apetite!

Bifinhos de Peru com Mozarella, Tomate Seco e Manjericão com Cobertura de Tomate Fresco


Cá em casa começaram as arrumações de primavera. Uma necessidade de arrumar, organizar e “destralhar”. É incrível a quantidade de coisas menos necessárias que vamos acumulando. Os papéis sem utilidade que vamos guardando… E sabe bem ganhar coragem de mexer em gavetas e móveis e começar a separar, para depois ver tudo organizado.
As tardes tÊm sido quase todas ocupadas nesta tarefa, sendo que o jantar acaba por ser algo que se faça quase sozinho. E para isso nada melhor do que as receitas de colocar no forno. Assim sempre posso ir aproveitando o tempo enquanto este eletrodoméstico fabuloso, sem o qual eu acho que não conseguia passar, faz o resto.
O jantar vai-se fazendo e eu acabo as minhas arrumações e organizações sem grandes preocupações.
Das ultimas receitas destes dias saíram uns bifinhos de peru enrolados, com sabores frescos de primavera. Tomate, queijo e manjericão. Não há quem não resista a esta combinação!

Entretanto é já este sábado, dia 23, pelas 15h30, que estarei na horta da Terra Fresca em Coimbra (Bencanta) para mais um Atelier de Culinária, desta vez dedicados a receitas variadas com fruta e e hortícolas. Para se inscreverem ou para mais informações geral.terrafresca@gmail.com

Ingredientes para 2 pessoas:

4 bifinhos de peru
100g de queijo mozarella cortado em 4 palitos grossos
4 tomates secos conservados em azeite
8 folhinhas de manjericão fresco
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
2 tomates maduros

Preparação:

Coloque os bifes de peru numa tábua e, com a ajuda de um martelo de cozinha bata-os para ficarem fininhos. Tempere-os depois com um pouco de sal e pimenta. 
Sobre cada um dos bifinhos disponha 1 palito do queijo mozarella, 1 tomate seco e 1 folha de manjericão e enrole. Repita até ter 4 rolinhos.
Coloque depois os rolos num tabuleiro que vá ao forno  regue com um fio de azeite.
Entretanto corte os tomates em rodelas finas e disponha sobre os bifinhos enrolados de peru. Tempere com um pouco de sal e regue com mais azeite. Tape com papel de alumínio e leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio e deixe cozinhar mais 10 a 15 minutos.
Antes de servir disponha as restantes folhas de manjericão sobre os bifinhos e acompanhe com fetuccini cozido e uma salada verde.


Bom Apetite!

Sumo de Beterraba com Laranja


Nada melhor do que um sumo natural. De manhã ao pequeno almoço ou num brunch de fim de semana, a acompanhar um almoço mais ligeiro, no lanche da tarde ou ao jantar. Um sumo preparado com fruta verdadeira e um pouco de água. Não precisa de ser “detox”, nem ter propriedades especiais. Basta que seja saboroso, refrescante e colorido. E que seja o complemento perfeito para a refeição que estamos a servir.
Uma mesa bem posta na varanda, no jardim ou no terraço, cheia de coisas boas e uns jarros cheios de sumo colorido são tudo o que precisamos para logo nos sentirmos mais felizes.
A combinação de laranja e beterraba pode parecer estranha. Mas há muitas outras à espera de serem inventadas, misturadas e saboreadas.
Mas uma coisa é certa. Já viram sumo de cor mais bonita?

Entretanto é já este sábado, dia 23, pelas 15h30, que estarei na horta da Terra Fresca em Coimbra (Bencanta) para mais um Atelier de Culinária, desta vez dedicados a receitas variadas com fruta e e hortícolas. Para se inscreverem ou para mais informações  geral.terrafresca@gmail.com.


Ingredientes para cerca de 1,5 litros:

1 beterraba com cerca de 200g
4 laranjas grandes e sumarentas
açúcar q.b. (opcional)
água q.b.

Preparação:

Lave bem a beterraba e embrulhe-a, sem a descascar, em papel de alumínio. Leve-a a assar em forno quente durante cerca de 1 hora ou até estar macia. (Não vale a pena ligar o forno apenas para assar a beterraba. Seria um enorme desperdício de energia. Aproveite para o fazer quando ligar o forno para fazer um bolo ou pão, ou assar carne ou peixe. Depois de assada a beterraba aguenta-se algum dias no frigorífico até ser consumida. Optar por cozer a beterraba em vez de a assar é totalmente diferente, uma vez que a beterraba assada se torna muito mais doce e com menos sabor a “terra” do que a cozida.)
Depois de a beterraba estar assada pele-a e corte-a em pedaços pequenos. Descasque as laranjas e corte-as também em pedaços.
Coloque a laranja e a beterraba no copo liquidificador e triture um ou dois minutos até obter uma mistura cremosa e espessa. (Se não tiver liquidificado pode usar a varinha mágica).
Misture depois a água até obter cerca de 1,5 litros de sumo. Verifique se necessita de açúcar(pessoalmente não acrescento), mexa bem e leve ao frigorífico.
Sirva bem fresco.


Bom Apetite!

Hamburguer com Queijo Roquefort em Pão de Cereais e Batata Doce Frita com Molho de Alho


É habitual que os jantares de domingo sejam “junk food”. Mais habitual ainda é que essa “junk food” tenha muito mais de “food” e muito pouco de “junk”. É feita em casa, de raiz, com ingredientes a sério.
Carne de qualidade picada e transformada em hamburguers. Pão de cereiais, queijo à escolha, alface e tomate biológicos da horta, batata doce e, porque tem de ter um bocadinho de “junk”, uma maionese para ir molhando as batatas…
Parece-me a mim que este é o culminar perfeito de um fim de semana de muito calor, que teve direito a grelhados, jantares com amigos que chegam e outros que vão, brunch numa esplanada com vista para a cidade e um jantar simples saboreado na varanda.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 hamburguers de carne de vaca
4 fatias finas de queijo roquefort
2 pães de cereais
2 tomates maduros
algumas folhas de alface
maionese q.b.
1 dente de alho pequeno
1 colher de chá de salsa picada
3 batatas doces pequenas
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Lave bem as batatas doce e corte-as em gomos. Seque-as bem e leve-as a fritar em óleo quente.
Entretanto tempere os hamburgueres e grelhe-os num grelhador ou chapa bem quente até que fiquem no ponto desejado. Quando estiverem quase prontos coloque sobre cada um deles duas fatias de queijo roquefort para que este derreta e amoleça um pouco.
Abra o pão de cereais ao meio e barre-o com um pouco de maionese. Sobre a maionese coloque um pouco de alface bem lavada e seca, e por cima umas rodelas de tomate. Disponha por cima o hamburguer e feche com a outra metano do pão.
Para o molho das batatas misture um pouco de maionese numa taça com o dente de alho ralado e a salsa picada e uma ou duas colheres de chá de água.
Assim que as batatas estiverem fritas escorra-as sobre papel absorvente e tempere-os com um pouco de sal.
Sirva ps hamburgueres com as batatas e o molho.


Bom Apetite!

Frango Tandori Assado no Tacho


Chegamos a mais uma sexta feira. O fim de semana à porta, e parece que com bom tempo. Tempo para ir à praia, passear, apanhar sol na varanda, ir à horta ou ao mercado, almoçar numa esplanada, fazer um churrasco, eu sei lá! Qualquer coisa que implique estar na rua, fora das 4 paredes de casa.
A inspiração para novas receitas mais indicadas para o verão e para a primavera começa a surgir. Há já uma folha de papel escrevinhada com mil e uma ideias para o tempo quente, para o churrasco e até para piqueniques.
Mas principalmente é altura para algum “relax”, para aproveitar o tempo bom, de pois do frio e da chuva e para refeições que nos lembrem paises e destinos mais quentes e exóticos. Como tandori e a índia.
Bom fim de semana!

Ingredientes para 2 pessoas:

1/2 frango (de preferência sem o partir em bocados)
125ml de iogurte natural
4 colheres de sopa bem cheias de tempero Tandori (à venda na área de comida internacional de alguns supermercados ou no Martim Moniz)
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de alho em pó
azeite q.b.
coentros frescos

Preparação:

Numa taça coloque o iogurte natural, o tempero tandori, sal e pimenta a gosto, o alho em pó e misture bem.
Entretanto leve um tacho grande ao lume (eu usei um tacho de ferro) com um pouco de azeite e aloure o frango de ambos os lados.
Retire do tacho e deixe arrefecer um pouco antes de barrar bem com a pasta de tandori e iogurte.
Volte a colocar o frango no tacho e junte um pouco de água para que não queime no forno.
Leve o tacho tapado ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos.
Ao fim desse tempo retire a tampa do tacho (se necessário vá acrescentando um pouco mais de água) e deixe cozinhar durante mais 30 a 40 minutos, até o frango estar cozinhado e dourado.
Retire do tacho e corte-o em pedaços antes de servir, polvilhando com os coentros.
Acompanhe com uma salada e arroz branco.


Bom Apetite!

Creme de Acelgas e Batata Doce


Há quem diga que a sopa não é para comer com o tempo quente. Pessoalmente também prefiro a sopa no tempo mais frio, e não com este calorzinho que se tem feito sentir nestes últimos tempos.
Mas como diz o ditado, “a sopa é a tranca da barriga”, e quase que faz uma refeição com pouco mais a acompanhá-la. As propriedades nutritivas da sopa também já estão mais do que faladas e estudadas e sabe-se que devemos sempre começar a refeição com um belo prato de sopa, cheia de legumes, vitaminas e sais minerais. Que ajuda a saciar a fome e a comermos depois menos, sendo que nos pode ajudar a controlar o peso.
Há muitas vantagens na sopa, mas mesmo assim, muitas vezes deixamo-nos esquecer em como ela é importante na nossa alimentação. Cá em casa há quase sempre sopa. E nem podia deixar de ser assim porque o pequeno Zé Maria adora sopa e pede sempre “sopinha”, que come com imenso prazer.
Cá em casa a sopa raramente leva batata, sendo esta substituída pela courgete ou couve flor. E gosto de colocar batata doce porque lhe dá um sabor diferente e o Zé Maria gosta muito.
Hoje a sugestão é uma sopa. Com acelgas da horta.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 molho de acelgas (cerca de 300g)
1 batata doce grande
1 cebola
1 courgete
sal e azeite q.b.
pevides de abóbora para servir

Preparação:

Lave bem as acelgas e os restantes legumes. Corte as adelgas numa juliana grossa - talos incluídos - e reserve.
Descasque a batata e a cebola e corte-as em pedaços, assim como a courgete (à qual não costumo retirar a casca).
Leve um tacho ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer um pouco. Acrescente depois a batata doce, a cebola e a courgete e deixe saltear um pouco no azeite. Junte depois as adelgas e deixe-as começar a murchar. 
Cubra os legumes com água a ferver e tempere com um pouco de sal. Deixe cozinhar em lume brando até os legumes estarem macios.
Triture depois a sopa até obter um creme e, se necessário acrescente mais água a ferver, até obter a consistência desejada sem que fique um creme ralo e retifique de sal.
Antes de servir polvilhe cada prato ou taça com umas pevides de abóbora.


Bom Apetite!

Lombinhos de Pescada no Forno com Presunto


Há dias em que nem tudo nos corre bem na cozinha. Ontem foi um desses dias. 
Aproveitei a sesta do Zé Maria para, entre outras coisas adiantar o jantar e fazer um bolo simples. Lembrei-me de fazer um bolo de iogurte, com cenoura e laranja e umas sementes de papoila para ficar mais “crocante”. Aparentemente tudo estava a correr bem.
A massa estava boa, o bolo cresceu e estava bonito. Retirei-o do forno após o teste de palito que me confirmou que estava cozido, e deixei-o a arrefecer na banca da cozinha enquanto fazia outras coisas. Quando voltei fiquei desiludida. Não me lembro de alguma vez me ter acontecido - mas na cozinha é mesmo assim! - o meu bolo, que até estava lindo e crescido tinha abatido, qual soufflê que espera demasiado tempo para ser servido, e aparentava agora um ar mirrado e enrugado….
Desenformei e o bolo e abri-o para descobrir um interior enqueijado, um pouco mal cozido, apesar de ter um sabor e perfume apelativo.
O bolo pode ter corrido mal, mas ao menos o jantar estava aceitável. Azares na cozinha acontecem a todos, todos os dias. Só não acontecem a quem não cozinha… 

Ingredientes para 2 pessoas:

4 lombinhos de pescada
4 fatias finas de presunto
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
8 batatas pequenas
1 cebola
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa de massa de pimentão
100ml de vinho branco
colorau q.b.
azeite q.b.
1 colher de sopa de salsa picada

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em quartos. Reserve. 
Descasque e corte a cebola em meias luas e pique os dentes de alho.
Num prato que vá ao forno e à mesa, coloque a cebola e tempere com metade do alho, uma pitada de sal e um fio de azeite.
Tempere os lombinhos de peixe com uma pitada de sal e pimenta e embrulhe cada um numa fatia de presunto. Coloque-os depois sobre a cebola.
À volta dos lobinhos disponha as batatas previamente temperadas com sal, pimenta, o alho picado, colorau e azeite, e tempere depois tudo com a polpa de tomate, a massa de pimentão, o vinho branco e um pouco mais de azeite.
Leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC até o peixe estar cozinhado e as batatinhas louras, cerca de 45 minutos.
Antes de servir polvilhe com a salsa picada e acompanhe com legumes cozidos, esparregado ou uma salada verde.


Bom Apetite!

Crepes de Cogumelos e Espinafres


A semana começou e eu nem vos falei dos workshops! No Porto correu tudo muito bem, como costuma ser habitual, com casa cheia e uma tarde bem passada a cozinhar “petiscos” e outras comidas para receber os amigos nestes dias mais quentes que se avizinham. Mais uma vez agradeço a todos os que estiveram presentes pela simpatia, disponibilidade e pela tarde que passou a corre.
Entretanto, de volta a casa e de volta à rotina. Os dias têm sido de muitos afazeres, com o Zé Maria a exigir cada vez mais atenção e a pedir constantemente para ir para a rua. Adora sair de casa, passear de carro, ir ao jardim, às compras, tudo o que seja “laró”! Tento fazer-lhe o gosto na medida das possibilidades, uma vez que estar todo o dia enfiada em casa com uma criança com pouco mais de ano e meio não me parece de todo a opção mais “saudável”. Eu é que tem dias que parece que já não o consigo acompanhar tão bem, mas os dias maiores, e o bom tempo ajudam a esta nossa rotina.
O outro pequenino cá vai crescendo - tudo bem desde a última consulta - e nós vamos fazendo planos e projetos para esta nova fase da nossa vida que, temos a certeza, será muito diferente do que estamos habituados até agora. E espero que para melhor, apesar de estar consciente que o início com duas crianças ainda muito pequenas não será fácil.
As refeições por aqui também se vão tentando variar o mais possível. Estes crepes foram a mais recente versão de uma refeição sem carne ou peixe, e , podendo variar o recheio de acordo com o que nos apetece e temos em casa, são mais uma daquelas receitas versáteis que tanto gostamos.



Ingredientes para 4 crepes:

Massa:
1 ovo
175 ml de leite
1 colher de sopa de azeite
3 colheres de sopa de farinha
sal e pimenta q.b.

Recheio:
10 cogumelos marron
2 mãos cheias de folhas de espinafres frescos
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa bem cheia de farinha
100ml de leite

1 ovo
pão ralado

Preparação:

Comece por preparar os crepes. Numa taça coloque o ovo, a farinha e o azeite e tempere de sal e pimenta a gosto. Misture bem até e vá acrescentando o leite, aos poucos e poucos até obter uma massa lisa e sem grumos. Se preferir pode misturar tudo com a varinha mágica.
Leve depois uma frigideira anti-aderente ao lume e pincele-a com um pouco de azeite. Deixe aquecer bem e coloque um pouco da massa de crepes na frigideira, de modo a cobrir todo o fundo. Deixe cozinhar de um lado, vire e deixe cozinhar do outro. Repita até esgotar toda a massa. Reserve.
Para o recheio lave os espinafres assim como os cogumelos. Lamine depois os cogumelos. Leve um tacho ou uma frigideira ao lume com um fio de azeite e acrescente os cogumelos. Deixe saltear até uns minutos e tempere com um pouco de sal e pimenta. Acrescente os espinafres e deixe-os murchar. Polvilhe agora com a farinha, envolva bem e acrescente o leite, de modo a formar uma espécie de molho. Retifique de sal e pimenta e desligue.
Para formar os crepes divida um pouco de recheio por ada folha de crepe. Dobre—o depois, virando as laterais para dentre enrolando cuidadosamente, de modo a que ao fritar, o recheio não se escape.
Repita com todos od crepes.
Leve uma frigideira ao lume com óleo e deixe aquecer bem. Passe cada um dos crepes primeiro por ovo batido e depois pelo pão ralado e frite-os no óleo quente até ficarem dourados. 
Escorra sobre papel absorvente e sirva com brócolos cozidos, uma salada ou um arroz de legumes.


Bom Apetite!

Hamburguer Misto com Abacate e Ovo a Cavalo


“A necessidade aguça o engenho”. É um ditado antigo. 
Quando almoço sozinha acabo a privilegiar as sobras que encontro no frigorífico. O jantar do dia anterior, um pouco de arroz ou massa salteado com qualquer coisa que exista em casa. Ir à despensa e abrir uma lata de atum e transformar em qualquer coisa.
Raramente me apetece fazer alguma coisa de raiz para mim.
Mas quando o faço, torna-se importante que seja rápido e simples, porque não quero perder muito tempo com isso. Continuo sem gostar muito de cozinhar só para mim.
Das últimas vezes que isso aconteceu, e cada vez mais raras, porque agora tenho a companhia do Zé Maria, o almoço foi com aquilo que havia acabado de comprar: carne picada, abacate e pão fresco. E para complementar um ovo amarelinho e caseiro que tinha chegado no dia anterior.
Foi comido na varanda, com o sol a bater na cara, a ouvir os passarinhos e a aproveitar para ler um bocadinho, actividade que adoro, mas que tem sido muito escassa nestes últimos tempos.
Porque as refeições por vezes se fazem destes momentos a sós. Mas mesmo assim com algo apetecível e saboroso para alimentar o corpo e o espírito!

Ingredientes para 1 pessoa:

70g de carne de vaca picada
50g de carne de porco picada
sal e pimenta q.b.
1/2 cebolinha 
1/2 abacate
sumo de lima q.b.
1 ovo
azeite q.b.
pão para servir

Preparação:

Numa taça misture os dois tipos de carne. Tempere com um pouco de sal e pimenta.
Pique a cebola finamente e acrescente cerca de duas colheres de sopa à mistura das carnes. Envolva bem e forme um hamburguer não muito fino, e deixando-o o mais redondo possível. 
Entretanto aqueça uma chapa de grelhar com um pouco de azeite e quando estiver quente coloque o hamburguer. Deixe cozinhar de ambos os lados, de modo a que fique suculento e com uma espécie de crosta.
Enquanto o hamburguer cozinha descasque o abacate e corte-o em fatias. Regue-a com um pouco de sumo de lima e tempere com uma pitada de sal.
Estrele o ovo num pouco de azeite.
No prato de servir coloque o hamburguer. Por cima deste disponha o abacate e finalmente o ovo.
Sirva com pão fresco.


Bom Apetite!

Esparguete à Carbonara (uma versão do Raymond Blanc)


Não me farto de dizer que, para fazer o jantar ou o almoço em poucos minutos, basta ter na “cartola” algumas receitas rápidas e saborosas.
Com dois ou três ingredientes disponíveis é fácil alimentar a família, sem termos de recorrer a um take away ou ao restaurante perto de casa.
As massas alimentares são sempre um recurso barato e acessível que todos temos em casa, nas suas mais variadas formas e feitios, integrais ou sem glúten, simples com com cores e sabores.
E depois os ovos, o meu ingrediente favorito, que nos ajudam em tantas receitas e que cada vez mais se sabe ser um alimento nutritivo, completo e equilibrado.
Juntamos mais duas ou três coisas que podem estar na nossa despensa (como as natas, tenho sempre um pacotinho de natas ligeiras em casa) e o bacon (que costumo guardar congelado em fatias para algumas “emergências” alimentares!)
E assim, mesmo quando se chega a casa à 20h30, sem saber o que é o jantar, se consegue, em cerca de 15 minutos ter uma refeição na mesa para toda a família. (Sim, com natas e bacon, mas um dia não são dias….)
Esta é uma das minhas receitas rápidas para usar em caso de emergência!


Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de uma receita do Chef Raymond Blanc)

175g de esparguete
75g de queijo parmesão ralado na hora
10 fatias de bacon (usei sem courato)
2 ovos
100ml de natas
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Leve o esparguete a cozer em água temperada de sal até ficar al dente.
Numa frigideira anti aderente cozinhe o bacon, sem adicionar gordura, até ficar chocante. Retire e corte em pedaços grandes. Reserve.
Bata os ovos com as natas e tempere-os com sal e pimenta e junte depois metas do parmesão ralado.
Assim que o espaguete esteja cozinhado escorra-o bem e coloque-o de novo no tacho ainda quente. Junte de imediato a mistura de ovos e natas ao espaguete e envolva bem. O calor residual do tacho e da massa quente são suficientes para cozinhar os ovos e derreter um pouco o queijo. Retifique de pimenta.
Divida depois o espaguete pelos pratos acrescente o bacon em pedaços e termine com um pouco mais de parmesão ralado na hora.


Bom Apetite!

Batatas Novas com Ervilhas e Atum


Constato que nada volta a ser como era.
Uma amizade que sofre mudanças profundas nunca mais volta a ser a mesma amizade. Por mais que queiramos, a confiança e a cumplicidade nunca mais voltam a ser a mesma coisa. 
Nós também nos tornamos diferentes. Crescemos, passamos a ter outros interesses, outras prioridades, aprendemos novas coisas e moldamo-nos à vida que queremos ou criamos para nós.
Até a blogosfera muda. Veio o facebook que tornou tudo mais imediato, mais instantâneo, onde se colocam gostos e se fazem comentários de forma muito mais simples.
Não há nada de mal com as mudanças. Nada volta a ser como era, mas não quer dizer que as coisas sejam pior. São apenas diferentes.
Nas amizades acabam por ficar aquelas que são realmente importantes, e quero acreditar que nós, dia após dia nos tornamos pessoas melhores e mais interessantes.
Quanto à blogosfera, acabamos por ter os leitores que realmente se sentem interessados em acompanhar os blogues de que sempre gostaram..
Provavelmente este “nada volta a ser como era”, serve para separar “o trigo do joio”. Serve para nos indicar o caminho certo da nossa vida, os amigos que são realmente Amigos, serve para nos ensinar que nunca nos devemos afastar do nosso caminho apesar das mudanças e das alterações.
Realmente nada volta a ser como dantes. Mas será que nós queríamos que fosse sempre tudo igual? Sem mudanças? Sem desafios? Sem crescimento?

é hoje, dia 7 de Maio o último workshop na Marques Soares, no Porto, pelas 16h, na iniciativa moda Up.

E depois, no sábado, dia 9 de Maio, rumo novamente ao Porto, desta vez aos workshop Pop-Up, na Rua do Almada e, pelas 15h, haverá um novo workshop dedicado ao tema das receitas para as nossas festas. Para mais informações por favor contactem info@workshops-popup.com. Espero contar com a vossa presença!


Ingredientes para 2 pessoas:

2 latas de atum em azeite
10 tomates cereja
10 ervilhas de quebrar
1 chávena de ervilhas (usei frescas, da minha horta, mas podem usar congeladas)
150g de brócolos em raminhos pequenos
10 batatinhas novas
2 ovos
sal q.b.
1 colher de chá de mostarda de Dijon
20ml de azeite virgem extra
sumo de limão q.b.

Preparação:

Lave os legumes. Leve um tacho ao lume com as batatas e os ovos e tempere com um pouco de sal. Quando levantar fervura acrescente os brócolos em raminhos, as ervilhas e as ervilhas de quebrar cortadas ao meio. Quando estiver cozinhado - mas sem deixar que os legumes fiquem demasiado cozidos - retire e escorra bem.
Corte os tomatinhos cereja ao meio e as batatas novas também ao meio. Descasque os ovos e corte-os em quartos.
Coloque as batatas numa travessa, assim como os legumes, os tomates cereja e os ovos. Escorra depois as latas de atum do excesso de azeite e espalhe-o sobre os legumes.
Entretanto numa taça coloque o azeite com a mostarda e tempere com sumo de limão a gosto. Mexa bem para emulsionar até o molho ficar ligado. Regue depois sobre a mistura de atum e legumes.
Sirva morno ou à temperatura ambiente.

Bom Apetite!


Imprimir