Feijoada de Choco e Camarão


Estes dias de chuva que molham todos, que não deixam a roupa secar e que nos abrigam a acender a luz mesmo durante o dia deixam-me feliz. Olho para a chuva a bater na janela quando levanto os olhos do computador. Alcanço a chávena de chá quase a ferver que está ao meu lado e dou mais um golinho. Volto ao que estava a fazer, mas continuo a ouvir a chuva. Entretanto começo a pensar no que fazer para o almoço. Em dias de chuva sabem bem comidas quentes e reconfortantes. Em dias de chuva sabe bem comer um prato ainda a fumegar de feijoada. Ainda que seja feijoada de sabor a mar, com tomate ainda amadurecidos ao sol e pimentos vermelhos de verão. Sorrio porque sei que serei feliz com a chuva e o frio até daqui a uns meses, quando ficar com saudades do verão

Ingredientes para 2 pessoas:

350g de Feijão branco cozido
250g de tiras de choco (podem usar pota)
150g de miolo de camarão
1 tomate maduro
1 pimento vermelho pequeno
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 malagueta seca
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os ao lume juntamente com um fio de azeite e a folha de louro deixando refogar
Entretanto corte o tomate em pedacinhos assim como o pimento vermelho e acrescente ao refogado juntamente com a polpa de tomate, tempere com um pouco de sal, pimenta e a malagueta seca e deixe cozinhar.
Corte as tiras de choco em cubos e acrescente ao refogado. Deixe cozinhar uns 10 minutos a crescente depois o feijão e o miolo de camarão. Envolva bem e retifique os temperos eixando cozinhar mais um pouco até o camarão estar cozinhado e a feijoada apurada.
Sirva polvilhada com coentros frescos picados e acompanhe com arroz branco.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Um prato delicioso para este tempo frio!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Sabe muito bem ouvir a chuva no quentinho do nosso lar, ver e ouvir o vento a passar e as folhas a cobrir o chão. Ficamos mais caseirinhos :)
    A feijoda é ideal para estes dias frios e chuvosos, cá em casa gostamos muito :)

    ResponderEliminar
  3. uiii deve ser uma delícia com este tempo frio.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que delicia de receita e este tempo é tão bom adoro e quando passa a chuva e vem aquele cheirinho a terra molhada :)beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que bela feijoada! Adoro...
    beijinhos
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. é o que eu costumo chamar de comida de Inverno... uma delícia.

    ResponderEliminar
  7. Ah, q bem me sabia agora uma feijoada! Com esta chuva só apetecem pratos assim :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14:22

    Uma pequena questão... o choco"Pota" é previamente cozido ou junta-se cru ao refogado?.Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O choco e a pota não são a mesma coisa, mas neste tipo de receitas, e por questão de orçamento poderá substituir o choco pela pota.
      Nesta receita - e quer use choco ou pota - o molúsculo é acrescentado cru ao refogado. Ao contrário do que a maioria das pessoas poderá julgar o choco, as lulas e a pota cozinham bastante rapidamente. É por vezes por cozerem demais que ficam duros e tipo borracha.
      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  9. Ai, querida Joana, como eu te entendo! Eu também adoro o tempo assim, com dias frios, cinzentos e de chuva! Mas aqui na Madeira não me safo!! O clima da ilha, pelo menos aqui no Funchal, não me deixa gozar dias como o que descreves! E as saudades que eu tenho! A tua feijoada ficou magnífica e a combinar maravilhosamente com dias assim! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. ADOROOOO! Já comi um pratinho... ou dois...;D

    ResponderEliminar
  11. a primeira vez que fiz a feijoada,estou esperando o marido chegar em casa,mas foi muito bem aprovada por meu filho lucas.

    ResponderEliminar

Imprimir