Codorniz Assada com Chutney de Ameixas e Vinho do Porto


Por vezes tenho alguma dificuldade em decidir o que cozinhar quando recebo amigos ou familiares. Primeiro porque raramente repito receitas, depois porque nem sempre me sinto inspirada ou encontro em alguma revista ou livro uma receita que me encha as medidas, mas principalmente porque gosto de as receber com algo que elas gostem e ao mesmo tempo que as surpreenda. Por vezes tenho essa dificuldade porque complico demais. Mas quanto a isso pouco haverá a fazer. Sou assim.
Desta vez, (para receber a Rita e o JP) decidi-me pelas codornizes. Simplesmente assadas. Simplesmente servidas com arroz de açafrão e acelgas salteadas em azeite e alho. E o toque diferente e especial que consegue unir todo o prato e torna-lo surpreendente – o chutney de ameixas e vinho do portoque voltei a preparar este ano.
Agradável, apelativo e aprovado por todos.

Ingredientes para 4 pessoas:

8 codornizes pequenas
Sal e pimenta q.b.
6 dentes de alho
Azeite q.b.
Colorau em pó q.b.
2 folhas de louro
150ml de vinho branco
Chutney de Ameixas e Vinho do Porto – receita aqui

Preparação:

Depois de limpas, prenda as codornizes com um fio de cozinha, de modo a que mantenham a sua forma e cozinhem mais uniformemente.
Coloque-as num tabuleiro que vá ao forno e tempere-as bem com sal e pimenta moída no hora, um pouco de colorau em pó, os dentes de alho esmagados, azeite, as folhas de louro partidas em pedaços e regue com o vinho branco. Tape bem o tabuleiro com papel de alumínio e leve a assar em forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio e deixe dourar um pouco. Retire do forno e deixe repousar uns minutos bem tapado antes de servir.
Sirva as codornizes com arroz de açafrão, acelgas salteada em azeite e alho (ou outras folhas verdes a seu gosto) e o chutney de ameixas e vinho do porto previamente preparado.

Bom Apetite!

8 comentários :

  1. As codornizes no prato fazem sempre uma bela apresentação. Mas quero deixar apenas um reparo: a codorniz não é a melhor opção para um jantar formal ou vá não familiar, por causa dos ossos, não queremos que os nossos convidados estejas a "descascar" a cordoniz com as mãos não é verdade!!! Se é para servir codorniz, ela tem que ser desossada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Crónicas da vida,

      Não era o caso. O jantar não era formal, mas sim um simples jantar de amigos muito descontraído na varanda. Portanto nada de mal em comer a codorniz à mão. Se fosse uma coisa formal, e se servisse cordorniz, obviamente que seria dessossada, apesar das dificuldades e da pratica que é preciso para o fazer corretamente. Obrigada pela lição de etiqueta.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Este prato ficou um encanto :)

    ResponderEliminar
  3. Sofro do mesmo problema! è sempre um problema para mim decidir o que fazer para o jantar quando recebo alguém.
    As cordonizes ficaram com óptimo aspecto, deviam estar deliciosas.

    ResponderEliminar
  4. Ficaram uma delicia...
    Beijinhos
    Brigida e Cláudia

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto maravilhoso.. :) e o chutney deve ser uma maravilha, comi uma vez um de ameixa e passas mas não faço ideia como se faz...qualquer dia tenho que experimentar estes.
    Um beijinho
    Mafalda

    ResponderEliminar
  6. Uma excelente combinação de ingredientes e, consequentemente, de sabores, texturas e aromas. Está de parabéns e os seus amigos são pessoas de sorte porque têm uma amiga que sabe receber e sempre com algo surpreendentemente novo, apelativo e apetitoso.

    (http://saborescomtempo.blogspot.pt)

    ResponderEliminar
  7. Confesso, apesar de adorar codornizes, não são muito faceis de se encontrar aqui. Mas o que me chamou a atençao em sua receita foi o chutey de ameixas e Porto. De tal forma que fui comprar ameixas apeas para isso, e acabo de fazer esta sua receita. Só não sei se vou consegui aguardar duas semanas ara abrir o pote...
    Abraços.
    www.cronicasgulosas.blogspot.com

    ResponderEliminar

Imprimir