Empadão de Salmão

As receitas que fazemos não têm que ser a coisa mais glamorosa do mundo. Tal como na vida real, só de vez em quando há momentos glamorosos. Os restantes são os momentos de todos os dias. Por isso é que a maior parte das coisas que se cozinham aqui por casa não são extraordinárias. São simples e banais adequadas aos momentos que vamos tendo por aqui. Mas, o facto de serem banais, não quer dizer que não sejam cuidadas...Tal como este empadão: não é glamoroso mas é uma refeição ideal para alimentar a família durante a semana.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 lombos de salmão
100g de espinafres em folha congelados
1 cenoura
1 cebola pequena
azeite q.b.
50ml de vinho branco
puré de batata q.b. (veja a receita aqui)
1 gema
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Pique a cebola e leve-a a alourar num tachinho juntamente com o azeite. Junte depois os lombos de salmão, o vinho branco e tempere de sal e pimenta. Acrescente a cenoura previamente ralada e os espinafres descongelados (poderá descongelar rapidamente no microondas). Deixe cozinhar defazendo com a colher de pau os lombos de salmão sem os desfazer demasiado. Rectifique de sal e pimenta.
No fundo de um pirex coloque a mistura de salmão e legumes e cubra depois com o puré de batata previamente feito. Pincele o puré de batata com gema de ovo e leve ao forno previamente aquecido a cerca de 180ºC até ficar dourado.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

13 comentários :

  1. Concordo que a receita deve ser sempre apetitosa à visão, olfato, ao paladar, tanto pelo sabor como pela textura, sem a necessidade de glamour.
    Sendo salmão para mim já é apetitoso, tal como ficou este empadão de salmão que deve ser delicioso.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito, vou agendar para esta semana.
    Boa semana
    Bjkas

    ResponderEliminar
  3. Deixei umas postas de salmão a descongelar para o jantar de hoje... já mudei a ementa!!! Não são lombos, ok, vou ter um bocadinho mais de trabalho a arranjar o peixe, mas não resisto! Vai ser mesmo isto, obrigada pela dica!!!

    ResponderEliminar
  4. com o aproximar da hora de almoço eu nao posso ver o seu blog... isto tem tanta coisa boa!! :) ai!!

    ResponderEliminar
  5. Olá!! Estou começando com o meu blog de receitas agora , e achei você no google!!! Adorei o seu blog !!! E cada coisa boa!!!!Já sou sua seguidora!
    Beijos
    Paulinha

    ResponderEliminar
  6. adoro empadão, o de frango é meu preferido.
    esse ficou espetacular.deve ter ficado ótimo.
    bj
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15:26

    este FDS, sábado Pavlova de morangos, uma delicia que a familia devorou, linda, linda. Domingo bolo de chocolate com recheio de creme de chocolate e como me tinham oferecido uma caixa de morangos, juntei morangos ao recheio. outra receita aprovada. estas fotos são uma inspiração. e o livro, quem o anda a ler neste momento é o meu marido. LOLLLL. Um beijinho. Elsa.

    ResponderEliminar
  8. Mais uma receita de salmão, com ótimo aspeto!! :))

    Há muito que visito o teu blog, mas no anónimato, pois só agora criei o emu próprio blog, que te convido a visitar em http://cadyculinaria.blogspot.pt/. Apesar de estar ainda muito no ínicio, espero agora, passar a partilhar aqui na blogosfera, muitas mais ideias e experiências.
    Comprei os teus 2 livros, que adoro... todas as tuas receitas que tenho experimentado, têm saído perfeitas... tens sido uma verdadeira inspiração para mim.
    Bjs
    Cady

    ResponderEliminar
  9. Muito bom aspecto, ainda por cima de salmão.
    Aproveito para apresentar o meu blog http://searchncook.blogspot.pt/ em breve será actualizado! :)

    ResponderEliminar
  10. Olá, eu faço essa receita "igualinha" com lasanha em vez de empadão e acrescento queijo feta ou queijo chévre. Também dá pra recheio de massa filo e faz uma "empada" fabulosa! Gosto muito do teu blog, obrigada por postares a simplicidade em pessoa. Um beijinho e tudo a correr bem!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo14:26

    Olá! Aqui no Brasil chamaríamos esse prato de "escondidinho".
    Delícia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Quando preciso de inspiração para o que fazer a duas pequenas postas de salmão, tropeço nesta receita. Está decidido o jantar para hoje! Obrigada, Joana! :)

    ResponderEliminar
  13. Quando preciso de inspiração para o que fazer a duas pequenas postas de salmão, tropeço nesta receita. Está decidido o jantar para hoje! Obrigada, Joana! :)

    ResponderEliminar

Imprimir