Salteado de Peito de Frango com Gão de Bico e Couves de Bruxelas

A cabeça anda alheada do dia-a-dia, da realidade dos outros, das coisas menos importantes. Anda também quase alheada das receitas, que se amontoam em papelitos escritos apressadamente, livros e revistas sem ainda terem sido experimentadas ou inventadas. Esta cabeça tem andado “ocupada” com o novo mundo que descobriu. Dos carrinhos de bebé, berços e alcofas, banheiras e caminhas. Das mil coisas que são precisas – serão mesmo precisas? Das escolhas, “estudos de mercados” e decisões a tomar sobre o que comprar. Das fraldas às roupinhas, e de tudo o resto que está ao nosso alcance nesta aventura que é a maternidade.
Mas mais do que alheada da realidade do dia-a-dia por estes motivos mundanos do mundo das coisas para bebé, esta cabeça está ocupada a pensar neste amor incondicional que cresce todos os dias, e que me faz pensar em como há tantas coisas tão pouco importantes com que enchemos os nossos dias, as nossas vidas e principalmente os nossos corações.
Ando alheada do mundo porque sinto que trago o (meu) mundo inteiro dentro de mim!
Apesar de agora pensar menos em comida, ainda vou pensando, e este salteado que nasceu na minha cabeça como uma espécie de salada para dias quentes, foi preparado assim para estes dias frios de quase verão.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 peitos de frango pequenos
350g de grão de bico cozido (o equivalente a uma lata das pequenas)
12 couves de bruxelas
2 tomates pequenos pelados
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de coentros picados
1 raminho pequeno de alecrim
Sal e pimenta q.b.
1 colher de café de pimentão doce (colorau ou paprika)
1 colher de sopa de azeite

Preparação:

Corte os peitos de frango em tiras grossas e tempere-as com sal, pimenta, um dente de alho picado e o pimentão doce, misturando tudo muito bem.
Entretanto coza as couves de bruxelas ao vapor ou em água temperada com um pouco de sal.
Leve uma frigideira anti aderente ao lume com o azeite e deixe aquecer, Junte o frango e deixe cozinhar de ambos os lados ate ficar lourinho. Retire o frango e reserve.
Pique a cebola e o restante dente de alho. Leve a refogar no mesmo azeite onde alourou as tirinhas de frango. Junte o tomate pelado partido em cubinhos, o grão de bico e tempere com um pouco de sal, pimenta, metade dos coentros picados e metade do alecrim também picado. Deixe cozinhar em lume brando mexendo de vez em quando, cerca de 10 minutos. Acrescente agora o frango já cozinhado, as couves de bruxelas escorridas e partidas ao meio e tempere com os restantes coentros e alecri. Deixe cozinhar mais alguns minutos e sirva de imediato.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Esta é uma mistura pouco provável, mas com certeza muito boa.

    Madalena Nunes

    ResponderEliminar
  2. Cristina10:20

    "sinto que trago o (meu) mundo inteiro dentro de mim!!" Lindoooooo!!!

    E a receitinha é bem original!

    ResponderEliminar
  3. parece óptimo!!
    http://amarmitalisboeta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Joana pelo vosso bébé...
    Que corra tudo como mais desejares... e continua a surpreender pela originalidade das receitas.
    Beijo alecrim

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12:15

    Olá Joana
    Parabéns aos pais pelo vosso bébé. Fico feliz pela tua felicidade. Eu estive assim há 18 meses atrás e tb tive esse "alheamento". Espero que tenham muita sorte em tudo. Um conselho de quem teve uma experiência recente, é que compramos coisas q não são necessárias, mas como somos invadidos com tanto consumismo, acabamos por comprar e realmente é desnecessário. E uma coisa que me ensinaram as enfermeiras do curso prep. para o parto foi "bom senso" em tudo.
    Beijos
    Andreia Neto

    ResponderEliminar
  6. Parece ser uma maravilha!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. E a partir de agora será assim, mas é muito bom!

    Gostei muito do salteado!

    ResponderEliminar
  8. Joana: e fazes tu muitíssimo bem em ñ dar importância nenhuma às futilidades da vida! Concentra-te no q é mais importante - a constituição da tua família :) Gostei da sugestão culinária, mas por mim, dispenso as couves de bruxelas :) Prefiro juntar outro legume qq. Bjinhos e força!

    ResponderEliminar
  9. Olha que lindo ficou o salteado... YUM :)

    ResponderEliminar
  10. Ah muitos parabéns! Eu também estou grávida, mas pela 2ª vez... Como eu a compreendo!
    Bela refeição!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo19:42

    Olá Joana,
    aproveito para lhe dar os parabéns por esta fase linda (quando corre tudo bem considero quase perfeita...) da vossa vida. E é isso mesmo, é o amor incondicional por aqueles por quem daríamos a vida a sorrir. São os nossos "calcanhares de Aquiles", não vêm com livros de instruções e um abraço ou sorriso seus iluminam-nos e fazem o dia parecer maravilhoso.
    Beijinhos e boa sorte.
    Ana Martins
    PS. É verdade... há coisas que são completamente inúteis e só servem mesmo para gastarmos dinheiro

    ResponderEliminar

Imprimir