Picanha Assada ao Sal

Não é preciso o ano mudar, ser segunda feira ou início do mês, para se tomarem decisões e se mudar alguma coisa nas nossas vidas. É preciso apenas atitude e força de vontade. E não desistir, e fazer um esforço mesmo quando não apetece, ou quando achamos que não vale a pena. Ou então acontece que gostamos tanto das mudanças que nada nos custa e tudo é um prazer.
 É por isso que não há nada melhor do que podermos ter controle sobre a nossa própria vida. De termos amor próprio. De acreditarmos em nós e naquilo que somos capazes. De construirmos a nossa própria felicidade com o que realmente está ao nosso alcance. De não viver de utopias ou sonhos ou de colocar a vida em "pause" à espera do que sabemos que poderá não acontecer. Conheço muitas pessoas que sonham demais e vivem de menos. E sacrificam as suas vidas à espera do que não acontecerá...
Certezas ninguém as tem. Mas posso garantir algumas coisas, como esta carne que só precisa de ser de qualidade para uma refeição perfeita!

Ingredientes para 6 pessoas:

1 pedaço de picanha inteira com cerca de  1,5kg
sal de cozinha (grosso) q.b.
pimenta ou ervas aromáticas a gosto (opcional)

Preparação:

No fundo de um tabuleiro onde a carne caiba pefeitamente, coloque uma boa camada de sal de cozinha (grosso). Por cima coloque a carne com a gordura virada para cima. Por cima da carne coloque um pouco de sal grosso - como se estivesse apenas a temperar - e, se desejar um pouco de pimenta ou de ervas aromáticas da sua preferência.
Leve a assar em forno quente (200ºC) durante cerca de 50 minutos até a carne estar cozinhada a gosto (este tempo foi perfeito para este pedaço de carne, mas depende muito do tamanho da peça e de como gosta da carne) e a gordura derretida e tostada.
Deixe a carne repousar cerca de 20 minutos, tapada com papel de alumínio e fora do forno. Corte em fatias o mais fino que conseguir e sirva. Acompanhe com batata assada ou frita, feijão preto , arroz e couve salteada.

Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Julgo que existem sonhos que são platônicos, continuar a sonhar não é pecado desde que nada se invista..., aqueles que são concretizáveis, existe a necessidade de planejar e "bota pra quebrar", "mãos na massa".
    Linda picanha, julgo que a gaúcha só leva sal.
    Beijo,

    ResponderEliminar
  2. Adoro picanha, e esta tua està com um aspecto magnifico amiga bela sugestão!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que bela ideia para fazer a picanha sem ser na brasa!
    Embora seja novinha neste mundo da blogosfera, já acompanho este blog há alguns anos e muito já tenho aprendido com ele! Agora que me tornei blogger oficial sou já fiel seguidora!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Que delicia, que boma aspecto! Também costumo, durante o inverno, fazer a picanha no forno. E fica igualmente deliciosa. Boa sugestão.
    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Que bela picanha, o aspecto garante mesmo uma bela refeição!
    Viver com realismo e simplicidade é a melhor forma de ser bem mais feliz :)
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Sempre quis fazer picanha em casa, mas não sabia bem como! Obrigada pela recita!

    ResponderEliminar
  7. Faço no forno mas de outra maneira: faço um corte no meio da peça e viro a carne do avesso, como uma meia, fazendo com que a parte da gordura fique no meio. O corte deve ser feito nos dois topos da peça, como se fosse meter um recheio, entende? só que vira do avesso. A primeira vez parecia que não ía conseguir, mas é fácil. Depois é a mesma coisa, cobre com sal e vai ao forno. Aqui em casa acompanha-se com arroz branco, feijão preto e farofa.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15:44

    Experimentei e ficou saboroso.

    ResponderEliminar

Imprimir