Costeletas de Porco com Salteado de Couve Roxa e Maçã

Eu sou uma fã de tudo o que tenha a ver com cozinha. Começo a ter uma biblioteca culinária jeitosa, compro algumas revistas e sempre que posso lá estou eu a ver mais um programa de culinária. E é também com base em toda esta informação que as receitas vão surgindo, pois tudo serve para experimentar coisas novas. Não há nada mais aborrecido do que comer sempre as mesmas coisas, não variar a alimentação e não descobrir os sabores que estão ao nosso alcance.
Há uns tempos vi o Gordon Ramsay a preparar um salteado de maçã e couve roxa para servir com umas costeletas de porco. Gostei da sugestão do salteado e a ideia ficou para a próxima vez que fizesse costeletas.
O salteado de maçã e couve roxa é muito simples de preparar e é um acompanhamento diferente para as refeições de todos os dias. Afinal qual é a piada de comer todos os dias as mesmas coisas!

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de um episódio de " The F Word"- Gordon Ramsay)

2 costeletas de porco (usei do cachaço)
sal e pimenta q.b.
1/4 de couve roxa pequena
1 maçã
1 colher de sobremesa de vinagre de cidra
azeite q.b.
1 raminho de tomilho fresco

Preparação:

Tempere as costeletas com sal e pimenta e grelhe-as na chapa até ficarem tostadinhas e cozinhadas, mas sem as deixar secar.
Entretanto corte a couve roxa numa juliana não muito fina, e corte também a maçã, sem a descascar em quartos, e depois em fatias finas.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer. Junte as maçãs e o raminho e tomilho e deixe saltear 1 minuto em lume forte mexendo sempre. Acrescente depois a couve roxa e tempere com um pouco de sal e pimenta. Deixe saltear, misturando bem e acrescente o vinagre. Não deixe o salteado cozinhar em demasia para não ficar com a maçã e a couve moles.
Sirva o salteado juntamente com a costeleta e, com umas batatinhas ou um pouco de arroz.

Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Também concordo... Não tem graça nenhuma andarmos sempre a comer as mesmas coisas por isso tento variar o mais possível... E também gosto imenso de ver os programas do Chef Gordon Ramsay, pois normalmente apresenta receitas simples e fáceis de confeccionar. Esse teu salteado de couve roxa e maçã ficou muito bom.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Andreia Guedes12:33

    Também vi esse episodio do "F Word" e a receita ficou na minha "to do list". Mas assim aqui descrita no blog será mais simples de seguir. Obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Olá novamente, fiquei a aguardar uma resposta sua para realizar uma troca de links. Não sei se tinha reparado no comentário por isso decidi comentar novamente. ADORO as suas receitas. Bom trabalho, beijocas da Polly.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo17:06

    Costumo também estufar couve roxa com maçã (de preferência reineta, ou qualquer maçã ácida). É muito bom acompanhamento para salsichas grelhadas!
    Delicioso num dia frio...

    ResponderEliminar
  5. Que optimo aspecto.

    Boa semana

    ResponderEliminar
  6. Pra mim, basta este salteado cm único acompanhamento - mt sugestivo! Vou apontar e experimentar :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  7. Deve ser muito bom!

    Sou fã do seu blog!

    ResponderEliminar

Imprimir