Molho "Sweet Chilli"

Não é bem assim que acontece, mas desta vez, ao contrário do que é normal, a receita foi descoberta e preparada pela minha mãe. Eu, assim que provei fiquei entusiasmada e quis logo repetir.
Cá por casa o molho sweet chili é daquelas coisas que compro já pronto a usar. E nem nunca me tinha passado pela cabeça fazer em casa. Pensei que era difícil, complicado e que exigia muitos ingredientes difíceis de encontrar, e nunca me dei sequer ao trabalho de procurar uma receita.
Mas a minha mãe foi muito mais inteligente do que eu. Decidiu fazer ela própria o seu próprio molho depois de ter encontrado uma receita tão simples e com ingredientes acessíveis que até parece mentira. O problema é que a senhora minha mãe não se lembra já de onde retirou a receita e, ao contrário da maioria das pessoas que imprime a página de onde retira as receitas, a minha mãe usou o tradicional método de copiar a receita à mão. Que me desculpe o “proprietário” da receita original por não haver referência à origem da receita.
Claro que eu, depois de provar o molho em casa da mãe, o preparei em minha casa logo de seguida. E é de tal maneira saboroso que não me parece que volte a comprar o molho já pronto. Experimentem e digam de vossa justiça!

Ingredientes para 1 frasquinho:

250g de açúcar
250 ml de vinagre de arroz
5 dentes de alho
4 malaguetas chilli vermelhas (pode usar menos se quiser menos picante)
1 pedaço de 25g de gengibre fresco

Modo de preparação:

Rale o alho e o gengibre e reserve.
Corte as malaguetas ao meio no sentido do comprimento e retire as sementes. Corte-as depois finamente com a ajuda de uma faca.
Numa tachinho coloque o vinagre e o açúcar e deixe levantar fervura. Deixe depois ferver em lume brando durante 10 minutos. Ao fim desse tempo acrescente os dentes de alho e o gengibre ralado e as malaguetas picadinhas e deixe cozinhar mais 5 minutos.
Guarde num frasco devidamente esterilizado e sirva como acompanhamento de crepes, asinhas de frango ou carnes grelahadas.

Bom Apetite!

25 comentários :

  1. Parece delicioso! Será coisa para se aguentar quanto tempo sem se estragar?

    ResponderEliminar
  2. hmmm caseirinho fica com outro sabor. Bem verdade, às vezes pensamos que é muito complicado de fazer e ficamos surpreendidas :)

    ResponderEliminar
  3. No passado fim de semana vi , num dos canais da Zon, um programa de um cozinheiro, que mora em Itália e fez esta receita que foi a vizinha que o ajudou a fazer e depois a comer. Comeu com queijo e com chocolate.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como disse, esta foi retirada de um site da internet do qual a minha mãe já não se recorda.
      No entanto a sugestão de sweet chili com queijo parece-me bastante saborosa e a experimentar.

      Joana

      Eliminar
  4. Uma óptima sugestão :) Thanks again! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:28

    E eu vi ha 2 dias no canal 105 (24KITCHEN), no programa "bill's tasty weekends".
    Bill anda pelo Reino Unido rural a experimentar receitas, recomendo.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo00:39

    Nunca tinha ouvido falar em vinagre de arroz. É fácil de encontrar nas grandes superfícies?

    Dou.pt-portal de doações: http://extremamente-simples.blogspot.com/2012/03/doupt-portal-de-doacoes-reutilizacao-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Flôr,

      Eu comprei sem dificuldade nenhuma no Continente. Estava ao pé dos outros vinagres.
      Espero ter ajudado.

      Joana

      Eliminar
  7. Anónimo11:36

    Olá,

    Fiz esta receita que gosto muito. No entanto, gostava de saber se depois de feito o 'Sweet Chilli' tem que ficar algum tempo para ganhar forma / sabor ou pode já ser consumido?

    Obgd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Depois de arrefecido, o sweet chilli está pronto a consumir. Não é precio aguardar mais tempo do que esse.
      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  8. Anónimo13:35

    Ja fui ao continente e intermarche e nao encontro vinagre de arroz.
    Ha de tudo e mais alguma coisa, até de champanha, mas de arro!!! Onde isso se encontra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Eu comprei sem dificuldade nenhuma no Continente, e a minha mãe também encontrou facilmente no Jumbo. Fora isso, as lojas especializadas em produtos orientais, principalmente comida japonesa, também têm. E nas lojas celeiro também já comprei, apesar de ser bastante mais caro que nos hipermercados.

      Espero ter ajudado.
      Joana

      Eliminar
  9. Anónimo23:02

    Olá, Joana
    Fiz a receita do sweet chili mas, parece-me que o meu molho ficou um pouco liquido.Será porque tapei o tacho na altura de deixar ferver durante os 10 minutos? Se voltar a levar ao lume durante mais 10 minutos o molho fica mais espesso? Qual a consistência correta do molho?
    Obrigada, Filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipa,

      A consistÊncia do molho deverá ser igual a uma geleia. Realmente não deveria ter deixado cozinhar o molho com o tacho tapado. O melhor é mesmo é voltar a ferver mais uns minutos até ter a consistência desejada.

      Joana

      Eliminar
    2. Anónimo23:12

      Olá Joana
      Agradeço o cuidado de ter respondido à minha questão.

      Um abraço, Filipa

      Eliminar
  10. Anónimo11:38

    Olá Joana!

    Qual a melhor (e mais prática) maneira de esterilizar frascos para este fim? E tem alguma receita de piripiri que recomende?

    Sigo o seu blogue há anos e tenho os dois livros, faço imensas receitas retiradas daqui! Obrigada por partilhar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLá Limited Edition,

      Para esterilizar os frascos o melhor mesmo é colocá-los numa panela de água a ferver, juntamente com as tampas e depois deixar secar. No entanto deverá enchê-los ainda quentes com o molho também ainda quente para evitar o desenvolvimento de bactérias.
      Quanto a receita de piri-piri, nada melhor do que os triturar num robot de cozinha juntamente com um pouco de azeite e vinagre até formar uma pasta e depois guardar em frascos. Ou então colocar vários picados num garrafinha e depois cobrir com azeite.

      Espero ter ajudado,

      Joana

      Eliminar
  11. Anónimo18:05

    Segue o blog há dois anos e ainda não fixou que esteriliza os frascos com água a ferver?

    ResponderEliminar
  12. Anónimo22:49

    Adoro as suas dicas. Será que este molho também dá para oferecer no Natal. Também já faço cabazes para o Natal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim... E dura imenso tempo sem se estragar!

      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  13. Acabei de experimentar esta receita e ofereci parte à minha irmã. Obrigada por partilhar é excelente!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo20:56

    Boa noite,
    Experimentei fazer o molho e não sei o que aconteceu, mas quando juntei o alho este ficou.... azul.
    é normal?
    Adoro este molho e ainda não o consegui fazer corretamente.
    Obrigado
    Joao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João,

      Por vezes pode acontecer. Sei que uma vez o meu alho também ficou com uma cor esquisita, apesar de o sabor estar bom na mesma.
      A mim disseram-me que podia ter a ver com o facto de o alho já estar mais "velho" e de não lhe ter retirado o gérmen (o "grelo" interior), mas não sei se poderá ter sido disso.
      Espero ter ajudado,
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  15. Fiquei entusiasmada e quero fazer este molho. Quanto tempo aguenta no frigorífico depois fé feito?

    ResponderEliminar

Imprimir