Coxa de Peru Assada com Gengibre, Caril e Coentros


Setembro já começou. Chegou o mês dos (re)começos e dos (re)inícios. Poderá ser a altura ideal para estabelecer novos planos e objectivos. Para implementar as ementas semanais, para passar a levar sempre a marmita para o escritório, para deixar de fazer refeições desnecessárias fora de casa, para incutir nas crianças o habito de levar lanches de casa ou para passar a planear refeições em grande quantidade que sirvam quer para a marmita, quer para reaquecer, congelar ou "reciclar" em novas refeições.
Por isso vou tentar ajudar e a receita de hoje tem exactamente esses princípios. Pode ser temperada de véspera -e/ ou preparada durante fim de semana ou durante a semana enquanto se dão os banho e se ajuda nos trabalhos de casa. Serve para a refeição do dia e as sobras são perfeitas para a marmita do dia seguinte e até para uma sandes. As restantes sobras podem ainda ser aproveitadas para um empadão, umas empadas rápidas, um gratinado com espinafres, uma quiche ou simplesmente congelada e reaquecido para outro dia. Se a prepararem para o almoço de domingo e em maior quantidade, poderão guardar umas fatias para a marmita de segunda-feira e ainda ter um jantar criativo na segunda ou terça feira.
Começou setembro e o que será que pode começar a partir de uma coxa de peru assada.

Ingredientes para 4 pessoas (em mais do que uma refeição):

1 coxa de peru dessossada (peça no talho) com cerca de 1,5kg
4 dentes de alho
1 pedacinho de 2,5cm de raiz de gengibre
1/2 molho de coentros frescos
1 colher de sopa de caril em pó
1 cebola grande
50ml de vinho branco
1 colher de sopa de azeite
sal e pimenta q.b.
umas gotinhas de tabasco (opcional)

Preparação:

Faça uma pasta com os dentes de alho esmagados com sal, os coentros picados, o gengibre ralado, a pimenta moída na hora, o azeite, o tabasco e o caril em pó. Barre depois a coxa de peru com esta mistura. (Se tiver tempo tempera a carne de véspera e guarde-a no frigorífico temperada.)
Descasque a cebola e corte-a em meias luas, Coloque depois a cebola num tabuleiro e sobre esta coloque a coxa de peru já temperada. Regue com o vinho branco e tape bem com papel vegetal.
Leve a assar em forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 1h15. Ao fim desse tempo aumente o forno para 200ºC e retire o papel de alumínio deixando dourar a carne e acabar de cozinhar.
Retire do forno e deixe repousar um pouco antes de partir em fatias finas.
Se gostar asse algumas batatinhas juntamente com o peru e sirva tudo com uma salada verde.

Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Esperaba que bajará un poquito el calor para comenzar con los asados y por fin... así que está receta la haremos, con pierna de pavo no he hecho ningún asado todavía.
    besos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:41

    Parece impossível já estarmos em Setembro! Eu que sou uma amante assumida do Inverno...já quase que me cheira a Natal :D as ementas semanais já estão implementadas e a funcionar lindamente! É maravilhoso como nunca mais pensei "o que raio vou eu fazer para o jantar de hoje?" para além dos euros que consegui começar a poupar! Boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Ai que delícia, encheu minha boca de água.

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Adorei a receita.
    O peru ficou com um ar delicioso.

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma receita deliciosa! Parabéns por continuar a ser fonte de inspiração para todas (ou quase todas) as mulheres que cozinham em Portugal.

    Último post no meu blog:

    A receita caseira mais fácil para preparar um creme com cor para os lábios

    http://codigodacoqueteria.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. nem preciso dizer que fiquei com agua na boca.. ne?!! kkkkkk

    Amor sera que vc pode da uma passadinha la no meu blog tbm?? é sobre designe de blogs e tal... estou te esperando la hein... haha, Beijos!
    personalizacaoblogs.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito do seu blog , passa no meu se quiser. Ainda está bem no inicio mas logo logo vai ficar bem lindinho :)
    http://osnossosdiias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Imprimir