Bolachas ANZAC


Confesso que a primeira coisa que me atraiu nestas bolachas foi a origem do nome. Segundo consta esta receita era preparada pelas famílias dos soldados da Austrália e da Nova Zelândia que combateram nas trincheiras durante a I Guerra Mundial. Eram depois embaladas em latas e enviadas às tropas juntamente com a restante ração de combate. Talvez seja por isso que não levam ovos na sua confeção, se aguentam tanto tempo sempre saborosas e crocantes e são tão simples de preparar. E ANZAC vem de A – Austrália, NZ – Nova Zelândia e AC – Army Corps (Forças Armadas).
Independentemente de toda a sua curiosa e original história e nome, são deliciosos e perfeitas para ter na lata das bolachas!

Ingredientes para cerca de 20 bolachas:
(in “Gifts from the Kitchen” – Annie Rigg, pág. 75)

125g de farinha
100g de coco ralado
100g de flocos de aveia
75g de açúcar amarelo
125g de manteiga
2 colheres de sopa de Golden Syrup (ou mel)
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de água a ferver

Preparação:

Numa taça misture a farinha com o coco ralado, o açúcar e os flocos de aveia. À parte junte a manteiga com o Golden Syrup ou o mel e leve a derreter mexendo bem. Dissolva o bicarbonato de sódio na água a ferver e reserve.
Junte a mistura de manteiga e a mistura de bicarbonato de sódio aos restantes ingredientes e envolva bem.
Molde bolinhas do tamanho de nozes e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal devidamente separadas. Pressione-as depois com uma espátula ou com as mãos e leve a cozinhar cerca de 15 minutos em forno previamente aquecido a 180ºC.
Guarde depois de completamente arrefecidas numa caixa hermética.

Bom Apetite!

31 comentários :

  1. Têm ótimo aspeto e são de aveia como eu gosto.

    ResponderEliminar
  2. Adorei a receita! Já sou seguidora há algum tempo, mas apenas passava e acabava por não comentar... Mas esta receita vou levar comigo e conto faze-la muito brevemente e irei publica-la no meu cantinho com referencia a si claro! =) E como não tem ovos é óptima para os tempos que estamos... Tempos de trincheiras! ;)
    Sandra - http://xandaspot.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Têm óptimo aspecto. Já conhecia a "história" destas bolachas mas não tinha a receita. Vou experimentar.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo09:19

    quero experimentar!
    adorei a contextualização histórica ;) ou não fosse eu de história.
    excelente!

    obrigada

    ResponderEliminar
  5. Acho que me vou atrever a fazer estas bolachas, parece-me muiiito bem!

    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana,

    Adorei a receita, infelizmente não gosto de coco... o que posso colocar em substituição sem perder a qualidade das bolachas?

    Beijinhos e obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Juca,

      eu também não gosto de coco, mas nestas bolachas, talvez por causa da aveia não se nota - nem o sabor nem a textura. Acredite.
      Se o quer eliminar totalmente não sei o que poderá utilizar - mas eu era capaz de experimentar amêndoa laminada... mas olhe que depois não é a mesma receita nem as mesmas bolachas!

      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
    2. Anónimo19:27

      h

      Eliminar
  7. Parecem mesmo apetitosas :)

    ResponderEliminar
  8. Adorei as tuas bolachas e curioso o nome também me atraiu!!
    Bjocas

    ResponderEliminar
  9. isso são bolachas com história. gostei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que espectaculo de bolachas! Tenho que experimentar :) Nome e história bem interessante! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Tem um aspecto delicioso, e são bem simples.
    beijinhos
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Anónimo12:18

    Olá bom dia!
    Tenho a dizer que é uma fonte de inspiração para mim, desde que descobri o seu blog.
    Estas bolachas tem um aspecto delicioso, mas não sei onde comprar o golden syrup.
    Vivo perto de Coimbra.

    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Se vive perto de Coimbra encontrará O gOlden Syrup à venda no supercor de Coimbra.

      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  13. Devem ser uma delicia estas bolachas...a experimentar! Parabéns e Obrigada

    ResponderEliminar
  14. Thanks pela história e pela sugestão :) Vou fazê-las em breve! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  15. Tem muito bom aspecto, tenho de ver se faço!

    ResponderEliminar
  16. Maysa15:54

    Feitas! São otimas! O meu filho, de 20 meses, passa por elas e pede "chacha"
    Obrigada

    ResponderEliminar
  17. Anónimo18:12

    Acabei agora mesmo de as tirar do forno... São muito saborosas e facílimas de fazer.
    Excelentes receitas...como sempre;)
    bjs

    ResponderEliminar
  18. Que engraçado! Hoje dois dos blogs que eu visito diariamente tinham receitas destas bolachas. O teu (claro) e o technicolor kitchen (conheces?)
    Um beijo!
    Babette

    ResponderEliminar
  19. Têm um aspecto delicioso..... tenho que experimentar..
    bjs
    Mafalda

    ResponderEliminar
  20. Feitas este fim-de-semana e não conseguiram chegar a 2ª feira: estas bolachas em contexto de campo e chuva fazem milagres com as crianças que não podem andar lá fora à chuva. Com um chocolate quente a acompanhar foi uma festa. Obrigada pela ajuda contínua nesta casa!

    ResponderEliminar
  21. Cheguei aqui através do blog da minha irmã A Sandra do Xandaspot, e adorei o seu blog! Já me fiz seguidora e vou passara mais vezes. :)
    Adorei estas bolachinhas e vou faze-las em breve.

    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  22. Anónimo19:45

    sao muito boas.
    adorei!

    ResponderEliminar
  23. Cristina00:00

    Fiz hoje pela primeira vez. Usei mel, não sei o que é Golden Syrup... De qualquer modo, continuarei a usar mel porque não tenho que o comprar e porque o resultado é excelente!! Gostei memso muito!
    Obrigada, Joana!

    ResponderEliminar
  24. que delicia tambem gostei da historia... bjss muito bom seu blog
    de uma passadinha em nosso blog...
    http://www.receitasedicasdochef.com.br/

    ResponderEliminar
  25. Anónimo10:08

    Sempre comprava essas bolachas em Melbourne...Eram a s bolachas que nao deviam faltar na minha dispensa. So faltava a receita para eu experimentar em casa...

    ResponderEliminar
  26. Gostei. Garantidamente que vou fazer.

    ResponderEliminar

Imprimir