Chutney de Pêssego com Gengibre e Malagueta


Parece que é propositado, depois de um início de semana com receitas de sabores indianos, colocar aqui um chutney.Mas é mais coincidência do que propositado.
Os pêssegos continam a chegar cá a casa. Os dos avós, depois dos sogros e agora novamente dos avós. Muitos, mesmo muitos. Tem havido muitos gelados e sumos. Há vários sacos de polpa de pêssego no congelador. Já fiz compota mais do que uma vez. Agora foi a vez de preparar um chutney, porque não deixo de pensar nas potencialidades de transformar o que me dão em pequenos mimos para os cabazes de natal. E porque não gosto de deixar estragar o que tenho, oferecido ou não.
Assim saíram uns frascos de chutney que eu sei bem a quem vão agradar... E assim não desperdiço, e vou calmamente preparando o meu natal. Feito em casa, por mim e com amor.

Ingredientes para cerca de 4 frascos de 230ml:
(adaptado de "Gifts from de Kitchen", Annie Rigg - pág. 106)

2 cebolas
3 dentes de alho
1 malagueta vermelha "chilli"
1 pedaço de raiz de gengibre fresca (cerca de 4 cm)
1 maçã
1 lima
1,2 kg de pêssego (pesado depois de descascado e descaroçado)
1 colher de chá de cardamomo em pó
1 colher de chá de fenogrego em pó (à venda em lojas de produtos indianos - opcional)
1 colher de chá de coentros em pó
2 colheres de chá de sementes de mostarda pretas
1 pau de canela
1/2 colher de chá de curcuma (acafrão das índias)
350ml de vinagre de vinho branco
200g de açúcar amarelo
200g de açúcar
1 colher de chá de sal

Preparação:

Pique as cebolas, a malagueta e dentes de alho finamente e coloque-os num tacho. Acrescente o gengibre ralado a maçã descascada e cortada em pequenos pedaços, assim como os pêssegos.
Acrescente as especiarias em pó, as sementes de mostarda e o pau de canela e misture bem. Junte o vinagre e o sal e leve a cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando, até a maçã e os pêssegos estarem macios. Acrescente depois os açúcares e deixe cozinhar cerca de 30 minutos até a mistura ter engrossado e reduzido e a fruta estar macia mas ainda em pedaços.
Junte depois o sumo da lima e misture bem. Retire do lume, tire o pau de canela e coloque o chutney ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados. Feche bem e coloque-os virados para baixo durante 30 minutos para criarem um vacuo natural.
Deixe o chutney desenvolver os seus sabores pelo menos durante 1 mês antes de consumir.
Guarde num local escuro e seco até consumir. (Conservam-se pelo menos durante 1 ano)
Perfeito para acompanhar carnes assados e servir com queijos ou pratos de comida indiana.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Não conhecia de todo... :)

    ResponderEliminar
  2. Ja fiz ...ficou com optimo aspeto e saborosa, pelo menos o ke provei..agora fica a maturar...:)

    ResponderEliminar
  3. Confesso q ainda ñ me aventurei nos chutneys, tenho-me ficado pelos doces e compotas, mas tenho curiosidade em experimentar :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo09:31

    Olá Joana,

    antes de mais, parabéns pelo blog e pelos livros, que adoro :)
    também eu tenho esse "problema" de ter muita fruta da época cá por casa, sem saber muito bem que destino lhe dar. Chamou-me a atenção para a polpa de pessego congelada... como fazes? descascas os pessegos e congelas, ou tens mais algum truque?

    Obrigada pelo carinho que demonstras em todas as tuas receitas.
    Bom fds

    Guida

    ResponderEliminar
  5. Olá Guida,

    Obrigada pelas suas palavras. Quanto aos pêssegos é mesmo assim que faço, até porque muitas vezes é para aproveitar os que já estão tocados e a começarem a ficar estragados. Descasco os pêssegos e elimino as partes danificados, tiro os caroços e corto em pedaços.
    Congelo depois em saquinhos - ponho sempre 500g em cada saco - e depois utilizo directamente do congelador para fazer sumos, batidos, gelados, granizados ou para fazer caldas doces e coulis para servir com gelados, panquecas e afins.
    Espero ter ajudado,
    Um beijinho

    Joana

    ResponderEliminar

Imprimir