Salada de Bacalhau com Broa e Grão de Bico e um Azeite Especial


Recebi recentemente cá em casa, uma daquelas ofertas sempre especiais: azeite virgem extra Ribatejano, da Casa de Anadia, um azeite d.o.p. - denominação de origem protegida, produzido em propriedade dos condes de Anadia, a Quinta do Bom Sucesso.
Ora eu nem sequer conhecia este azeite, e fiquei com  vontade de experimentar. Azeites de zonas diferentes têm paladares e aromas diferentes - tal como os vinhos e os cafés, pelo que é sempre agradável ter um azeite de uma origem que não se conhece tão bem para tentar descobrir estas diferenças.
Além disso, tinham-me proposto um desafio, testá-lo em várias receitas. Durante alguns dias, e com algumas receitas tão diferentes entre si, como bolo de azeite e café, receitas mais tradicionais de bacalhau e até molhos para saladas, lá fui eu experimentando os azeites que me enviaram, o D.O.P. e também, o Private Collection, ambos da Casa Anadia.
De entre tudo o que experimentei, esta salada, comida na varanda num dia de particular calor, ficou-me no palato e acho que o azeite que usei (o D.O.P.), fez toda a diferença, pelo seu sabor mais frutado e picante.
Deixo-vos o resultado final, uma bela e fresca salada para o verão e a minha experiência com este azeite que, apesar de não conhecer anteriormente fiquei a gostar bastante. Afinal não há nada como um bom azeite português!



Ingredientes para 2 pessoas:

1 posta de bacalhau previamente cozido ou assado (podem usar sobras de uma outra refeição)
250g de grão de bico cozido
1 pepino pequeno
15 tomates cereja (ou tomate maduro partido em cubos)
1 molho de coentros frescos
1 fatia grande de broa de milho
1 dente de alho
1/2 pimento verde
sal e pimenta q.b.
uma dose generosa de azeite D.O.P Casa Anadia (azeite virgem extra)

Preparação:

Numa saladeira comece por colocar o bacalhau previamente lascado e limpo de peles e de espinhas. Acrescente o grão de bico e o dente de alho ralado, um pouco de azeite e misture.
Entretanto parta a broa em cubos pequenos assim como o pimento e corte o tomate cereja ao meio. Coloque tudo na saladeira e regue com mais azeite para que os sabores se comecem a desenvolver.
Retire parte da casca do pepino e corte-o ao meio no sentido do comprimento. Com a ajuda de uma colher retire-lhe as sementes e corte-o depois em cubinhos. Junte na saladeira aos restantes ingredientes, assim como os coentros frescos previamente picados.
Tempere a gosto com uma pitada de sal e com pimenta e regue mais uma vez abundantemente com o azeite.
Deixe repousar pelos menos 30 minutos e sirva à temperatura ambiente. (E se for guloso, regue com um pouco mais de azeite!)


Bom Apetite!



11 comentários :

  1. Anónimo09:23

    Uma salada de bacalhau é sempre bem-vinda! É bastante versátil, e sempre diferente consoante os ingredientes utilizados. E por vezes, há pequenos pormenores que fazem diferença, sejam os temperos, ou neste caso o azeite,cujo sabor pode variar conforme o tipo de azeitona usado, ou a própria zona de origem. Conheço o azeite de Trás-os-Montes e o do Alentejo, ambos são diferentes no sabor, e irei estar atenta a este ou outro desta zona. Um bom fim de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      É verdade as saladas, sejam de bacalhau ou de outra coisa, são mesmo muito versáteis e perfeitas para estes dias de calor.
      Vale pena experimentar este azeite e é mesmo curioso que, tal como os vinhos os azeites sejam tão diferentes entre si consoante a zona em que são produzidos.
      Grande beijinho,
      Joana

      Eliminar
    2. Ótima receita, melhor ainda com o Alentejo...

      http://www.mundodelas.com/

      Eliminar
  2. Muito bom aspecto, vou experimentar definitivamente. Descbri esta semana este blogue ejá experimentei duas receitas, simples e faceis de executar. Boa continuaçºao e parabéns, quando for a portugal vou levar um dos seus livros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mónica pelas suas palavras.
      Espero que goste dos livros.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Olá Joana!
    Esta saladinha está um apetite!
    Como vai essa barriguinha?... Beijos :)

    ResponderEliminar
  4. Paula,

    Obrigada.
    A barriguinha já está a começar a ficar enorme. Amanhã fazemos 28 semanas e entramos no terceiro trimestre. O tempo passa a correr.
    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar
  5. Essa saladinha ficou com óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/picnic-caracois-de-alheira-ou-de.html

    ResponderEliminar
  6. Adorei esta sugestão, mesmo à moda para um dia destes :) Já fiz saladas assim, mas nunca cortei a broa para juntar à salada, parece-me mt bem, até pq adoro broa :) Bjinhos e boa semana! P.S. - já reenviei o email ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de mel,

      A broa aqui faz toda a diferença.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir