Maçãs Assadas com Frutos Secos


Cá em casa há agora muitas maçãs que vieram de Alcobaça. Por isso as maçãs têm dominado o panorama cá por casa. Eu não me importo, pois acho a maçã a fruta mais “portátil” do mundo: na minha marmita ou carteira anda sempre uma maçã para comer a meio da tarde ou da manhã. O Miguel também tem levado maçãs na marmita do lanche. E mesmo assim ainda há maçãs para comer depois do almoço e do jantar, para fazer o bolo de aniversário do avô e para fazer assadas, numa simples e deliciosa sobremesa. Só para variar!

Ingredientes:

6 maçãs
2 colheres de sopa de passas (podem usar alperces, ameixas ou outro fruto da vossa preferência)
2 colheres de sopa de amêndoas com casca picadas grosseiramente (ou nozes ou avelãs)
2 colheres de sopa de açúcar mascavado escuro (ou açúcar amarelo)

Preparação:

Numa tacinha misture as passas com as amêndoas picadas grosseiramente e o açúcar mascavado.
Lave bem as maçãs e com uma faca afiada corte-lhes o topo, de modo a formar uma tampa. Reserve. Com o descaroçador de maçãs retire-lhes o caroço e coloque as maçãs num pequeno tabuleiro que vá ao forno.
Encha a cavidade deixada pelo caroço da maçã com a mistura de açúcar e frutos secos e coloque também um pouco no topo da maçã. Cubra com as “tampas” de maçã e leve a assar em forno pré-aquecido a 160ºC durante cerca de 20 minutos ou até as maçãs estarem cozidas e se ter formado uma calda caramelizada no fundo do tabuleiro. (Não é necessário juntar nenhum líquido!)
Sirva ainda mornas e,  para os mais gulosos, acompanhe com uma bola de gelado.

Bom Apetite!

13 comentários :

  1. Gosto tanto costumo usar nozes e passas fica tão bom.
    Essas ficaram com muito bom aspecto.
    bj

    ResponderEliminar
  2. Adoro!
    Fiz algo semelhante há uns tempos atrás e foi muito apreciado tb. Se quizeres esperitar :)
    http://www.salpicosdoces.com/2012/01/uma-coisa-doce-para-saborear-ate-ao-dia.html

    As tuas ficaram lindas!
    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  3. Faço muitas vezes as maças assim, mas em vez de açúcar coloco mel.
    beijinhos
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. E se colocares raspa de limão por cima fica divinal!

    ResponderEliminar
  5. Que delicia! Nunca provei com frutos secos, deve ser qualquer coisa de divinal! :)

    ResponderEliminar
  6. Gostei mesmo muito desta ideia :)

    ResponderEliminar
  7. Adoro Maçãs Assadas e com Frutos Secos deve ficar uma delícia, tenho que experimentar.

    Rogério Santos
    chichef

    ResponderEliminar
  8. Anónimo12:17

    Há muitos anos, durante a adolescência, estive bastante doente e pouco ou nada podia comer.
    Das pouquíssimas coisas que me eram permitidas, estas maçãs com frutos secos eram a minha refeição favorita. Durante vários meses, a minha mãe preparou-as quase todos os dias. Ficou perita :) e eu não as enjoei, aliás continuo a adorar esta (agora) sobremesa, talvez porque no meio de um "quadro escuro" estas maçãs eram o meu momento doce e essa recordação permaneça!?
    Raquel

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana,
    Essa versão com frutos secos nunca comi, mas vou certamente experimentar porque estão com um aspecto delicioso..
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Faço muitas vezes a maçã assim, principalmente quando o frio começa a apertar ;)

    Beijinhos e um bom resto de dia!

    ResponderEliminar
  11. Não é por serem da minha terra mas as maçãs de Alcobaça são as melhores do mundo :)
    Aqui pelas terras de Cister tem havido muitos dióspiros e decidi testar uma receita nova de bolo de dióspiro e nozes. A receita vai ter de sofrer alguns ajustes mas ainda assim o bolo ficou óptimo e fez sucesso.

    ResponderEliminar
  12. concordo, também acho a maçã um fruto muito portátil!
    http://petiscosemiminhos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Simples, económico e mt saudável! Bjinhos.

    ResponderEliminar

Imprimir