Folhados de Morcela com Maçã

O novo ano já leva uns dias, mas eu ainda não entrei realmente no espírito de “recomeçar” . Sim, já fiz as minhas listas habituais e já escrevi as minhas resoluções, mas mesmo assim ainda não sinto a entrada no novo ano. 2012 teve um final muito “trabalhoso” e ainda me sinto a recuperar de tudo isso. Depois foi altura de retirar as decorações de Natal e eu sou daquelas pessoas que fica nostálgica quando o presépio, a árvore e as luzes desaparecem.
Entretanto recomeçaram os jantares partilhados e eu estou de volta à cozinha. Para abrir o “ano culinário”, uma entrada que comemorou não só o jantar como a nova casa dos nossos anfitriões Gigi e Marco.

Ingredientes para 12 unidades:

1 maçã
1 placa de massa folhada pronta a usar
½ morcela
1 gema para pincelar
Sementes de papoila q.b. (completamente opcional)

Preparação:

Com a ajuda de um copo ou cortador redondo de bolachas corte 24 rodelas de massa folhada.
Descasque depois a maçã e corte-as em doze pedaços (poderá não ter que usar a maçã toda) e corte também a morcela (crua) em doze rodelas.
Sobre cada uma das 12 rodelas de massa folhada coloque uma rodela de morcela e um pedaço de maçã. Termine colocando outra rodela de massa folhada pressionando as bordas com um garfo para fechar bem os folhadinhos.
Pincele cada folhado com a gema de ovo batida com uma colher de chá de água e polvilhe com as sementes de papoila.
Leve a assar em forno quente (200ºC) cerca de 30 minutos até a massa estar folhada e cozinhada.
Sirva mornos ou frios, como entrada, juntamente com uma salada.

Bom Apetite!

13 comentários :

  1. E que belas entradas amiga, bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Hum...fiquei curiosa... o que é morcela??
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Adorei a sugestão :)

    ResponderEliminar
  4. Já fiz c alheira e massa filo e gostei muito :) É uma boa sugestão! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:11

    Que bela combinação de ingredientes!*
    http://from-pot-to-the-heart.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Parece ser uma entrada muito agradável...

    ResponderEliminar
  7. Também costumo fazer uns folhados com morcela e maçã... ficam irresistíveis!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  8. Muitas felicidades e muita saúde. E... espero a tua visitinha no meu blog.
    Beijinhos e Abraços,
    http://aimartjv.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Folhados de morcela com maça? deve ser uma combinação bombástica, e algo que nunca me passaria pela cabeça... :)
    beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Bom dia Joana,

    Tenho de experimentar!

    Até breve
    Paula

    ResponderEliminar
  11. Que maravilha. Adoro morcela e vou experimentar esta maravilha!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  12. Parabéns pelo site!

    ResponderEliminar

Imprimir