Pão Integral com Sementes


Cá em casa raramente se compra pão. É a máquina de pão cá de casa é que tem a tarefa de o fazer  pelo menos uma vez por semana e quase sempre com as farinhas preparadas. Basta programar e acordar de manhã com pão ainda quente. O que sobra é cortado em fatias e congelado. No pequeno almoço seguinte é tirar uma fatia e colocar na torradeira. E quando o pão acaba recomeça-se tudo outra vez.
Fazer pão “de verdade” é coisa para de vez em quando. É um ato demorado. Não podemos ter pressas, nem saltar tempos. Pão a sério exige paciência e, neste caso, uma espera de mais de duas horas. Mas, como sempre, claro que vale a pena! Esta não é uma receita para fazer de manhã ao acordar para o pequeno almoço. A não ser que façam como os verdadeiros padeiros e se levantem ás 5 da manhã. É uma receita para tardes de chuva, paciência e calma. E foi numa dessas tardes, que me enfiei na cozinha e fiz este pão entre as minhas músicas favoritas e tempo de sobra para ainda fazer um bolo e o jantar.

Ingredientes para 1 pão:
(adaptado de “EasyCook”, nº55 – Outubro 2012, pág. 78)

400g de farinha integral
100g de farinha de trigo normal (usei tipo T65)
1 saqueta de levedura seca (usei 1 saqueta de 11g da fermipan)
1 colher de sopa de azeite
Sal q.b.
300ml de água morna
4 colheres de sopa de sementes (usei uma mistura de sementes de sésamo, girassol e linhaça

Preparação:

Numa taça misture as farinhas com o sal e o fermento. Abra uma cavidade ao meio e junte o azeite,  a água morna e as sementes. Amasse depois com as mãos até obter uma massa que se liberte das paredes da taça, ou então amasse com as pás próprias de amassar da batedeira ou robot de cozinha. Se necessário acrescente uma pitada mais de farinha ou de água morna. Deverá amassar durante alguns minutos e, caso o faça à mão sovando e batendo bem a massa até esta estar macia e elástica.
Forme depois uma bola com a massa colocando-a sobre uma tábua enfarinhada e cobrindo-a com uma taça virada ao contrário. Deixe levedar cerca de 45 minutos até a massa ter dobrado de volume.
Ao fim desse tempo  bata com os nós dos dedos duas ou três vezes na massa para libertar algumas bolhas maiores de ar, volte a moldar numa bola, cubra novamente com a taça e deixe levedar mais 15 minutos.
Unte com um pouco de azeite uma forma de bolo inglês . Usando novamente os nós dos dedos amasse a bola de massa até formar um retângulo. Dobre depois as duas extremidades mais curtas da massa para dentro, como se fosse um envelope, e rode a massa. Amasse novamente com os nós dos dedos e enrole-a como se fosse uma torta a partir de um dos lados mais estreitos da massa.
Role depois a massa sobre mais algumas sementes extra e coloque-a na forma preparada. Cubra com um pano de cozinha lavado e deixe levedar mais cerca de 45 minutos, até a massa começar a crescer acima da altura da forma.
Entretanto ligue o forno e regule-o para os 210ºC, tendo o cuidado de colocar o tabuleiro do forno ao fundo e a grelha a meio. Quando o forno estiver quente coloque o pão na grelha do meio e no tabuleiro coloque cuidadosamente cerca de 250ml de água fria. Isto vai ajudar a que a crosta do pão fique mais estaladiça. Baixe agora o forno para os 200ºC e deixe o pão cozinhar cerca de 30 minutos até ficar dourado.
Retire do forno e passado uns minutos desenforme deixando arrefecer sobre uma grelha.
Sirva cortado em fatias com manteiga e compotas caseiras.

Bom Apetite!

15 comentários :

  1. Adoro fazer pão. É verdade que exige paciência, mas é mais uma terapia caseira.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Uma delicia....ainda nunca experimentei fazer pão...ainda sou muito principiante para me meter nessas aventuras...lol

    ResponderEliminar
  3. bem, já comia um pouco desse pãozinho ao pequeno almoço!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Hmmm... adoro!
    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Hmm esse pãozinho parece realmente fantástico! Deve ser um pouco difícil fazer assim o pão, porque exige muita paciência e calma.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Delicioso! Vou seguir, claro.

    ResponderEliminar
  7. Cá em casa tb se usa a MFP tds os fds p fazer pãozinho, para dps cortar em fatias e termos durante a semana :) E sabe tão bem! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  8. Sou uma das muitas pessoas que faz pão em casa. E desde que o faço muitos foram os que também já converti a este modo de vida, a esta forma de comer mais saudável... É inigualável o sabor de um pão feito em casa. Esta receita parece ser fabulosa.

    ResponderEliminar
  9. Maravilhoso,..deve ser fantástico e quentinho com manteiga, hum hum,...
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Que pan mas rico, con harina integral debe de ser una locura, me gustán mucho estos panes con este tipo de harina, siempre sientan mucho mejor.
    Besicos,

    ResponderEliminar
  11. Adoro pão feito em casa, é tão bom! O teu ficou lindo.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Adorei tem um aspecto delicioso :o)então pão com sementes

    Beijinhos
    Elisabete Cruz
    http://entretralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Pra quem está em RA, esse pão é tudo de bom, hein?

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Adorei o aspecto do pão! E o cheirinho pela casa deve ter sido delicioso!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. Tenho feito muito pão cá em casa e variado muito.

    Uma bela sugestao.

    Bjs

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar

Imprimir