Fusilloni com Carbonara de Salsichas - Dia Mundial das Massas


 
Hoje, dia 25 de Outubro comemora-se o Dia Mundial das Massas. Por isso, a Milaneza convidou-me a preparar uma receita de massa para hoje, para assinalar o dia. Gentilmente enviou-me uma variedade de espirais gigantes (os fusilloni) que eu ainda não conhecia, lacinhos tricolor e ainda as novas variedades de massa especialmente criadas para os mais pequenos, como os mini-laços e as margaridas cheios de vegetais para comer sem refilar. Resolvi experimentar as espirais gigantes e deixar as massas com vegetais para os mais pequenos para quando tiver cá os meus queridos sobrinhos! Habitualmente saem desta cozinha muitas receitas de massa. São um dos meus ingredientes favoritos, pois são versáteis, económicas, rápidas de preparar, nutritivas e saborosas. Nada melhor portanto, para assinalar este dia, do que uma receita económica, rápida e nutritiva, daquelas que nos faz gostar tanto de massa e de ter sempre vários pacotes na despensa.
Para assinalar o Dia Mundial das Massas que tal Fusilloni com Carbonara de Salsichas Frescas?

Ingredientes para 2 pessoas:

150g de fusilloni ou fusili
4 salsichas frescas de porco
Sal e pimenta q.b.
2 ovos
4 colheres de sopa de parmesão ralado na hora
4 colheres de sopa de leite
Salsa picada q.b.

Preparação:

Coza a massa em água temperada de sal até que esta fique “al dente”.
Entretanto retire a pele às salsichas frescas e parta-as com as mãos em pequenos pedaços. Leve uma frigideira anti-aderente ao lume e, sem juntar gordura acrescente as salsichas e deixe cozinhar até que fiquem douradas. (Não é necessário juntar gordura pois as salsichas frescas têm já gordura suficiente!)
Numa taça bata os ovos com o leite, tempere com um pouco de sal e pimenta e junte o parmesão mexendo bem.
Quando a massa estiver cozida escorra-a (e guarde umas colheres de água da cozedura da massa) e junte-a às salsichas deixando saltear um pouco em lume brando para ganhar gosto. Acrescente depois a mistura dos ovos e envolva bem na massa desligando o lume de seguida, deixando cozinhar os ovos na massa quente (isto para para não acabar com ovos mexidos em vez de um molho cremoso…) Se necessário acrescente um pouco da água da cozedura que guardou. Retifique de sal e pimenta e sirva polvilhado com um pouco de salsa picada.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Que maravilha de prato...adoro massa e essa ficou fantástica!
    beijinhos
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Curioso Joana, no meu blog também publiquei hoje uma receita de massa!...Não queres fazer-me uma visita?
    http://aromasesaboresdoparaiso.blogspot.pt/2012/10/massa-afonsinho.html

    ResponderEliminar
  3. Uso muito essa massa.
    Ficou apetitosa! :)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:21

    Adorei essa massa!!!
    bj

    ResponderEliminar
  5. adorei esse pratinho. ficou lindo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro massa, e essas novas da milaneza também comprei a pedido do meu filho!!! =) Adorei a tua massa, mesmo como gosto e as espirais são as minhas preferidas!!! Beijinho
    http://xandaspot.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Hummmm acho que já sei qual vai ser o jantar de hoje... ;)
    cremepimenta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. uma bela receita sem dúvida, simples mas deliciosa.

    ResponderEliminar
  9. ADOROOOOOOOOOO massa :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  10. acho q vou adorar :P

    ResponderEliminar
  11. Eu amo fazer massa, acho que fica delicioso e fácil!

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Fiz ontem e adorei. aqui fica um selo meu!

    http://lagrimasemremaior.blogspot.pt/2012/10/oh-tao-bom.html

    ResponderEliminar

Imprimir