Tortilha Mediterrânica

Jantar de domingo, depois de um fim de semana cansativo e de ter chegado a casa às 20h cheia de fome e sem nada peparado para jantarmos. No frigorífico havia umas sobras de batatas cozidas que estavam destinadas ao puré da sopa: nudança de planos. Com os abençoados ovos, que rapidamente resolvem qualquer emergência culinária e uns tomates que estavam na gaveta dos legumes assim como uns espinafres caseiros fez-se jantar para 2.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 batatas grandes cozidas
1 tomate
1 mão cheia de espinafres
1 cebola
2 dentes de alho
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
3 ovos

Preparação:

Corte as batatas em cubinhos e pique o dente de alho. Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com duas colheres de sopa de azeite e junte as batatas e o alho picadinho. Deixe saltear até as batatas começarem a dourar. Acrescente depois a cebola em meias luas, os espinafres frescos picados e o tomate em cubinhos e sem sementes. Deixe cozinhar até os legumes estarem macios e tempere com um pouco de sal e pimenta.
Bata os ovos com um pouco de sal e pimenta e acrescente ao preparado anterior. Deixe cozinhar os ovos de um lado e, quando estiverem cozinhados, vire a tortilha do outro lado com a ajuda de um prato e deixe cozinhar do outro lado.
Sirva cortada em pedaços com uma salada verde.

Bom Apetite!

Lombinhos de Peixe com Molho de Tomate, Alecrim e Azeitonas

Quando eu era miúda, em casa dos meus pais, o almoço de segunda-feira ao almoço era quase sempre pescada cozida- Era portanto dia de grande "frete" pois nunca gostei de peixe cozido. Quando era possível fazia tudo para almoçar na escola em vez de o fazer em casa! Hoje, segunda feira, trago também uma receita de pescada, em forma de lombinhos e muito mais saborosa, pelo menos para mim.

Ingredientes para 2 pessoas:

4 lombinhos de pescada (ou outro peixe branco)
2 tomates grandes bem maduros ou uma lata pequena de tomate pelado
1 cebola pequena
1 dente de alho
75ml de vinho branco
1 raminho de alecrim
12 azeitonas pretas descaroçadas
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Leve um tacho ao lume com cerca de 1 colher de sopa de azeite e refogue a cebola e o dente de alho previamente picado. Acrescente o tomate partido em pedacinhos, o vinho branco, o alecrim e tempere de sal e pimenta. Deixe cozinhar tapado e em lume brando durante 5 minutos e acrescente os lombinhos de pescada e as azeitonas. Deixe cozinhar mais uns minutos até o peixe estar cozinhado e o molho apurado.
Sirva os lombinhos com arroz branco e legumes cozidos ou uma salada verde.

Bom Apetite!

Tarte de Maçã à Americana

Esta tarte foi a nossa sobremesa no jantar com o F e a AM. Há muito que andava para experimentar esta versão e, visto que o meu amigo F. gosta muito de tarte de maçã achei que era a melhor altura para a fazer. Ou talvez não... Todos gostámos, mas o F. não ficou fã. Não que a tarte não estivesse boa, mas porque cometi dois pequenos erros (do ponto de vista deste meu amigo): servia-a morna e coloquei canela no recheio de maçã. Claro que o facto de ter repetido o bife wellington, não contribuiu nada para já não ter barriga para a sobremesa...

Amanhã é dia do ultimo workshop nas Amoreiras, às 17h na escadaria central. E no domingo, dia 29, é dia de ir finalmente ao Porto. Às 11h30 na "Praça das Esperiências" do porto.come (saibam mais aqui), e às 15h na Feira do Livro do Porto no stand A22. Apareçam!!
Ingredientes:

Massa
400g de farinha
200g de manteiga
5 colheres de sopa de água gelada
50g de açúcar
1 pitada de sal
2 ovos

Recheio
6 maçãs
150g de açúcar
4 colheres de sopa de farinha de trigo
raspas e sumo  de 1/2 limão
2 colheres de chá de canela em pó
1 gema para pincelar

Preparação:

Misture a farinha, o açúcar e o sal e adicione a manteiga pratida em pedacinhos e a água fria. Misture com as mãos até obter uma massa esfarelada. Junte os ovos batidos e misture bem até obter uma massa homogénea. Se achar mais simples pode misturar a massa no robot de cozinha ou com a ajuda de uma batedeira. A massa deverá ser um pouco mole. Embrulhe-a em película aderente e coloque no frigorífico durante 30 minutos no mínimo.
Para o recheio descasque as maças e retire-lhes o centro. Corte-as depois em fatias finas e misture a canela, o açúcar, a farinha de trigo (que serve para absorver o líquido libertado pelas maçãs ao cozerem), as raspas e sumo de limão. Envolva tudo bem e reserve.
Retire a massa do frigorífico e divida-a em dois.Estique cada um dos pedaços formando 2 discos, sendo que um deles ligeiramente maior para formar a parte debaixo da tarte.
Utilize um pirex fundo e redondo com cerca de 25cm de diametro. Unte-o com um pouco de manteiga e forre-o com o disco de massa maior. Sobre a massa coloque o recheio de maçã e cubra com o outro disco de massa unindo bem as duas massas apertando com os dedos. Pincele depois a superfície com a gema batida e leve a assar no forno (180ºC) previamente aquecido, durante cerca de 45 minutos.
Sirva morna ou fria, simples ou com gelado de nata.

Bom Apetite!

Soufflês de Espinafres e Queijo da Ilha

Na última sexta voltou a haver jantar na varanda, desta vez com o F. e a AM. (e com o ainda por nascer bebé M. que é bom que se vá habituando a estes jantares em casa dos "tios"!) Da ementa constou a minha primeira experiência com o Bife Wellington - versão Gordon Ramsay - que apesar de não ter ficado perfeita estava bastante satisfatória, e, para começar estes soufflês de espinafres e queijo da ilha que são uma receita a repetir.

Ingredientes para 4 pessoas:

200g de espinafres congelados
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 cebola pequena
1 dente de alho
20g de farinha de trigo
120ml de leite
100g de queijo da ilha ralado
2 ovos

Preparação:

Numa frigideira larga coloque um fio de azeite e junte os espinafres congelados, deixando-os cozinhar até estarem descongelados e a água ter absorvido. Tempere com um pouco de sal e pimenta e pique-os com uma faca.
Entretanto leve um tachinho ao lume com 1 colher de sopa de azeite e junte a cebola e o alho previamente picados deixando refogar até ficarem macios. Junte a farinha e mexa bem . Aos poucos adicione o leite, mexendo sempre até ficar com uma mistura grossa.
Adicione à mistura de farinha o queijo da ilha ralado e os espinafres. Rctifique de sal e pimenta e junte também as duas gemas de ovo. Misture bem.
Bata as claras em castelo e envolva cuidadosamente no preparado anterior. Divida a mistura por 4 ramequins (ou tacinhas que possam ir ao forno e à mesa) previamente untadas com um pouco de manteiga e levar a assar cerca de 15 minutos em forno quente (200ºC) até os soufflês estarem dourados e levantados.
Sirva de imediato - antes de começarem a abater.

Bom Apetite!

Venham mais Cinco!

Parece que foi ontem que timidamente comecei a escrever neste blogue, mas entretanto já se passaram cinco anos.
Em cinco anos vejo como este blogue evoluiu, como cresceu, como melhorou, como ficou mais rico e como me tornou uma pessoa mais completa. Como me trouxe tantas pessoas importantes - que embora não as conheça - fazem parte da minha vida e do meu dia-a-dia.
Em cinco anos de blogue percebi que há muitos blogues de culinária, e por detrás deles todo o tipo de pessoas que refletem as suas personalidades através da sua escrita, das suas receitas e das suas fotografias. E são esses atributos que fazem cada um dos muitos blogues de culinária que existem, únicos e capazes de nos cativarem desde o primeiro momento.
Em cinco anos de blogue o "Feito em Casa" aconteceu, o que me encheu de orgulho, não só por ver um livro publicado, mas principalmente pelas palavras simpáticas e atenciosas de quem sentiu o mesmo orgulho e reconhecimento que eu senti e foi capaz de o demonstrar sem se sentir incomodado.
Em cinco anos de blogue percebi que nem sempre tudo é tão simples e bonito como publicar receitas e ver depois os comentários simpáticos. Há bastante trabalho, dedicação e amor. É preciso pesquisar, escrever, ajustar e gastar algum do nosso tempo. Mas é algo que após cinco anos ainda faço com muito prazer, e sem nenhum tipo de obrigação.
Em cinco anos de blogue tenho de agradecer ao M. e a todos os que costumam comer aqui em casa e que servem de cobaias a estas receitas. E que esperam pelas pacientemente que eu tire as fotografias arriscando a comer tudo frio.
Em cinco anos de blogue tenho de agradecer a todos os que visitam o "As Minhas Receitas" em busca de inspiração e de receitas ou apenas para ver qual a novidade do dia. Obrigada a todos vocês, leitores, seguidores, "fãs" através do facebook, anónimos... Estes cinco anos são-vos dedicados.
E que venham mais cinco!

Folhadinhos de Camembert com Compota de Maçã

Não há coisa mais rápida de preparar do que uns folhados para petiscar ou iniciar uma refeição. É daquelas coisas que ficam sempre bem quando não nos lembramos de mais nada, e basta passar pelo supermercado e trazer 3 simples ingredientes: queijo, massa folhada e uma compota a gosto. Se os fizerem um pouco maiores, podem servir como uma entrada mais "elegante" acompanhados com uma salada verde e servidos já empratados. Mais pequeninos, são ideais para colocar na mesa num prato bonito, num lanche ajantarado ou num jantar volante.
Estes foram feitos com camembert e compota caseira de maçã, mas basta um pouco de imaginação e as combinações não vão faltar, com queijo ou qualquer outro ingrediente.

Este sábado, dia 28 de Maio, haverá novo workshop no C.C. Amoreiras - o último. E no domingo, dia 29, pelas 11h30 haverá um workshop no Porto, no evento porto.come. Apareçam!

Ingredientes para cerca de 20 folhadinhos:

1 rolo de massa folhada refrigerada
1 queijo camembert (250g)
compota de maçã q.b.
gema de ovo para pincelar
sementes de sésamo q.b. (opcional)

Preparação:

Corte a massa folhada em tiras com cerca de 4 cm de largura  e com 12cm de comprimento. Corte o queijo em pedacinhos.
Na ponta de cada uma das tiras de massa folhada coloque um pedaço de queijo e um pouco de compota. Envolva na tira de massa folhada, enrolando de modo a ficar bem fechado. Repita até esgotar todos os ingredientes.
Coloque os folhadinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele-os com a gema de ovo desfeita numa colherzinha de água. Salpique com as sementes de sésamo e leve a assar em forno quente (200ºC) até a massa estar cozinhada e bem folhada.
Sirva mornos ou à temperatura ambiente.

Bom Apetite!

Cogumelos Salteados

Este sábado, o meu amigo J. fez anos, e pediu-me para o ajudar a preparar um lanche para receber os amigos. Claro que não lhe podia dizer que não, até porque os amigos são para as ocasiões.
Entre as coisas que fomos preparando, fiz uns cogumelos salteados que foram muito apreciados. Não pensei que uns simples cogumelos fizessem tanto sucesso...
São optimos como um petisco ou com umas fatias de pão caseiro para uma refeição ligeira!

Ingredientes:

300g de cogumelos frescos
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de chá de molho inglês
2 colheres de sopa de salsa picada
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Lave os cogumelos e corte-os em quartos.
Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com cerca de 2 colheres de sopa de azeite e junte os dentes de alho picados e a folha de louro. Acrescente os cogumelos e tempere com o molho inglês e um pouco de sal e pimenta. Deixe saltear até os cogumelos estarem cozinhados e acrescente a salsa picada.
Sirva quente ou frio.

Bom Apetite!

Bolo de Avelãs e Chocolate

Em vésperas de fim de semana, nada sabe melhor do que ir até à cozinha e preparar um bolo ou umas bolachinhas. Manias, ritual, o que lhe quiserem chamar... Mas os fins de semana cá em casa começam quase sempre por um bolo feito na sexta-feira à noite, e que depois partilhamos com quem por aqui passar para um café e dois dedos de conversa. Esta é a sugestão para hoje, um bolo simples com uma das melhores combinações de sempre: avelã e chocolate...

Ingredientes:

125g de manteiga sem sal
125g de açúcar
4 ovos
150g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
100g de avelãs picadas
75g de chocolate de culinária partido em pequenos pedaços ou pepitas de chocolate

Preparação:

Amasse a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte as 4 gemas e continue a bater.
Bata as claras em castelo bem fime . Misture as claras e a farinha aos poucos e alternadamente, mexendo devagar. Junte as avelãs e o chocolate picado e misture.
Deite numa forma de bolo inglês, untada e polvilhada com farinha e alise.
Leve a cozer em forno moderado (180ºC) durante cerca de 40 minutos.

Bom Apetite!

Nuggets de Peru com Sementes de Sésamo

Não é por cozinharmos todos os dias que devemos dar menos importância ao sabor, à apresentação e à diversidade dos alimentos que preparamos. Bem pelo contrário. Devemos inovar, criar novas texturas e sabores tentando preparar refeições nutritivas e que agradem a todos. As receitas de todos os dias querem-se sempre simples e muito saborosas.  Como estes bifinhos de peru panados com sementes de sésamo e cozinhados quase sem gordura.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 bifes de peru não muito grossos
sementes de sésamo q.b.
2 dentes de alho
azeite q.b.
sal e pimenta
sumo de 1/2 limão
1 folhinha de louro

Preparação:

Corte os bifes de peru em pequenos pedaços e tempere-os de sal, pimenta, louro, os dentes de alho picados e o sumo de limão. Deixe marinar.
Leve uma frigideira anti aderente ao lume com um fiozinho de azeite. Passe os pedacinhos de peru pelas sementes de sésamo, para que fiquem bem cobertos, e leve-os a "fritar" na frigideira até que a carne fique cozinhada e as sementes de sésamo tostadas.
Sirva com arroz e uma salada variada.

Bom Apetite!

Sopa de Morangos, Vinho do Porto e Hotelã com Gelado de Baunilha

Quando me casei (há já 5 anos), a pré-sobremesa da nosso jantar era uma fantástica sopa de morangos e vinho do porto, servida numas tacinhas pequeninas e que deliciou todos os convidados. Lembrei-me já dela muitas vezes, mas por uma razão ou por outra ainda não me tinha aventurado numa tentativa de a recriar.
Para este jantar de "Sábado a 6", e depois de andar às voltas com o que fazer para sobremesa, lembrei-me de finalmente tentar fazer a sopa de morangos. E, para a complementar - apesar de na realidade não presisar de nada mais - servi juntamente com uma bola de gelado de baunilha. Coisas simples e deliciosas...

Ingredientes para 6 pessoas:

500g de morangos
250g de açúcar
1,5 calices de vinho do Porto
400ml de água
12 folhinhas de hortelã
6 bolas de gelado de baunilha (caseiro ou de compra)

Preparação:

Coloque a água, o vinho do porto, o açúcar e 6 folhas de hortelã num tachinho e leve ao lume. Deixe ferver 10 minutos.
Entretanto arranje os morangos lavando-os e retirando-lhes o pé e junte-os à calda de açúcar assim que tiverem passado os 10 minutos, deixando depois ferver mais 5 minutos.
Ao fim desse tempo retire do lume e triture tudo muito bem com a varinha mágica. Coe depois o líquido para retirar as graínhas dos morangos e obter um líquido mais aveludado.
Coloque a sopa de morangos numa jarra e leve ao frigorífico a arrefecer (a mistura deve estar bem fria antes de servir.)
Para servir coloque uma bola de gelado em cada uma das tacinhas e decore-a com uma folhinha de hortelã.
Já na mesa verta a sopa de morangos em cada uma das tacinhas com o gelado de baunilha.

Bom Apetite!

Pilau de Frango

Depois de começarmos o nosso jantar com os crepes de sabor mais delicado e simples, o prato principal foi de inspiração indiana com um aromático Pilau de frango que todos adoraram.
Uma receita que pode ser preparada com antecedência e é optima para receber convidados!

Ingredientes para 6 a 8 pessoas:

2 frangos cortados em pedaços pequeninos (peçam no talho)
3 chávenas (capacidade de 230ml) de arroz basmati
6 colheres de sopa de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres de chá de coentros em pó
1 colher de chá de cominhos em pó
2 colheres de chá de pó de caril
1 colher de chá de curcuma (açafrão das indias)
8 vagens de cardamomo esmagadas
1 pau de canela
1 pernada de tomilho fresco
1 cenoura
1 rama de alho francês
2 cravinhos
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Coloque o frango aos pedacinhos numa panela, cubra de água e acrescente a cenoura, a rama do alho francês e tempere com os cravinhos e com sal. Leve ao lume e deixe ferver cerca de 40 minutos.
Retire depois os pedaços de frango e reserve-os. Coe o caldo da cozedura e reserve-o para fazer o arroz.
Entretanto leve um tacho ao lume com o azeite. Acrescente a cebola e os dentes de alho picados e deixe refogar. Acrescente as especiarias e as folhinhas do tomilho e deixe fritar 2 ou 3 minutos. Se necessário acrescente uma colher de sopa do caldo da cozedura do frango. Acrescente agora o arroz e envolva bem na mistura de especiarias deixando-o fritar um pouco. Tempere com sal e pimenta.
Coloque o arroz numa assadeira de louça ou de pirex e coloque por cima, numa só camada os pedacinhos de frango (para estas quantidades usei 2 assadeiras) e polvilhe o frango com uma pitada de pó de caril apenas para dar cor. (Se estiver a fazer o prato com alguma antecedência, poderá deixar ficar assim, e apenas juntar o caldo quente e colocar no forno a cozinhar cerca de 30 minutos antes de queres servir).
Leve o caldo de frango que reservou ao lume e deixe levantar fervura. Para as 3 chávenas de arroz basmati usadas, verta 6 chávenas de caldo de frabgo quente sobre o arroz e o frango e coloque de imediato no forno previamente aquecido a 200ºC. Deixe o arroz cozinhar, o que demorará cerca de 30 minutos - ou até o caldo se ter evaporado e o arroz estar sequinho.
Sirva quente.

Bom Apetite!

Crepes de Camarão com Alho Francês e Cogumelos

No fim de semana houve novo jantar de "Sábado a 6" cá em casa. E aproveitou-se a ocasião para iniciar a temporada das refeições na varanda, que passa agora a ser a nossa sala de refeições de eleição. Esperamos só que o tempo se mantenha assim, e que a chuva não regresse...
Foi mais um jantar animado e saboroso, que se iniciou com estes crepes que foram bastante elogiados.

Ingredientes para 6 pessoas:

12 folhas de crepes (fiz esta receita)
350g de miolo de camarão
2 alho franceses pequenos
1 cebola pequena
150g de cogumelos
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 pitada de noz moscada
3 colheres de sopa de farinha de trigo
150ml de leite

Preparação:

Leve uma panela ao lume com um pouco de azeite e refogue a cebola previamente picada. Acrescente depois o alho francês em rodelas e bem lavado para retirar toda a terra que costumam acumular, assim como os cogumelos laminados. Deixe cozinhar até os legumes estarem macios e acrescente o miolo de camarão. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar mais 5 minutos até os camarões estarem rosados. Polvilhe agora a mistura com a farinha e acrescente o leite. Mexa e deixe engrossar até formar uma espécie de bechamel. Rectifique de sal e pimenta e acrescente uma pitada de noz moscada. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Reserve 2 colheres de sopa da mistura de camarão e legumes, e com a restante recheie cada um dos crepes dobrando-os ou enrolando-os. Coloque os crepes prontos no prato de servir e regue com o recheio que reservou (se estiver muito preso junte um pouco mais de leite).
Sirva à temperatura ambiente com uma salada verde.

Bom Apetite!

Gelado de Bolo de Limão com Compota de Morangos e Iogurte

A ideia inicial era fazer um triffle para levar para casa da R. e o JP. Havia um resto de bolo de limão que seria perfeito para a base, compota de morango que, juntamente com mascarpone,  fariam o creme. A ideia era boa.
Cortei o bolo em pedacinhos e coloquei no fundo de uma taça. Por cima umas colheradas de compota de morango e já parecia perfeito. Quando chegou ao creme, e ao abrir a embalagem de mascarpone que já não estava nova,  percebi que o queijo já não estava bom. Que fazer? Natas não tinha, mas tinha iogurtes e leite condensado. Decidi que faria o creme com essas duas coisas, mas ficou demasiado líquido e, ao juntar à mistura de bolo e compota de morango o aspecto era um pouco desastroso e era evidente que alguma coisa tinha corrido mal e estávamos perante um desastre. Desisti da ideia e coloquei tudo numa caixa plástica no frigorífico -  lidaria com aquilo mais tarde, e fui fazer um leite-creme para levar.
Do desastre do triffle surgiu-me a ideia de pegar naquilo tudo e fazer um gelado. E que belo gelado!

Entretanto aproveito para avisar que amanhã voltarei a estar na Feira do Livro de Lisboa, das 15h às 16h no stand da editora Esfera dos Livros. E que depois, às 17h, haverá novo workshop nas Amoreiras (junto à Escadaria Central). Apareçam!

Ingredientes:

5 fatias de bolo de limão (o que sobrou desta receita)
1 lata de leite condensado
2 iogurtes naturais
2 claras
4 colheres de sopa de compota de morango

Preparação:

Corte o bolo em pedacinhos e junte-lhe a compota de morango. Misture os iogurtes com o leite condensado e verta para cima da mistura de bolo e compota misturando bem.
Bata as claras em castelo e envolva-as na mistura anterior.
Coloque agora tudo na máquina dos gelados e proceda de acordo com as instruções do fabricante. Cerca de 30 minutos depois terá o gelado pronto que deverá guardar numa caixa hermética no congelador. Se não tem máquina de gelados coloque a mistura no congelador e, de hora a hora vá batendo a mistura com um garfo de modo a quebrar os cristais de gelo e permitindo que o gelado se vá tornando cremoso.

Bom Apetite!

Mini-Palmiers Folhados com Cobertura de Chocolate

Uma massa folhada quase a passar do prazo no frigorífico e a "necessidade" de fazer um mimo para oferecer juntaram-se, e passado 30 minutos o resultado foram estes lindos palmiers folhados. A receita não é nova e muito menos original. Já aqui os tinha feito, com uma mistura de açúcar e canela.
Agora ficaram mais gulosos, com a cobertura de chocolate, mas igualmente deliciosos e capazes de surpreender quem os receber.

Hoje é dia de nova rubrica "Feito em Casa" no programa "Mais Mulher", a partir das 19h no canal Sic Mulher. Espero que gostem!
E este sábado, dia 14, voltarei a estar na Feira do Livro de Lisboa, das 15h às 16h no stand da editora Esfera dos Livros. E às 17h, haverá novo workshop nas Amoreiras (junto à Escadaria Central).

Ingredientes para cerca de 25 mini-palmiers:

1 rolo de massa folhada refrigerada pronta a usar
4 colheres de sopa de açúcar
50g de chocolate de culinária (ou chocolate de leite)
2 colheres de sopa de manteiga

Preparação:

Estenda a massa folhada sobre uma bancada e polvilhe com metade do açúcar. Com as mãos faça pressão de modo a que o açúcar se fixe à massa.Vire a massa ao contrário e repetida o procedimento.
Comece depois a enrolar a massa folhada numa das extremidades até chegar ao meio. Depois enrole a outra extremidade também até chegar ao meio. Corte em fatias com 1 dedo de espessura.
Forre depois um tabuleiro com papel vegetal e coloque ai os palmiers espalmando-os um pouco com as mãos. Leve ao forno a 200ºC cerca de 15 minutos. Retire e deixe arrefecer.
Entretanto derreta o chocolate com a manteiga no microondas durante alguns segundos, misturando bem e de modo a obter um chocolate brilhante e líquido.
Mergulhe metade de cada um dos palmiers no chocolate e coloque sobre papel vegetal para o chocolate solidificar.
Assim que o chocolate estiver solidificado (poderá colocar no frigorífico se estiver muito calor, para o processo ser mais rápido) guarde os mini-palmiers numa caixa hermética.

Bom Apetite!

Ovos Benedict com Espinafres

Esta foi a minha primeira tentativa de recriar este clássico. São portanto uns ovos benecict um pouco adaptados (usei pão normal torrado em vez de "english muffin", juntei espinafres o que não é propriamente uma novidade e fiz um molho hollandaise com azeite em vez de manteiga, receita do Gordon Ramsay) mas que creio que mantêm a sua essência.
Apesar de serem tradicionalmente servidos no Brunch (a refeição que junta pequeno-almoço com almoço) são perfeitos para um jantar ou almoço mais ligeiro.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 ovos
200g de espinafres congelados
2 fatias de fiambre
2 fatias de pão caseiro
azeite q.b.
1 dente de alho
sal e pimenta q.b.
vinagre q.b.

Molho Hollandaise:
(adaptado de "Ramsay´s Best Menus" - Gordon Ramsay receita 182)
1 gema
30ml de azeite extra-virgem
1 colher de chá de vinagre
uma pitada de sementes de coentros esmagadas
1 colher de chá de sumo de limão
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Comece por preparar o molho. Coloque o vinagre e as sementes de coentros numa tacinha e leve ao microondas a ferver até reduzir. Coloque a gema numa tigela de vidro resistente ao calor sobre uma panela com água a ferver (banho-maria). Junte à gema o vinagre fervido com as sementes de coentros previamente passado por um coador, e misture a gema sobre a água fervente até esta ter dobrado de volume. Retire a taça da água e acrescente o azeite aos poucos e poucos sem para de mexer. Junte o sumo de limão e tempere com sal e pimenta a gosto. O resultado final deverá assemelhar-se a uma maionese. Reserve.
Leve agora uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e com os dentes de alho picados. Acrescente os espinafres e deixe cozinhar até toda a água que libertaram ter evaporado. Tempere de sal e pimenta.
Escalfe os ovos levando uma caçarola com água temperada de sal ao lume. Quando levantar fervura junte um esguicho de vinagre e misture a água com uma vara de arames no sentido dos ponteiros do relógio. Ainda com a água em movimento (mas sem a vara de arames) abra o ovo para o centro do remoinho. Isto fará com que a gema e a clara fiquem juntas e o ovo fique com uma bonita forma redonda. Deixe cozinhar cerca de 3 minutos, de modo a que a clara fique firme e a gema líquida. Retire cuidadosamente com a ajuda de uma espátula e escorra sobre papel absorvente. Repita com o outro ovo.
Para montar o prato, coloque a fatia de pão previamente torrado no centro do prato. Sobre este coloque metade dos espinafres salteados, a fatia de fiambre e o ovo escalfado.Termine com um pouco do molho e tempere com um pouco de pimenta.

Bom Apetite!

Caril de Caranguejo Real

Desde que o tio L. falou no caril feito com caranguejo real, que fiquei com vontade de experimentar. E foi depois de mais um episódio do programa "Pesca Radical", (que o M. adora ver, e que por arrasto eu também vejo....) em que seguimos o dia-a-dia de diversos barcos de pesca especializados na apanha destes caranguejos, que subitamente me voltei a lembrar do dito caril e me deu vontade de sair de imediato para ir às compras (e já passava da meia-noite).
Finalmente lá comprei uns belos bocados do dito caranguejo e tivemos um caril de lamber os dedos.

Ingredientes para 2 pessoas:

600g de caranguejo real com casca e partido em pedaços
1 cebola grande
2 dentes de alho
sal q.b.
1 colher de sopa de pó de caril
1 colher de chá de curcuma (acafrão das indias)
100g de coco em barra (em alternativa 200ml de leite de coco)
óleo vegetal q.b.
coentros q.b.

Preparação:

Leve um tacho ao lume com o óleo e refogue a cebola e os dentes de alho picados. Junte depois o pó de caril e a curcuma e deixe fritar em lume brando (poderá acrescentar malagueta seca ou piri.piri moído se gostar do seu caril mais picante). Se necessário acrescente umas gotinhas de água de modo a que a mistura não queime.
Acrescente o caranguejo em pedaços e envolva no refogado. Acrescente o coco em barra partido em pedaços e acrescente um copo de água a ferver para formar o leite de coco (se não usar coco em barra acrescente o leite de coco mas não acrescente a água).
Tempere de sal a gosto e deixe ferver sobre lume brando cerca de 10 minutos para o molho apurar.
Antes de servir polvilhe com os coentros picados e sirva com arroz basmati bem soltinho.

Bom Apetite!

Moelas Estufadas com Cravinho

O M. gosta muito de moelas. Mas moelas como faz a mãe dele, com uns temperos a fazerem lembrar o sarapatel goês. Ora eu, que não sou fã de moelas (ou de qualquer outra miudeza....) tinha provado há uns tempos as tais moelas e tinha até gostado bastante, provavelmente pelo uso das especiarias. O gosto a cravinho era dominante, e foi com essa ideia que preparei as moelas.
E, independentemente de serem ou não feitas assim, ficaram aprovadas pelo M. E até eu que não gosto (gostava?) de moelas comi e repeti este petisco!

Ingredientes para 2 pessoas:

500g de moelas de frango
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de cravinho em pó
1 pitadinha de cominhos
sal e pimenta q.b.
picante q.b. (ou malagueta seca)
0,5dl de vinho branco ou cerveja

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a refogar no azeite juntamente com a folha de louro. Acrescente o colorau, o cravinho, uma pitada de cominhos e deixa-se alourar um pouco. Acrescente depois as moelas partidas em pedaços e tempera-se com o sal, a pimenta, o picante e o vinho branco ou cerveja.
Mexe-se bem e deixa-se estufar sobre lume brando (se necessário acrescentar um pouco de água) até estarem macias.
Sirva como petisco acompanhado por umas fatias de pão caseiro!

Bom Apetite!

Bolo de Limão com Cobertura Glacê de Limão

Um café cá em casa com amigos, foi a desculpa perfeita para preparar um bolo de limão que andava a magicar. Adoro o sabor do limão nas sobremesas e estava com imensa vontade de fazer um bolo simples com intenso sabor a limão. E ainda por cima tinha ovos caseiros, oferta da prima I., que iriam tornar o meu bolo ainda mais saboroso.
Lá fiz o bolo que ficou muito bonito, muito amarelinho e com um sabor intenso a limão. Eu adorei, bem como a AM. O M. e o FV. acharam que a cobertura tinha sido perfeitamente dispensável, pois tinha uma acidez demasiado intensa. Com ou sem cobertura, consoante o vosso gosto pessoasl, aqui fica mais uma sugestão.

Ingredientes:

180g de manteiga à temperatura ambiente
1/2 chávena de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
2 ovos grandes
1 e 1/2 chávenas de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
sumo e raspa de 1 limão

Cobertura Glacê de Limão:
100g de açúcar em pó
sumo e raspa de 1 limão

Preparação:

Numa taça junte a manteiga com o açúcar e a baunilha e bata com a batedeira até obter uma mistura cremosa. Junte os ovos, volte a misturar bem com a batedeira e por fim adicione a farinha previamente peneirada com o fermento, e a raspa e o sumo de limão. Misture tudo com a batedeira até ficar com uma mistura homogénea.
Coloque a mistura numa forma de bolo inglês previamente untada e leve a cozer, cerca de 45 minutos, em forno quente (180ºC).
Entretanto prepare a cobertura misturando o açúcar em pó com o sumo de limão até ficar bem dissolvido.
Depois de retirar o bolo do forno deixe-o arrefecer e cubra-o em seguida com o glacê, terminando com raspas de limão.

Bom Apetite!

Amêndoas Torradas

A Tita M., minha madrinha e "tia" emprestada, levou-me há uns tempos um caderninho de receitas de família que pertencia à sogra. São muitas as receitas manuscritas no caderninho, intitulado "Caderno de Receitas de Doces Familiares", que eu copei e guardo agora como se de uma relíquia se tratasse.
Apesar de ter muitas receitas que aguardam disponibilidade para serem preparadas, não consegui resistir a fazer estas amêndoas torradas de que tanto gosto. Claro que a receita é omissa em alguns detalhes, o que fez com que eu tivesse de a interpretar à minha maneira, mas o resultado final foi excelente.
Como ainda estamos na Páscoa, nada melhor do que continuar a ter em casa umas amêndoas doces para servir com um café a quem nos visita!

Ingredientes:

200g de amêndoas inteiras
100g de chocolate em pó
1 colher de café de canela em pó
1 chávena de açúcar + 1 chávena de água

Preparação:

Numa frigideira grande anti-aderente coloque o açúcar e a água e deixe ferver 3 minutos. Entretanto, numa outra frigideira torram-se as amêndoas sem deixar queimar.
Depois de ferver a água com o açúcar, junta-se o chocolate e a canela e mistura-se bem. Acrescenta-se de seguida as amêndoas e, em lume brando vai-se mexendo bem tudo até que a mistura começe a ficar granulada e se agarre às amêndoas.
Retira-se depois do lume e coloca-se sobre papel vegetal ou um tapete de silicone e separam-se as amêndoas deixando arrefecer bem antes de se guardarem num recipiente bem fechado.

Bom Apetite!

Batatas Mrs. Anna

Gosto de receitas com histórias. Mesmo que as receitas sejam simples, tornam-se sempre mais saborosas depois de ouvirmos contar o que originou a receita, ou como ela nos chegou às mãos. Foi por isso que gostei tanto desta receita. Adorei a história, contada no blogue "Mesa para 4", e fiquei cheia de vontade de preparar uma receita que nasce no racionamento alimentar da II Guerra Mundial, quando os recursos eram muito escassos, e as donas de casa tinham de inventar o melhor que podiam para colocar comida todos os dias em cima das mesas.

Ingredientes para 2 pessoas:
(Receita do blogue Mesa para 4)

4 batatas grandes para fritar

2 colheres de sopa de Água
1 colher sopa de Azeite
Sal e Pimenta q.b.

Preparação:

Parta as batatas como se fossem para fritar mas um pouco mais grossas e distribua-as numa frigideira anti-aderente. Por cima deite a água e o azeite e tempere com o sal e pimenta a gosto.
Deixe cozinhar em lume brando, com tampa, mexendo de vez em quando. As batatas vão corando e cozendo ao mesmo tempo. Quando estiverem macias e ligeiramente douradas estão prontas.
Optimas para acompanhar assados e grelhados.

Bom Apetite!

Ovos Mexidos com Cogumelos, Queijo da Ilha e Azeitonas

Já aqui referi muitas vezes que não sou capaz de estar em casa sem ter ovos no frigorífico. São essenciais para o bom funcionamento da minha cozinha, quer seja para doces ou salgados. Se há sobras de qualquer coisa basta apenas misturar um ovos batidos e sai uma tortilha, uma omelete, um pastelão ou uma fritata, e assim temos uma refeição. Se há necessidade de "limpar o frigorífico", os ovos são a adição perfeita para acabar com caixas e caixinhas. E se a comida é pouca, quem nunca estrelou uns ovos para fazer render o jantar?
Desta vez, a questão foi outra. Sozinha em casa para almoçar, a hora do almoço a passar rapidamente e a fome a apertar, e prestes a estar uns dias fora de casa. Frigorífico bastante vazio, um resto de uns cogumelos frescos a começarem a ficar feios, uma embalagem de queijo da ilha aberta e com um resto no fundo, e ovos, claro! O almoço fez-se depressa e comeu-se à mesma velocidade. E estava bom. Ou então era eu que estava com muita fome....

Ingredientes para 1 pessoa:

12 cogumelos brancos pequenos
10 azeitonas pretas descaroçadas
1 mão cheia de queijo da ilha ralado
1 ovo grande
1 dente de alho
sal q.b.
tomilho fresco q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Lave os cogumelos e corte-os em fatias. Corte também o dente de alho e coloque tudo numa frigideira com um fio de azeite. Deixe os cogumelos saltear, tempere com umas pedrinhas de sal e com umas folhinhas de tomilho fresco.
Acrescente depois as azeitonas cortadas em rodelas e envolva bem. Acrescente o queijo da ilha e o ovo batido. Envolva bem e mexa sobre lume brando até os ovos terem a consistência desejada.
Sirva com uma salada de tomate e arroz branco, se desejar.

Bom Apetite!

Peru Assado com Mistura de Especiarias

No Natal passado ofereci nos cabazes de natal, entre outras coisas, uma mistura de especiarias especial para assados e grelhados, receita da Martha Stewart. Além de ter feito imensa quantidade para oferecer, fiz também um frasquinho para ter aqui por casa, uma vez que achei a mistura muito saborosa e bastante prática para ter sempre à mão e rapidamente temperar uma peça de carne.
A receita desta mistura já a tinha deixado no "A Economia cá de Casa", mas recentemente ao encher mais um frasquinho aqui para casa, achei que devia colocar aqui a sugestão. Para quem gosta de ter uma mistura para assar carnes (fica optimo com aves e carne de porco) sempre à mão, e quer uma alternativa às misturas prontas para assados que entretanto surgiram nos supermercados, aqui fica a ideia.

Ingredientes para a Mistura de Especiarias:

(Receita Original da Martha Stewart - Chávena usada com 230ml de capacidade)

1/3 de chávena de sal
1/4 de chávena de açúcar amarelo
1/4 chávena de colorau doce ou paprika
2 colheres de sopa de oregãos secos
2 colheres de sopa de tomilho seco
1 colher de sopa de flocos de malagueta (opcional)

Para o assado de Peru - para 4 pessoas:
1 perna de peru com cerca de 1,5kg
5 colheres de sopa da mistura de especiarias

Preparação:

Misture todos os ingredientes e coloque num frasco.
Coloque a perna de peru num pirex e tempere-a com 5 colheres de sopa da mistura de especiarias. Tape bem o pirex com papel de alumínio e leve a forno quente 180ºC durante cerac de de 1h30. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio e deixe a carne tostar um pouco.
Sirva o peru assado com batatinhas ou arroz e uma salada verde.
Use a mistura de especiarias para temperar carne de porco ou de avés para assar e como tempero de grelhados.

Bom Apetite!

Imprimir