Dip de Curd de Limão com Morangos

Aprendi a dar importância às coisas simples. A perceber que há alturas em que não precisamos de nada mais do que um sorriso, de sentir o sol a brilhar na nossa cara, de ver os que amamos felizes, de ler um livro ou ver um filme. Aprendo todos os dias que há coisas tão banais que me dizem tanto: pensar pela minha própria cabeça, tomar decisões conscientes, escolher os meus amigos, ter uma família que me ama, não ter nenhuma doença grave que ponha em risco a minha vida.  Descubro também que não sou a única que tenho estas coisas, mas descubro que, na maioria das vezes sou das poucas que agradece por elas.
Existem à minha volta muitas pessoas que não sabem dar valor ao que têm. Estão tristes e desiludidas porque o chefe as aborrece, porque os filhos andam impossíveis, porque andam com uma dor no braço, porque os amigos não atendem o telemóvel,  porque não têm tempo para elas, porque os pais são chatos, porque o que era bom era ganhar o euromilhões... Na realidade têm emprego, amigos, filhos, pais, trabalho e ocupação, uma dor suportável e passageira no braço e sonhos. Têm tudo (ou quase tudo!) Têm as coisas simples e banais que tantos não têm e lutam por ter: um emprego, amigos, ocupação, filhos, saúde e a família que amam viva e perto deles. As coisas simples, banais e ao nosso lado que tantas vezes nos esquecemos que estão lá!
Como esta sobremesa simples para agradecer as coisas simples da vida.

Ingredientes para 4 pessoas:

1/2 receita de curd de limão (receita aqui)
400g de morangos

Preparação:

Lave os morangos (deixe os pés) e seque-os. Numa tacinha coloque o curd de limão arrefecido e rodeie com os morangos lavados. Leve para a mesa e coma como se de um fondue se tratasse, mergulhando os morangos no curd de limão.

Bom Apetite!

24 comentários :

  1. Anónimo09:58

    Parece-me muito bem! É na simplicidade das coisas onde, na maior parte das vezes, se encontra o maravilhoso. Esta sobremesa fica deliciosa com a junção destes dois sabores.

    ResponderEliminar
  2. Bem eu adoro curd de limão, no outro dia fiz um de laranja e lima que também é uma delícia!
    Gostei muito do teu post, das coisas verdadeiras que disseste... eu sonho em ter filhos e não me tem sido fácil realizar este sonho, por vezes quando ouço pessoas a queixarem-se que mais valia não ter tido filhos, fico muito triste e penso que não sabem a graça que têm.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana...Já lhe disse uma vez (penso que é apenas a 2.ª vez que comento alguma coisa sua e já foram tantas, mas tantas as vezes que já recorri a este seu cantinho para um jantar de familia, ou até mesmo para o jantar de todos os dias....estranho, não é? ...)
    ...bem, como eu ía a dizer, já lhe disse uma vez que sou uma leitora assídua do seu blog já lá vão uns anitos...e isto acontece porque para mim, o que torna o seu blog único são duas coisas: simplicidade - nas receitas, nos ingredientes, na própria descrição que faz da execução, tudo parece tão fácil... e por outro lado estes seus comentários relativos à vida e essencialmente à natureza humana, com os quais muito me identifico.
    Ou seja, as suas receitas geralmente são 2 em 1: a receita e o brinde surpresa - a lição de vida!!!
    Continue a escrever e a cozinhar!
    ; )

    ResponderEliminar
  4. Embora já tenha tido muitos tropeços em minha vida não posso me queixar, agradeço o que consegui até hoje e vamos à luta para conseguir mais, viver intensamente um momento de cada vez.
    Adoro tudo que tenha ingrediente limão e morangos..., perfeito e fácil.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:25

    Gostei imenso de lê-la!
    E, já agora, das suas fantásticas receitas!

    ResponderEliminar
  6. a simplicidade é mesmo das melhores coisas da vida.
    beijocas

    ResponderEliminar
  7. É preciso abrir os olhos para ver a sorte que temos e nos momentos mais difíceis parece que ficamos cegos.
    Boa combinação a da receita, vou experimentar!

    ResponderEliminar
  8. Simples, mas saboroso :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  9. Hum, parece delicioso! E é sempre bom terminar uma refeição com morangos, uma vez que é um bom branqueador dental, devido ao ácido fólico que o constituí ;)

    ResponderEliminar
  10. Gostei imenso de ler a tua publicação hoje Joana, é verdade, temos que dar graças pelo que temos.
    Obrigado pelas palavras. Um beijinho.
    P.S. Excelente receita.

    ResponderEliminar
  11. o q temos q aprender e lembrar sempre é isso.
    a simplicidade..menos é mais..e etc..
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Olá Joana!
    Descobri o seu maravilhoso cantinho no início de março ... poderia estar aqui toda a noite a escrever o que foi para mim descobri-lo, mas assim como a sua própria introdução de hoje nos transmite, simplesmente lhe digo OBRIGADO! Obrigado tornar os meus dias mais felizes.
    Ah, já agora o meu sonho é deixar de ter medo do futuro.
    Fique bem, um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  13. Olá Joana!
    Acabei de conhecer o seu blog e estou encantada! É um prazer cozinhar e vê-lo aqui feito com carinho e engenho é delicioso :) Vinha à procura de receitas de salmão e creio que encontrei o que precisava... Continue assim!
    Votos de felicidades
    Teresa

    ResponderEliminar
  14. Simples, bonito e delicioso!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo22:39

    http://oarrumadinho.clix.pt/2012/04/directamente-para-o-top.html

    recorte de revista onde aparece o seu novo livro :)

    ResponderEliminar
  16. as coisas simples e banais que nos enriquecem todos os dias! que nos fazem felizes!!!

    acompanho todos os dias o blog!adoro!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  17. Nunca tinha pensado nisso, mas acho que o limão combina muito bem com os morangos :)

    ResponderEliminar
  18. Joana, tens toda a razão e eu digo isto tanta vez que até chegam a olhar para mim como uma ave rara!!! Isso não quer dizer que não queiramos melhorar as nossas vidas mas temos de dar graças a Deus pelo que temos... pois a maioria do ser humano só acha que vai ser feliz quando tiver o que ainda não tem!!! E até eu, que sou optimista por natureza, por vezes queixo-me... principalmente por causa do trabalho que não gosto mas que depois caio em mim e vejo que sou uma sortuda porque tenho trabalho e quer goste ou não, no final do mês tenho dinheiro!!! Mas ninguém é perfeito!!!
    Sou Feliz porque tenho Saúde, Família, Amigos, Casa, Comida, Trabalho e acima de tudo porque estou VIVA!!! Beijocas fofas

    ResponderEliminar
  19. Limpamos o seu Esquentador, e deixamos com a segurança necessária de funcionamento.
    Vantagens:
    - Segurança
    - Durabilidade
    - Redução no consumo
    - Aprovação Técnica

    Não hesite em informar-se
    914568291 / 963835035
    Jorge Gourgel

    ( distrito de Setubal e Lisboa )

    ResponderEliminar
  20. Muito obrigado por dizer aquilo que nunca nos atrevemos sequer a pensar, passamos a vida a reclamar, quando na realidade possuímos o essencial...

    Adoro o seu blog, para mim o melhor blog de receitas de sempre, adoro vir até aqui e ver que prato preparou, e como se isso não chegasse, ainda nos conforta com os seus textos.

    Joana, que a simplicidade na sua imensidão te façam desfrutar do belo e bom que a vida tem...

    Beijos*

    ResponderEliminar
  21. Somos felizes nas e com as pequenas coisas da vida. É uma bela lição. Tal como aprender a valorizar o tanto que temos.
    Babette

    ResponderEliminar
  22. Cristina Martins13:41

    "Coitadinha da minha mãe...só ela é que tem tanta dor de garganta e tosse, só ela é que teve que trocar de carro..." dizia a minha filha de 7 anos, no sábado passado, com um sincero ar de pena de mim...E ainda por cima, as chatices do carro já foram há mais de 6 meses... como é que ela se foi agora lembrar disso? E disse eu: "Pois...mas só eu é que tenho as duas filhas mais lindas do mundo!" E ela: "Mas eu não estava a falar disso". E eu: "Mas eu prefiro pensar nas coisas boas que tenho. Assim penso menos nas menos boas e sou mais feliz!"

    No domingo, cruzei o olhar com uma senhora com quem simpatizo, mas com a qual nunca falei de "viva voz". Foi num local muito especial para mim, fiquei feliz por vê-la ali e voltei ainda mais feliz para casa!
    Coisas simples...

    ResponderEliminar
  23. O seu texto tocou-me imenso... E tomei a liberdade de o publicar no meu blog. http://estoriasdelua.blogs.sapo.pt

    Obrigada poe existir!!!

    Maria Lua

    ResponderEliminar

Imprimir