Pêssegos Assados com Crumble de Aveia e Sementes


Na nova casa existia um pessegueiro que decidimos manter. O nosso novo pessegueiro já nos presenteou com alguns pêssegos doces e saborosos.
Os primeiros acabaram a ser colhidos ligeiramente verdes para não se estragarem durante a nossa ausência e foram durante alguns dias parte do "lanche" que nos acompanhava para a praia.
Assim que chegamos a casa, havia uns poucos prontos a ser colhidos e ainda outros caídos do chão.
Senti que tinha de cozinhar alguma coisa com os pêssegos do nosso pessegueiro. A quantidade de pêssegos é pequena, pelo que fazer uma compota estava fora de questão.
Foram então um delicioso pequeno almoço. Pêssegos aromáticos assados e um crumble crocante perfeito para fazer companhia aos pêssegos macios.
Espero que gostem desta sugestão, que tanto pode ser um pequeno almoço diferente, como uma sobremesa de verão, mais simples, e que acompanha deliciosamente  com um pouco degelado de nata ou baunilha.

Ingredientes para 1 pessoa:

2 pêssegos pequenos
25g de aveia
15g de manteiga
15g de açúcar ou 1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de sementes de linhaça
1 colher de chá de sementes de girassol
1 colher de chá de pasta de baunilha
1 colher de sopa de água de rosas (opcional)

Preparação:

Lave bem os pêssegos e corte-os ao meio retirando cuidadosamente o caroço. Coloque-os depois numa pequena taça que possa ir ao forno, com a concavidade voltada para cima e regue com o água d rosas, se usar, e com a pasta de baunilha.
Àparte misture a aveia com as sementes, o açúcar ou mel e a manteiga e amasse até obter uma espécie de migalhas grossas.
Coloque esta mistura sobre os pêssegos, enchendo as concavidades e leve a assar durante 10 a 15 minutos em forno previamente aquecido a 180ºC até que os pêssegos estejam macios e o crumble dourado.
Sirva ainda morno com um pouco de iogurte natural, se for como pequeno almoço, ou com gelado de nata ou baunilha se estiver a pensar numa sobremesa.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo09:52

    Aqui está uma ideia muito simpática para uma sobremesa simples, de improviso ou não, mas cheia de sabor. É uma ideia diferente para usar a fruta, variando um pouco do tradicional: compotas, bolos e tartes com fruta. Confesso que estou a apreciar este género de sobremesas, à base de fruta assada ou mesmo cozida, e que por vezes, dá para aproveitar aquelas peças de fruta murchas, maduras demais ou sem sabor, e que por vezes não sabemos o que fazer com elas. E são versáteis, podendo serem servidas simples ou como acompanhamento (ou complemento) de um iogurte, bolo ou mesmo uma panacotta (lembro-me de uma que fiz acompanhada com morangos assados). Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Nunca provei assim pêssegos assados,....mas tem tão bom aspecto!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa também temos um pequeno pessegueiro que nos presenteou este ano pela primeira vez, mas tem tantos, tantos pêssegos que esta receita vem mesmo a calhar!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Que excelente receita

    http://blogmacaecanela.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Magnífica ideia! Ficaram lindos e certamente muito saborosos. Adoro estas receitas simples e deliciosas!

    ResponderEliminar

Imprimir