Rolo Folhado de Maçã com Mirtilos

Muitas das vezes, o que mais me custa decidir para um jantar ou almoço são as sobremesas. E se como “convidado” tiver o meu cunhado Luís (que é um querido mas, digamos, tem um grande problema com laticínios e os seus derivados) há logo um sem número de coisas que estão fora de questão. Nada de sobremesas com leite, natas, leite condensado, mascarpone, queijo creme e iogurtes, o que me limita (muito!) a escolha. Mas ao mesmo tempo é um desafio tentar fazer algo diferente e ao mesmo tempo saboroso. Muitas vezes o chocolate tem um lugar de destaque, mas desta vez foi um rolo folhado de maçã e mirtilo que servido ainda morno com uma bola de gelado para quem quis, foi um sucesso.

Ingredientes:

5 maçãs (usei golden)
75g de mirtilos (usei congelados)
1 base de massa folhada pronta a usar
4 colheres de sopa de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 gema
Açúcar demerara ou cristal para polvilhar (ou outro)

Preparação:

Descasque as maçãs e retire-lhes os caroços com um utensílio próprio. Com a mandolina, ou uma faca afiada, corte fatias muito fininhas de maçã (quase transparentes, é por isso que é mais fácil usar a mandolina).
Leve depois uma frigideira grande e anti-aderente ao lume. Junte a manteiga, o açúcar amarelo e acrescente as maçãs deixando saltear um pouco. Acrescente depois os mirtilos e deixe cozinhar em lume brando até as maçãs estarem cozinhadas mas ainda crocantes. Por causa dos mirtilos a mistura terá uma linda cor arroxeada. Retire do lume e deixe arrefecer.
Estenda a massa folhada (usei uma massa redonda) e coloque a mistura de maçã e mirtilo, já fria, no meio da massa, ao comprido. Dobre as duas pontas sobre a massa, e faça cortes em forma de tiras nas bordas laterais. Vá dobrando depois essas tiras alternadamente sobre o recheio de modo a fazer um efeito cruzado. (Se não quiser ter este trabalho, dobre apenas as bordas laterias da massa sobre o recheio.)
Pincele com a gema de ovo batida e salpique com o açúcar cristal. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até a massa folhar e estar dourada, cerca de 40 minutos.
Sirva o rolo ainda morno com uma bola de gelado de baunilha ou frutos vermelhos.

Bom Apetite!

15 comentários :

  1. Foi um sucesso de certeza :)

    Uma sugestão boa e prática como eu gosto

    bom início de semana

    ResponderEliminar
  2. Excelente sugestão como sempre ! bjs

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:51

    delicioso! tenho de experimentar!

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana, para intolerantes aos lacticinios (lactose) pode usar natas de soja para bater ou leite condensado de soja, já usei as natas numa mousse de maracujá e ninguém notou a diferença. Cá em casa somos (quase) todos intolerantes à lactose e a soja tem sido uma grande alternativa até para cozinhar.Mas este folhado tenho mesmo que experimentar. Beijinhos e continuação de óptimas receitas

    ResponderEliminar
  5. Nossa, minha boca encheu de água!
    Que vontade de comer esse folhado que me deu rsrs

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Anónimo16:46

    Óptima solução para mim, que como o Luís tenho intolerância à lactose. Tenho de experimentar, tem um aspecto mesmo bom!

    Ana

    ResponderEliminar
  7. q delicia!
    deu fome!
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Que apetitoso parece, dan ganas de probarlo. Me apunto la receta porque además es una idea estupenda para rellenar hojaldre incluso con otras frutas. Besicos.

    ResponderEliminar
  9. Sara23:17

    Olá Joana!
    Eu também conheço de perto o problema com os lácteos, mas por razões diferentes: no país onde vivo, geralmente as pessoas não misturam carne e leite numa mesma refeição, por questões religiosas, o que me dá cabo da vida, já que adoro preparar sobremesas, mas sem leite, queijos, manteiga... Assim, opto por adaptar receitas e utilizar natas de soja, ou margarina/ óleo ao invés de manteiga. Isto são tudo questões culturais, mas há realmente cada vez mais pessoas com intolerância à lactose... Por que não começar uma rubrica aqui no blog para essa minoria que, ainda assim, é ávida a procurar alternativas? E eu pessoalmente, claro, aproveitava e reunia mais ideias para os meus doces "Kosher" :D Obrigada!

    ResponderEliminar
  10. Também tenho esse problema com o Sarinho :) hehehe
    Deste uma boa volta á questão!

    ResponderEliminar
  11. ~Gostei da sua sugestão, creio que alia muito bem as frutas ao conforto morno da massa folhada!...só tenho "2" senão :), - a bola de gelado é confeccionada com que ingredientes? e, já experimentou a manufatura de massa folhada? Se experimentar a receita francesa irá gostar de certeza, é mesmo a indicada para esta receita. Parabéns pelo seu blog e pelo imenso trabalho, gosto mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gigi,

      Neste caso particular usei gelado de compra (porque o meu cunhado Luís não gosta dos gelados caseiros), mas aqui blogue existem inúmeras receitas de gelados. Basta procurar.
      Quanto à massa folhada nunca me aventurei a fazer. Está na lista de coisas a experimentar.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    2. olá Joana,
      Agradeço a sua simpatia, mas tenho uma máquina de gelados e faço ótimos gelados (aqui em casa todos gostamos!), se se aventurar na manufatura de massa folhada pode perfeitamente utilizar margarida normal porque o resultado fica semelhante, e fica mais barato :).
      Beijinhos e bom traalho,
      Gigi

      Eliminar
  12. Esta receita (mais uma!) conquistou-me! Com uma bola de gelado deve ficar mesmo uma tentação! Hei de fazer! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  13. Que pena não teres publicado uma foto do interior... imagino omo terá ficado... soberbo.

    ResponderEliminar

Imprimir