Perninhas de Frango Assadas com Compota de Pêssego


Há duas “baixas”  de peso na minha cozinha. A minha rica varinha mágica, depois de várias ameaças e  dos barulhos estranhos ao triturar que a acompanhavam nos últimos tempos – tal qual uma tosse convulsa – sempre que tinha de triturar qualquer puré para sopa ou as compotas, deu finalmente o berro. Ela lá faz barulho, lá finge que tritura, mas na verdade só me torra a paciência porque está completamente incapacitada da tarefa de triturar para o qual foi criada. Foi-se a varinha mágica e agora há que encontrar uma substituta. Como se não bastasse estar com uma baixa de peso na cozinha, outra veio logo depois. Desta vez por minha única culpa, estou sem máquina de pão funcional, e vão-me valendo as receitas de pão sem máquina e sem amassar que tenho aqui no blogue. Ora eu, esperta, deitei fora (obviamente sem reparar) a pá de amassar da máquina de pão. Tenho portanto uma máquina perfeitamente funcional à qual lhe falta a peça essencial para poder amassar o pão. O que significa que a máquina não me vale de nada neste momento. E mais uma baixa enorme do equipamento da cozinha…
O que vale, é que apesar de algum cansaço à mistura a cozinheira sempre vai fazendo umas coisas que não necessitam de varinha mágica e de máquina de pão. E desde que eu não entre “de baixa” as receitas lá vão continuando (desde que não seja necessário recorrer a varinhas mágicas e máquinas de pão!!), e portanto hoje há perninhas de frango assadas com compota de pêssego. E há também uma sugestão para os presentes caseiros de natal: se costumam oferecer compotas a amigos ou familiares e ouvem respostas do género “eu nem gosto de compota” ou “eu não como doces com pão”, que tal, juntamente com o frasquinho deste ano juntarem esta receita de perninhas de frango?
Quanto mais não seja é uma original receita para consumir compotas caseiras!

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de “Dinner – A Love Story” Jenny Rosenstrach, página 133)

4 a 6 perninhas de frango com pele (depende do tamanho)
1 colher de sopa de folhinhas de tomilho fresco
1 colher de sopa de mostarda de grão à antiga
6 colheres de sopa bem cheias de compota de pêssego ( na verdade podem usar outras variedades como maçã, ameixa, alperce, pera…)
3 colheres de sopa de água
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Forre um tabuleiro com papel vegetal (isto não é obrigatória, mas na altura de lavar o tabuleiro ajuda e muito!) Coloque as perninhas de frango no tabuleiro e tempere-as com sal e pimenta.
Num tachinho junte as folhinhas de tomilho, a mostarda, a compota e a água. Mexa bem e tempere com um pouco de sal e pimenta. Leve ao lume e deixe ferver em lume brando durante 2 ou 3 minutos. Verta a mistura sobre as perninhas de frango envolvendo bem e leve-as a assar em forno pré-aquecido a 180ºC até que estejam cozinhadas, douradas e caramelizadas.
Sirva com arroz branco e salada ou couves de bruxelas cozidas.

Bom Apetite!

22 comentários :

  1. Bom dia! Há à venda essas peças na internet! já comprei uma vez para a máquina da minha mae! Boa sorte!

    ResponderEliminar
  2. Joana comprei a minha varinha na Lusalar, em Coimbra, e tem sido excelente, é da krups e aceitei a recomendação da funcionário. Estou satisfeitíssima! Também têm outras utilidades muito boas, nomeadamente um cesto de cozer legumes a vapor em silicone, que é fantástico! Beijinhos, Célia (uma leitora diária do blog)

    ResponderEliminar
  3. Azarito logo 2 peças na cozinha que fazem tanta falta.

    e que bela sugestão a tua hoje...bjs

    ResponderEliminar
  4. Eu fiz o mesmo com a pá da minha MFP, nunca mais a vi!
    A sorte foi que o meu padrasto fez-me uma e ficou funcional. Mas provavelmente vende-se contactando a marca eles indicam o local. Acho eu.

    ResponderEliminar
  5. pois... há alturas em que só acontecem desgraceiras. eh eh ...
    Gostei muito do franguinho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olha se a máquina for da tefal podes encomendar a pá da mistura.. uma prima minha encomendou na worten..

    kisses***

    ResponderEliminar
  7. Até consigo sentir o aroma desse franguinho ! Que coisa boa!
    Beijinho e bom fim de semana !

    ResponderEliminar
  8. E porque não uma Bimby? :-) adorei a receita! Obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  9. Daniela12:18

    Relativamente à máquina de fazer pão, há uma loja perto do terreiro da erva em Coimbra, que vende todo o tipo de peças e acessórios de eletrodomésticos. É uma questão de lá ir com a máquina e o Sr. encomendaa peça ao fornecedor

    ResponderEliminar
  10. Boa! Já tinha gostado das tuas ideias no economia cá de casa, em relação às receitas p oferecer juntamente com o produto... E estas perninhas de frango casam bem com as compotas :) Antes os acessórios de cozinha ficarem de baixa do q tu! Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  11. Paula13:53

    Olá. Eu tenho uma máquina do Lidl e também fiz a mesmíssima coisa - pá para o lixo!!!
    Podes encomendar para aqui: FGM - 229069143 E-mail: carina@fgm.pt.
    Eu fiz a transferência e eles enviaram pelo correio no próprio dia.
    Espero ter ajudado.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Anónimo15:52

    Excelente sugestão para ajudar a gastar as compotas vou experimentar um dia destes.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo20:16

    bem... realmente um azar nunca vem só! :) A loja que a Daniela falou é a Duofrio, no Terreiro da Erva, realmente os senhores costumam arranjar quase tudo... vale a pena tentar!!

    As perninhas de frango parecem ser mesmo uma boa tentação!

    Obrigada!

    Marisa :)

    ResponderEliminar
  14. Que ideia original!
    Com os electrodomésticos também tenho esse tipo de problemas, quando avaria um avaria logo outro a seguir.
    beijinhos e um óptimo fim de semana
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Parece praga... Usando avaria um electrodoméstico vem logo todos atras a avariar também... Espero que os seus fiquem por aí e não avarie mais nada.. :)
    O frango tem um ar óptimo e deve estar bem tenrinho.
    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  16. Pois tb me aconteceu semelhante!
    Comprei uma bimby!
    Não podia ter feito melhor!
    É cara, ok, mas faz tudo. É optima pra fazer compotas, doces, pao, sopas etc
    Eu uso diariamente e não é porque não soubesse cozinhar, porque graças a deus, sei e ADORO.
    Mas a verdade é que tornei a vida na cozinha mais célere, mais eficaz e a verdade é que poupo imenso dinheiro.
    Não vendo bimbis lols esta é a minha opinião enquanto mera utilizadora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá MJS Freelancer,

      Não me interprete mal. Apesar de todas as potencialidades da Bimby, e de ela ser realmente muito prática e de substituir a varinha mágica, o robot de cozinha e uma outra quantidade de coisas, a bimby não faz pão. A bimby amassa a massa para o pão que depois tem de ser cozido no forno. Portanto não substitui a máquina de pão, que eu gosto de usar porque basta colocar os ingredientes, programar e acordar com o pão já feito de manhã.
      Já para usar em vez da varinha mágica é realmente uma troca vantajosa para quem tem bimby.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  17. Um azar nunca vem só. E perder dois pequenos electrodomésticos tão utilizados como esses é azar mesmo.
    Adorei as perninhas de frango. Uma excelente sugestão para usar as perninhas que tenho por aqui e com compota,... Huuuum! Muito guloso e original. Amei!

    Bjnhos e boas compras.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. original a sua receita, curiosamente, pensei numa receita semelhante só mudaria os frutos, utilizaria bagas de romã!!!!o seu "azar" dos electromesticos acontece a qq uma de nós! boa sorte!

    ResponderEliminar
  19. Olá
    Em primeiro lugar parabéns pelo blogue. Também tenho uma máquina de pão mas ultimamente não tenho usado a pá, apesar de estar bem guardadinha numa das gavetas da cozinha. Descobri uma receita fantástica de pão que se denomina Artisan Bread. Prepara-se a mistura da seguinte forma: colocar num recipiente bem grande de plástico 700 ml de água morna um cubo de fermento de padeiro fresco ou uma saqueta de levedura desidratada, 2 colheres de sopa de sal e adiciona-se 1 kg de farinha Tipo 65; mexe-se com uma colher de pau até incorporar toda a farinha e deixa-se sobre a banca da cozinha sem tapar completamente o recipiente durante 2 horas. Após este tempo pode ser logo utilizado ou colocar no frigorífico. Aguenta-se cerca de 15 dias. Quando se quer fazer pão, polvilha-se a superfície com farinha, retira-se uma porção cortando da restante massa com uma faca de serrilha. Não se amassa nas mãos, apenas se enrola para dentro para lhe dar uma forma de pão com a ajuda de farinha. Este pão deixa-se a fermentar cerca de 30 min à temperatura ambiente e pode ir a cozer ao forno ou na máquina de fazer pão no programa apenas de cozer, programando a cozedura de forma a dar tempo de fermentar (nem todas as máquinas têm esta função só de cozer mas a minha tem). Tenho sempre esta massa pronta no frigorífico e vou cozendo quando necessito.
    Já agora, lancei a semana passada um blogue sobre nutrição/alimentação pois esta é a minha área profissional. Se quiser dar uma espreitadela está em http://maeoqueeojantar.blogspot.pt
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olga,

      Obrigada pela partilha, mas conheço bem essa receita de artisan bread e por acso também se encontra aqui no blogue (em 2009 se não me engano). No entanto a máquina de pão tem uma grande vanagem sobre qualquer receita simples de pão, que é o que me faz usá-la imensas vezes. O de poder programar e acordar com o pão acabado de fazer para o pequeno almoço, sem estar ainda a ligar o forno de manhã - o que é optimo quando há mais tempo, mas que durante a semana é complicado de gerir!
      De qualquer maneira obrigada pela lembrança e por ter dado a conhecer o seu blogue que visitarei logo que possa.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  20. No fim de semana passado experimentei fazer este frango! Ficou maravilhoso!
    Obrigada e parabéns!

    ResponderEliminar

Imprimir