Caril de Vaca e Especiarias

Acho que nunca me esquecerei deste caril. Realmente é um bom caril, fácil de fazer e muito saboroso. Um caril com muitas especiarias, mas sem leite de coco, porque para ser caril não precisa de levar leite de coco.
Mas a verdadeira razão pela qual não me esquecerei desta receita é porque me levou - para já – duas vezes ao centro de saúde. É verdade! Enquanto o preparava, ou melhor enquanto cortava animadamente a malagueta em juliana fininha para adicionar na panela, cortei-me. E não foi um pequeno corte. Foi um “senhor corte”, profundo e quase que tinha decepado a cabeça do meu medo médio da mão esquerda. Só tive tempo de me aperceber que era um corte fundo. De pegar no primeiro pano que me apareceu e fazer pressão. E ligar para o Miguel para me levar à urgência porque me tinha cortado a sério.
Não cheguei a levar pontos, mas sim uns adesivos próprios para cortes, e tive dores horríveis no dedo e na mão durante pelo menos 2 dias. Só depois começou a melhorar. E ao 5º dia, incumbida de tirar o curativo em casa, não tive outro remédio se não voltar à urgência do centro de saúde porque o corte, demasiado profundo, ainda não tinha cicatrizado e, mais uma vez, era sangue por todo o lado. Novo curativo e mais uma semana de penso sem sequer pensar em lhe mexer sozinha.
É por isto - e por provavelmente ir ficar com uma marca para a vida – que não me esquecerei deste caril. Um bom caril, não tenham dúvidas, mas para mim um caril doloroso e inesquecível!

Ingredientes para 4 pessoas:
(adaptado de “Apetite Saudável”Gordon Ramsay – página 101)

1kg de carne de vaca para estufar cortada em cubinhos
Sal e pimenta q.b.
2 colheres de chá de garam masala
2 colheres de sopa de iogurte natural
2 colheres de chá de coentros em pó
2 colheres de chá de cominhos em pó
½ colher de chá de erva doce
2 colheres de chá de pó de caril
½ colher de chá de curcuma (açafrão das índias)
3 colheres de sopa  de azeite
2 cebolas grandes
2 dentes de alho
2cm de gengibre fresco
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 lata pequena de tomate pelado
400ml de caldo de carne ou galinha
Coentros frescos q.b.
4 vagens de cardamomo
1 malagueta chilli vermelha (ou mais se quiserem o caril mais picante)

Preparação:

Numa taça coloque a carne de vaca e tempere com sal, pimenta, a garam masala e o iogurte natural. Envolva bem e tape com película aderente levando ao frigorífico pelo menos durante 30 minutos.
Numa tacinha misture as especiarias em pó: os coentros, os cominhos, a erva doce, o caril e a curcuma. Reserve.
Pique as cebolas, os dentes de alho e o gengibre e leve ao lume num tacho juntamente com o azeite. Tempere com sal e pimenta e deixe refogar tapado durante 8 a 10 minutos, mexendo de vez em quando.
Junte depois a mistura de especiarias, a polpa de tomate e mexa bem deixando cozinhar até as cebolas estarem caramelizadas. Junte depois o tomate pelado partido em pedaços, o caldo de carne ou galinha, a malagueta em juliana fina, as vagens de cardamomo previamente esmagadas e os talos bem picados de um molhinho de coentros frescos. Envolva bem e junte a carne e a marinada mexendo até que tudo esteja bem envolvido pelo molho.
Tape parcialmente o tacho, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar durante 1hora e meia a 2 horas até a carne estar muito macia.
Sirva o caril polvilhado com as folhas de coentros e com arroz basmati bem soltinho.

Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Espero que corte já tenha cicatrizado!
    O caril está bem apetitoso...
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro caril de qualquer tipo e adorei a sugestão.
    Vou tentar fazer.
    Bjs

    http://colherdepauesaltoalto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Só me resta desejar-te as melhoras e que continues a fazer bons caris, mas sem cortes! Carla Sousa
    http://omeutempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha! Não o corte, caro, mas o caril! Também me aconteceu, a descascar umas batatas, quase descascar o dedo e sei o que é... não é bonito :)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14:31

    Bem que aventura :)

    Vou já guardar esta receita pra fazer

    mae_qb

    ResponderEliminar
  6. Que delícia deve ter ficado.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada por patilhar esta maravilha!
    Já fiz o Caril por mais de 5 vezes e s receita nunca me deixa mal ;).

    ResponderEliminar

Imprimir