Ketchup Caseiro

Este ano a abundância de frutas e legumes foi pouca. Pouca de quase tudo. Mas os tomates, apesar de tardios vieram em força e contrariaram essa pouca abundância. Por aqui houve quantidade suficiente para fazer compota de tomate, molho de tomate caseiro para pasteurizar e guardar à semelhança do que aconteceu o ano passado. Congelaram-se tomates maduros, há ainda muitas saladas saborosas, estufados e caldeiradas e houve tempo para experimentar coisas novas. No sábado, apesar da já muito grande, mas com um Zé Maria muito colaborante com as andanças culinárias da mãe (pelo menos por enquanto!), ainda experimentei pela primeira vez um ketchup caseiro, muito saboroso, mas um pouco diferente do sabor tradicional a que estamos habituados. Muito menos açúcar, sem corantes ou conservantes, feito realmente com com tomate e algumas especiarias para dar sabor. Além de caseiro muito saudável, e que vai muito bem com umas batatinhas fritas.

Ingredientes para 3 garrafinhas de 250ml:

1kg de tomate maduro sem pele ou sementes e cortado em pequenos pedaços
2 cebolas pequenas
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 pernadinha de tomilho fresco q.b.
2 folhas de louro
125ml de água
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
Sal q.b.
1 colher de sopa de açúcar
1 pitada de cravinho
1 pitada de cominhos
1 pitada de noz moscada

Preparação:

Pique as cebolas e os dentes de alho e leve-os a alourar no azeite, num tacho, durante cerca de 10 minutos ou até as cebolas começarem a ficar alouradas.
Junte depois o tomate em pedaços (sem peles ou sementes), as ervas aromáticas e tempere com um pouco de sal açúcar e as restantes especiarias – atenção que é mesmo para colocar uma pitadinha de cada. Poderá depois acrescentar se necessário, mas não pode retirar se colocar a mais. Junte também a água e o vinagre e deixe cozinhar em lume brando cerca de 30 minutos.
Ao fim desse tempo retire as ervas aromáticas e, com a varinha mágica passe o ketchup para ficar com uma consistência mais fina. Deixe engrossar mais um bocadinho, se achar necessário, e coloque depois em garrafinhas ou frasquinhos esterilizados e que deverá pasteurizar posteriormente. (Se pasteurizar duram muito mais tempo e são uma excelente ideia para colocar nos cabazes de natal! O processo de pasteurização está explicado num post do “Economia cá de Casa” do ano passado!)
Utilize como o ketchup normal, em sandes, cachorros ou batatas fritas.

Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Que bela sugestão. Bem melhor e mais saudável do que o de compra! ;)

    ResponderEliminar
  2. Hummm vou experimentar e fazer a pasteurização assim entra nos meus cabazes de prendas para o Natal.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. estava ansiosa por esta receita, tenho uma em casa mas muito complicada de fazer e com ingredientes que não encontro na zona. Esta parece-me bem boa, tenho de experimentar. Obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Ora cá está uma boa sugestão para abundancia de tomates que cá por casa anda, graças a Deus...

    e como o filhote adoraaaaaa ketchup, há que colocar mãos a obra...

    jinhos

    http://entredocesesalgadosii.blogspot.pt/2013/09/crepes-com-mel-e-nozes.html#gpluscomments

    ResponderEliminar
  5. Vi uma receita no livro da Cláudia Villax, "Da horta para a mesa" e fiquei tentada a experimentar. Depois dei de caras com esta e agora fiquei mesmo curiosa para conhecer o sabor.

    É assim muito diferente?

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:05

    Sabe mto a cebola... Não estará a sugerir demasia cebola? Eu pus 1kg de tomate já limpo e escorrido e 1 cebola grande, uma vez q sugeria duas pequenas...
    Até pus depois mais açúcar e vinagre mas continua a saber a refogado de tomate...

    ResponderEliminar

Imprimir