Bolachinhas de Figos e Chocolate Branco

A minha colecção de livros de culinária não para de aumentar. O M. adora fazer-me surpresas, e muitas são as vezes em que chego à caixa do correio e eis que vejo mais uma encomenda. E nem imaginam como me sinto feliz com cada novo livro que ele me oferece!
De vez em quando eu também compro livros para mim. Um dos ultimos foi o "Popina - Iguarias Saudáveis", um livro que me conquistou assim que o folheei. Não é de nenhum "celebrity chef", nem de ninguém muito conhecido (pelo menos eu não conhecia), mas ao chegar a casa com o livro que tanto me tinha fascinado, foi logo pesquisar. A autora, Isidora Popovic nasceu na Sérvia, e adorava ver a mãe cozinhar. Faziam doces, conservas, salsichas e até presunto. (De certo modo, não pude deixar de me identificar um pouco com ela!)
Em 1999 fundou a Popina e começou a vender as suas iguarias no mercado de Portobello em Notting Hill - Londres, onde ainda hoje também vende. O livro é uma selecção das receitas favoritas da autora - muitas das quais ainda hoje podem ser compradas na Popina.
Apesar do amor à primeira vista, e de muitas receitas marcadas, ainda não tinha tido tempo de preparar nenhuma. Até ao momento.
Esta combinação surpreendente de ingredientes é delicada e reconfortante, e, já depois de ter sido conquistada pelo livro, rendi-me completamente às receitas. A minha sugestão para o fim-de-semana.

Amanhã pelas 17h haverá um pequeno workshop nas Amoreiras - escadaria central, e no Domingo estarei na Feira do Livro de Lisboa a partir das 16h30.

Ingredientes para cerca de 20 bolachinhas:
(in "Popina - Iguarias Saudáveis" de Isidora Popovic, pág. 21)

50g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
80g de açúcar mascavado claro
algumas gotas de essência de baunilha
1 ovo
70g de figos secos macios cortados em pedacinhos
50g de chocolate branco partido em pedacinhos
130g de farinha sem fermento
1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Ligue o forno e regule-o para 160ºC.
Bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Acrescente a baunilha e o ovo e misture bem. Incorpore os figos e o chocolate partido em bocadinhos.
A parte, misture a farinha com o fermento e junte depois, delicadamente, aos ingredientes molhados.
Coloque montinhos de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e devidamente espassados entre si, espalmando-os ligeiramente com a colher.
Leve ao forno quente cerca de 25 minutos ou até ficarem dourados. Retire e deixe arrefecer alguns minutos antes de os guardar numa caixa hermética.

Bom Apetite!

Slushie de Morangos

Ultimamente, nos jantares comunitários ou de Sábado a 6 cá em casa, tenho preparado algumas bebidas diferentes como alternativa aos sumos ou refrigerantes carregados de ingredientes estranhos e que pouco bem nos fazem.
Tenho descoberto combinações e alternativas saborosas, como este fantástico slushie, que todos adoraram, inspirado por uma receita do Jamie Oliver.

Ingredientes:
(Adaptado de "Jamie 30 minute meals" pág. 166)

350g de morangos
cubos de gelo q.b.
75ml de elderflower cordial q.b. (xarope de flôr de sabugueiro, que se dilui em água como a groselha - à venda na loja sueca do IKEA)
2 pernadinhas de hortelã
1 litro de água fresca

Preparação:

No copo liquidificador coloque os morangos sem pé, lavados e cortados em pedaços, as folhas de hortelã e uns quantos cubos de gelo. Triture bem até formar uma pasta. Acrescente depois o elderflower cordial (que também serve para adoçar a bebida) e metade da água e volte a triturar.
Coloque a mistura num jarro, acrescente a restante água e mexa bem. (Se achar pouco doce acrescente um pouco mais de elderflower cordial). Sirva.

Bom Apetite!

Feijoada de Frango e Feira do Livro

Há feijoadas para todos os gostos: de lulas, de búzios, de camarão, à transmontana, com couve, sem couve, com carnes mais ou menos gordas, com ou sem enchidos, de lingueirão, de choco .... E porque não, numa versão de frango?
Além de ficar igualmente saborosa fica também mais light, e os cominhos dão-lhe um perfume muito agradável.
E para este fim de semana, há novamente workshop no C.C. Amoreiras, no sábado dia 30 às 17h e, estarei também na Feira do Livro de Lisboa no dia 1 de Maio a partir das 16h30. Como já sabem são sempre muito bem vindos!

Ingredientes para 4 pessoas:

500g de feijão vermelho cozido
1 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
1 cenoura
3 peitos de frango
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 lata pequena de tomate pelado
1 malagueta
sal e pimenta q.b.
1/2 colher de chá de cominhos em pó
salsa picada q.b.
azeite

Preparação:

Faça um refogado com a cebola, o alho picado e o azeite. Acrescente a folha de louro e o frango cortado em cubinhos. Tempere com sal, pimenta, os cominhos e a malagueta e deixe refogar cerca de 10 minutos.
Junte depois a cenoura em rodelas, a polpa de tomate e o tomate pelado partido em cubinhos.(Se achar necessário junte também um pouco de água). Deixe cozinhar até o frango estar macio.
Junte depois o feijão já cozido assim como um pouco do caldo da cozedura. Misture bem, rectifique de temperos e deixe cozinhar mais um pouco para o feijão apurar com os restantes temperos.
Sirva polvilhado com salsa picada e com arroz branco.

Bom Apetite!

Peixe com Cogumelos e Alho Francês

Andavam umas postas de pescada congeladas pelo congelador cá de casa. A pescada assim é sempre aproveitada para limpar de peles e espinhas e ser utilizadas em diversas preparações cuinárias como recheios de crepes, canelones, rissois... de qualquer maneira, desde que não seja comida cozida. Desta vez saiu acompanhada com legumes e um molho cremoso.
Mais uma sugestão para comer postas de pescada de uma maneira mais agradável!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 postas de pescada
1 alho francês grande
10 cogumelos brancos
azeite q.b.
1 dente de alho
sal e pimenta
100ml de natas magras

Preparação:

Coza as postas de pescada em água temperada com sal.
Entretanto lave os legumes e corte o alho francês em rodelas e os cogumelos em lâminas. Leve uma frigideira ao lume com o dente de alho picada e acrescente os legumes deixando saltear. Quando estiverem cozinhados, acrescente as natas e tempere de sal e pimenta.
Retire a pele e as espinhas ao peixe já cozido e acrescente em lascas ao preparado anterior, envolvendo bem.
Sirva com arroz branco.

Bom  Apetite!

Espetadas de Frango com Pimento e Cebola

Umas simples espetadas de frango foram o almoço num destes dias. Uma receita ideal para esta segunda-feira em que se inicia uma nova semana, mas que é ainda de fim de semana prolongado para muitos. Uma sugestão que não suja muita louça e que se despacha num instante, para poder ficar na preguiça ou para aproveitar o dia de outras maneiras.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 peitos de frango
2 cebolas pequenas
1/2 pimento verde
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
1 pitada de colorau doce
1 pitada de cominhos
1 colher de chá de oregãos secos
tabasco q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Corte os peitos de frango em cubos não demasiado pequenos. Corte as cebolas em meias luas e o pimento em cubos. Coloque tudo numa taça (a carne e os legumes) e tempere com o sal, a pimenta, umas gotas de tabasco, os dentes de alho picados, o colorau, os cominhos e os oregãos. Regue com um fiozinho de azeite e deixe ficar a macerar algumas horas.
Coloque depois, alternadamente a carne, a cebola e o pimento em pauzinhos de espetadas e grelhe até estarem bem cozinhados.
Sirva com arroz e uma salada ou legumes cozidos.

Bom Apetite!

Bolo de Chocolate Branco com Cobertura e uma Boa Páscoa

A Páscoa está a chegar. É mais um dia para a familia se poder reunir à volta da mesa e se prepararem algumas iguarias especiais. Como este bolo de chocolate branco com uma deliciosa cobertura e uns ovinhos de chocolate a enfeitar. Muito alusivo à época! Aqui fica a receita, como sugestão para a sobremesa do  almoço de domingo. Feliz Páscoa para todos!

Ingredientes:
(in Olive - Abril 2011 - pág.82)

250g de manteiga
140g de chocolate branco
250ml de leite
1 colher de chá de extracto de baunilha
250g de farinha com fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
300g de açúcar
2 ovos

Cobertura:
300g de queijo-creme à temperatura ambiente
85g de manteiga à temperatura ambiente
100g de açúcar em pó
mini-ovos de chocolate


Preparação:

Leve ao lume a manteiga com o chocolate branco, o leite e a baunilha, mexendo até derreter. Entretanto misture a farinha com o bicarbonato de sódio, o açúcar e uma pitada de sal.
Acrescente a mistura de chocolate derretido à mistura de farinha e açúcar, junte os ovos e mexa bem. (A mistura fica mais líquida do que o habitual mas é mesmo assim.)
Coloque a mistura numa forma redonda sem buraco previamente untada e forrada com papel vegetal, e leve ao forno (180ºC) durante cerca de 1 hora até o bolo estar cozido e dourado. Retire e deixe arrefecer sobre uma grade.
Para a cobertura junte o queijo creme, a manteiga e o açúcar em pó previamente peneirado e misture com a batedeira até ficar homogéneo.
Cubra o bolo com este preparado e decore com os ovinhos de chocolate.

Bom Apetite!

Bruschettas de Mozarella com Presunto e Rucula

Sempre simples de fazer e abertas a todas as variações e combinações possíveis, as bruschettas são também uma optima maneira de acabar com as sobras que vivem nos nossos frigoríficos.
Estas seguiram uma combinação muito tradicional. Mas quem disse que a tradição já não é o que era?
Ficaram perfeitas e foram um optimo jantar.

Ingredientes para 2 pessoas:

4 fatias de pão de mistura
4 fatias de presunto
uma mão cheia de rucula
1/2 bola de mozarella fresca
azeite q.b.
1 dente de alho

Preparação:

Coloque um pouco de azeite nas fatias de pão e leve-as a torrar numa frigideira anti-aderente até ficarem douradas de ambos os lados. Assim que as retirar do lume esfregue-as com o dente de alho.
Coloque depois sobre cada fatia de pão um pouco de queijo mozarella, e sobre este a rucula. Termine com a fatia de presunto. Tempere com um fio de azeite e sirva.

Bom Apetite!

Bolachinhas de Aveia, Coco e Laranja

A chuva voltou. O início de primavera que mais parecia o pico do verão foi-se embora - esperemos que volte, na altura devida.
E com a chuva veio alguma nostalgia: a vontade de beber chá bem quente com leite, de fazer bolachas, biscoitos e bolos que se comem à janela enquanto se vê a chuva a cair fortemente lá fora. Cedo a essa vontade e vou para a cozinha. Enquanto a chávena de chá fumega a meu lado, a cozinha enche-se de farinha e de açúcar e do aroma do coco, da laranja e da aveia.
Faço uma fornada de bolachas. Para oferecer a um grupo muito especial de pessoas, a quem agradeço, nesta época Pascal, pelo carinho, atenção e apoio!

Ingredientes para cerca de 35 bolachinhas:

125g de farinha
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
100g de açúcar mascavado
125g de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
125g de manteiga
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha
raspa da casca de 1 laranja
150g de aveia
100g de coco ralado
50g de passas

Preparação:

Bata a manteiga com os açúcares. Acrescente depois o ovo batido e a essência de baunilha e bata até obter uma massa lisa. Peneire a farinha com o fermento e o bicarbonato de sódio e acrescente à mistura anterior, assim como a raspa de laranja, os flocos de aveia, o coco e as passas. Misture bem.
Com uma colher de sopa coloque colheradas da massa em tabuleiros previamente forrados com papel vegetal, e tendo o cuidado de deixar cerca de 5cm entre as bolachas para estas não se colarem durante a cozedura.
Leve a forno já aquecido a 180ºC, cerca de 10 a 12 minutos. Retire e deixe arrefecer numa grade antes de as guardar num recipiente fechado, como uma lata ou caixa plástica. (Não se esqueça que ao retirar as bolachas elas estarão moles. Ao arrefecerem vão endurecendo - não as deixe ficar tempo demais no forno!)

Bom Apetite!

"Croissants" de Legumes e Queijo

Na sexta-feira passada, para além dos patês, também fiz uns folhadinhos, desta vez com um recheio de legumes e queijo. E ficaram tão perfeitinhos (para além de saborosos) que o meu cunhado L. me perguntou se já tinha comprado os folhadinhos assim prontos!

Ingredientes para 8 folhadinhos:

1 embalagem de massa folhada pronta a usar
5 colheres de sopa de milho doce
1 cenoura pequena
50g de queijo em cubinhos
gema de ovo
sementes de papoila

Preparação:

Desenrole a massa folhada e corte-a em 8 partes iguais, ( formando 8 triângulos). Descasque e rale a cenoura e misture com o milho e com o queijo cortado em cubinhos.
Na parte mais larga de cada um dos triângulos coloque um montinho da mistura de legumes e queijo, e enrole depois até à parte mais fina, prendendo bem as pontas e virando-as ligeiramente para dentro para formar um croissant. Repita até terminar todos os folhados.
Coloque-os os folhados num tabuleiro forrado e pincele-os com gema de ovo e polvilhe com sementes de papoila. Leve ao forno quente 180ºC durante cerca de 30 a 40 minutos até a massa estar bem folhada e cozinhada.
Sirva mornos ou à temperatura ambiente com uma salada verde.

Bom Apetite!

Patê de Sardinhas

Esta sexta-feira que passou, teve direito a mais um "Jantar comunitário". Sendo uma sexta-feira do periodo da quaresma, significa (não só para nós, mas para todo o grupo) dia de jejum de carne. No entanto não deixa de ser um bocadinho de contrassenso: em suposto dia de jejum e sacrifício fazer um jantar de amigos, onde sacrifício significa comer de tudo o que há na mesa ... mas adiante.
Ora dizia eu, que numa de evitarmos comer carne, e depois de termos decidido fazer bacalhau para o jantar, dei voltas à cabeça para decidir que entradas podia fazer com o que havia lá por casa. Depois lá me lembrei de fazer um básico, mas sempre bem recebido patê de atum e, porque não, já que as latinhas de sardinha que tinha na despensa estavam mesmo à mão, também um patê de sardinha. Pois foi muito bem recebido por todos e arrebatou os maiores elogios da noite.

Ingredientes:

1 lata de sardinhas em molho de tomate
2 pernadas de salsa
tabasco q.b.
2 colheres de sobremesa de maionese (usei caseira)

Preparação:

Abra a lata das sardinhas e retire-as, reservando o molho de tomate. Separe o peixe da espinha central. Coloque depois as sardinhas já sem espinha numa taça e junte a salsa picada, a maionese, o molho de tomate da lata e umas gotinhas de tabasco a gosto. Misture tudo muito bem com uma colher, amassando de modo a que as sardinhas fiquem desfeitas e consiga formar um patê homogeneo. Polvilhe com salsa picada e leve ao frigorífico até servir.
Sirva com pão fresco ou tostinhas.

Bom Apetite!

Gomas

Tenho um amigo (o ZN) completamente viciado em gomas. A paixão pelas gomas é de tal ordem que a mulher dele, a MN, lhe faz  gomas caseiras. Numa das minhas ultimas idas a casa deles, lá estava a MN de volta da bimby a preparar as gomas.
Claro que eu achei o máximo! Preparar gomas em casa tinha de ser fantástico, e eu não queria deixar de experimentar. O facto de não ter uma bimby, não me impediu de experimentar a receita - porque em vez de colocar os ingredientes na maquina, coloquei-os num tacho ao lume - e ficaram tão bem quanto as feitas na bimby. As gomas ficam com a mesma consistência e textura das gomas de compra. Uma autêntica tentação que vos deixo como sugestão para prepararem este fim de semana com a ajuda das crianças (ou não!) aí de casa.
E já agora espero-vos amanhã na Bulhosa de Oeiras às 17h30, e no domingo na FNAC de Cascais pelas 16h.

Ingredientes para cerca de 35 gomas grandes:
(adaptado de "Bimby-Receitas com História", pág.108)

35g de gelatina em pó neutra
1 saqueta de gelatina de sabor à escolha
200ml de água
300g de açúcar + açúcar para envolver as gomas

Preparação:

Coloque todos os ingredientes num tachinho e mexa bem para dissolver. Leve depois a lume brando e deixe ferver 5 minutos mexendo de vez em quando.
Coloque depois a mistura em formas de silicone para bombons ou gelo (eu usei formas de gelo do ikea), previamente untadas com um pouco de óleo vegetal. Se não tiver este tipo de fomas coloque a mistura num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal.
Leve a solidificar algumas horas ao frigorífico. Se usou as formas de silicone, basta desenformar as gomas e passá-las por açúcar. Se usou o tabuleiro, desenforme, retire o papel vegetal e corte-as em cubinhos, passando-as depois pelo açúcar. Guarde num recipiente fechado.

Bom Apetite!

Salada Primavera de Frango e Arroz e mais sobre "Feito em Casa"

O "Feito em Casa" tem mais apresentações esta semana. No sábado (16/4) pelas 17h30 na livraria Bulhosa do Oeiras Parque, e no domingo (17/4),  às 16h na FNAC de Cascais.  E não é tudo: a partir de hoje o "Feito em Casa" é também uma rubrica mensal no programa "Mais Mulher" (19h no canal sic mulher) - não haverá receitas, mas sim sugestões para simplificar a vida doméstica.
E para não se centralizar tudo em Lisboa, haverá também um workshop no Porto, no porto.come, dia 29 de Maio pelas 11h30.
Agora a receita,uma salada de arroz e frango ideal para estes dias quentes. Perfeita para um piquenique, para levar para o trabalho ou para comer ao almoço com o sol a bater na cara.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 chávena de restos de frango assado
1 chávena de arroz thai jasmim
1 lata pequena de milho doce
1 cenoura
1 tomate
1 ramo pequeno de salsa
sal q.b.
1 dente de alho
azeite q.b.

Preparação:

Coza o arroz em água a ferver temperada com água e sal (como se fosse massa).
Entretanto leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite. Esmague o dente de alho e junte-o à frigideira. Salteie o frango com o azeite e alho e acrescente a cenoura previamente ralada e o milho doce escorrido. Retire do lume e reserve.
Entretanto corte o tomate em cubinhos e pique a salsa. Escorra o arroz e passe-o por água fria, deixando escorrer bem.
Numa saladeira coloque o tomate em cubos, o arroz, o frango com a cenoura e o milho e a salsa picada.
Misture bem e sirva à temperatura ambiente.

Bom Apetite!

Ovos em Tomate

Há tempos perguntaram-me qual era o meu ingrediente favorito. Não foi difícil responder que eram os ovos!
Se houver ovos em casa, conseguimos fazer qualquer coisa, desde uma entrada, ao prato principal, passando pela sobremesa. Porque para além de poderem ser consumidos só por si, fazem também parte de muitas preparações culinárias e podem resolver facilmente uma refeição. Eu não posso estar sem ovos em casa, e tenho a certeza que é essencial também para a maioria das pessoas.
Desta vez os ovos foram fazer companhia a uns tomates. E para o jantar tivemos uns bonitos e deliciosos ovos "no ninho"!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 ovos
2 tomates
ervas da provença
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Lave bem os tomates e corte-lhes uma tampa. Escave bem o interior com a ajuda de uma colher de chá,  mas com cuidado para não rasgar. Coloque os tomates a escorrer sobre papel absorvente durante uns minutos.
Tempere o interior dos tomates com um pouco de sal e pimenta e abra com cuidado um ovo para dentro de cada tomate. Polvilhe com um pouco mais de sal e com as ervas da provença.
Leve a forno quente 180ºC, cerca de 25 minutos ou até os ovos estarem cozinhados.
Sirva como prato principal, com arroz branco e salada ou como uma entrada ou uma refeição mais ligeira.

Bom Apetite!

Fruta e Gelatina com Iogurte

Cá em casa praticamente não entram produtos pré-preparados. A excepção é feita para a gelatina, que eu adoro! Eu sei que a gelatina de pacote é cheia de corantes, conservantes, estabilizadores e açúcar, mas eu não consigo resistir. Não sei como é que nunca fiz uma gelatina caseira.... mas adiante.
Com o calor das ultimas semanas, começam a saber bem as sobremesas frescas. Sendo assim, lá resolvi fazer uma gelatina e acrescentar fruta e iogurte natural. Adorei a "misturada", que além de ser fresca, não é nenhum abuso calórico e resulta até numa combinação bem colorida.

Ingredientes:

1 pacote de gelatina de tutti-fruti (ou outro sabor à escolha)
250ml de água fervente
250ml de água fria
250g de morangos (ou outras frutas à escolha)
200ml de iogurte grego natural

Preparação:

Comece por preparar a gelatina adicionando ao preparado em pó 250ml de água fervente e, depois de dissolvido, 250ml de água fria. Coloque esta mistura numa taça ou num tabuleiro e deixe solidificar.
Quando a gelatina estiver pronta corte-a aos quadrados e coloque-a numa taça de servir. Acrescente os morangos previamente lavados e cortados em fatias e envolva na gelatina.
Termine cobrindo tudo com o iogurte grego. Sirva bem fresco.

Bom Apetite!

Penne com Pimento e Chouriço

Apesar de um fim de semana com muito pouco tempo para cozinhar - quer dizer, cozinhar aqui por casa - ainda houve tempo para umas coisas muito rápidas. Como esta simples combinação de massa com pimento e chouriço de que gostámos bastante.
Haverá melhor maneira de começar uma semana, novamente preenchida, do que com sugestões destas?

Ingredientes para 2 pessoas:

150g de penne
1 lata de tomate pelado
75g de chouriço
1 pimento vermelho
sal q.b.
1 malagueta seca

Preparação:

Coza a massa em água abundante temperada com um pouco de sal. Entretanto corte o chouriço e rodelas, e o pimento em tiras.
Leve um tacho ao lume (sem adicionra gordura, pois a libertada pelo chouriço é suficiente) e salteie o chouriço com o pimento até começarem a ganhar cor - cerca de 5 minutos. Acrescente depois o conteúdo da lata de tomate pelado previamente picado e tempere com uma pitada de sal e a malaguete. Deixe ferver 10 minutos em lume brando.
Escorra a massa e misture-a com o molho de pimento e chouriço.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

Brownie de Chocolate com Cobertura

Quando sou convidada a ir almoçar ou jantar a casa de alguém, ou mesmo quando combinamos os nossos almoços e jantares entre família ou amigos, gosto sempre de levar uma sobremesa.
É sempre uma excelente desculpa para experimentar novas receitas, e além do mais não fico com as sobras cá por casa, o que para mim é uma tentação que dispenso.
Este brownie foi a sobremesa do nosso almoço de domingo passado, em casa do R. e da A. Foi difícil não nos sentirmos tentados a comer um e mais outro quadradinho.
Aqui fica, como sugestão para este fim de semana!
E não se esqueçam: hoje, às 21h na Fnac de Leiria, Sábado às 16h no Contiente do C.C. Colombo e Domingo às 17h no C.C.Amoreiras  - para mais lançamentos do livro "Feito em Casa".


Ingredientes:
(adaptado de Good Food UK edition, Março 2011, pág.39)

100g de manteiga
175g de açúcar
2 ovos
75g de farinha
50g de cacau em pó
1 colher de chá de fermento em pó
3 colheres de sopa de leite
50g de pepitas de chocolate branco
50g de pepitas de chocolate de leite
100g de chocolate de leite
75g de queijo-creme

Preparação:

Com a batedeira misture o açúcar e a manteiga. Acrescente depois os ovos, um a um, continuando sempre a bater. Peneire a farinha com o cacau e o fermento em pó e acrescente à mistura anterior, assim como o leite.
Misture bem e acrescente as pepitas de chocolate.
Coloque a massa num tabuleiro pequeno previamente untado e forrado com papel vegetal, e leve a cozinhar no forno a 180ºC. cerca de 30 minutos.
Entretanto prepare a cobertura. Derreta o chocolate de leite, deixe arrefecer um pouco e misture o queijo creme envolvendo bem.
Desenforme o brownie e deixe arrefecer completamente antes de espalhar a cobertura de chocolate e queijo creme.
Sirva cortado em quadrados e, se quiser, sirva como sobremesa acompanhado com gelado de baunilha e morangos frescos.

Bom Apetite!

Papelotes Aromáticos de Salmão

Há que variar a maneira como cá em casa habitualmente comemos peixe. Ganha quase sempre a versão grelhada apenas com umas pedrinhas de sal. Porque é assim que tanto eu como o M. mais gostamos de comer peixe.
De vez em quando lá sai uma versão no forno, no tacho, ou misturado com arroz ou massa! Desta vez a solução encontrada foram os papelotes, uma versão que também me agrada bastante, e que já não fazia há algum tempo. E desta vez, não levei os  papelotes ao forno, cozinhei-os no fogão, numa frigideira anti-aderente - e resultou lindamente!

Ingredientes para duas pessoas:

2 postas ou 2 lombos de salmão (se usar congelado, deixe descongelar primeiro)
1 cebola pequena
1 raminho de alecrim
sal e pimenta q.b.
óleo de sésamo q.b.

Preparação:

Corte dois rectangulos de papel de alumínio. No centro de cada um coloque o salmão e tempere-o depois com uma pitada de sal e pimenta e um pouco de óleo de sésamo.
Corte a cebola em cubinhos e divida-a pelos dois papelotes  colocando por cima um raminho pequeno de alecrim.( A cebola ajudará a criar humidade de modo a que o peixe não seque, e, se não gostar de a comer rtire-a depois do peixe cozinhado.)
Feche os papelotes com cuidado, de modo a que o vapor criado durante a cozedura não se escape.
Coloque uma fridideira anti-aderente ao lume que deve ser muito brando e sobre esta coloque os papelotes. Deixe cozinhar cerca de 10 a 15 minutos.(Se fizer os papelotes no forno este deverá estar a cerca de 180ºC e demorará sensivelmente o mesmo tempo a cozinhar).
Abra os papelotes já na mesa e sirva juntamente com uma salada e umas batatinhas salteadas.

Bom Apetite!

Bolo de Fécula da Leonor e mais lançamentos do "Feito em Casa"

A minha linda e doce avó, fez 82 anos. E como é hábito, fiquei responsável pelo bolo de aniversário.
Este ano a escolha não foi difícil. Andava já de olho neste bolo da Leonor de Sousa Bastos, e esta foi a ocasião perfeita para o fazer.
O bolo é realmente muito bom, super fofo e não demasiado doce. Já para não dizer que ficou muito bonito. (Não tão perfeito como o da Leonor, mas bonito.) Parabéns avó C., ainda bem que gostaste!

Deixo-vos também as datas e locais onde irão decorrer mais lançamentos do "Feito em Casa". A entrada é livre e gratuita em todos os lançamentos. Haverá um pequeno showcooking e autógrafos para os que desejarem. E os 4 workshops a decorrer nas Amoreiras têm todos temas diferentes.
Espero ver-vos por lá!

Dia 8 de Abril às 21h na FNAC de Leiria
Dia 9 de Abril às 16h no Continente do Colombo
Dia 10 de Abril às 17h nas escadarias do C.C. Amoreiras (workshop livre a todos os que quiserem assistir)
Dia 16 de Abril às 17h30 na Bulhosa do Oeiras Parque
Dia 17 de Abril às 16h na Fnac Cascais
Dia 30 de Abril às 17h nas escadarias do C.C. Amoreiras (workshop livre a todos os que quiserem assistir)
Dia 14 Maio às 17h nas escadarias do C.C. Amoreiras (workshop livre a todos os que quiserem assistir)
Dia 28 Maio às 17h nas escadarias do C.C. Amoreiras (workshop livre a todos os que quiserem assistir)

Ingredientes:
(um original de Leonor de Sousa Bastos in Flagrante Delícia)

Bolo8 ovos
250 g de açúcar
160 g de fécula de batata

Creme pasteleiro
400 ml de natas
600 ml de leite
6 gemas
200 g de açúcar
80 g de amido de milho
Casca de limão

125 g de coco ralado

Preparação:

Comece por preparar o bolo. Pré-aqueça o forno a 180º C.
Unte com manteiga e forre com papel vegetal duas formas com cerca de 22 cm de diâmetro. Bata as gemas com o açúcar durante cerca de 15 minutos, ou até que tenham triplicado de volume e estejam esbranquiçadas. Bata depois as claras em castelo.
Misture um 1/3 das claras nas gemas, batendo até que esteja homogéneo. Misture as claras restantes, com cuidado, usando uma espátula. Peneire a fécula sobre a massa, aos poucos, misturando suavemente.
Divida a massa pelas duas formas e leve a cozer durante cerca de 15-20 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco.
Retire do forno e deixe arrefecer completamente sobre uma grade de pastelaria antes de deseformar.
Para o creme pasteleiro misture o açúcar com o amído de milho, um pouco de leite e as gemas. Junte o restante leite com a nata e a casca de limão, num tacho, e levar ao lume até ferver.
Verta sobre a primeira mistura, mexendo bem e leve de novo ao lume, mexendo regularmente até ferver e engrossar. Retire do lume, coloque o creme numa taça e tape com película aderente, colocando a película “colada” ao creme para evitar que se forme uma crosta à superfície. Deixe arrefecer completamente.
Antes de usar o creme, bata-o novamente.
Coloque uma metade de bolo num prato, espalhe por cima uma porção de creme e coloque a outra metade por cima. Cubra completamente o bolo com o creme e polvilhe abundantemente com o coco ralado.

Bom Apetite!

Pimentos Recheados com Couscous e Courgette

A primavera chegou, e com ela começam os meus "problemas de consciência" - continuo com uns quilos a mais! Eu sei que devia evitar comer algumas coisas, reduzir os jantares e a vida social à volta da mesa, e aumentar o exercício físico. Para já, tenho a questão do exercício físico resolvida, e tenho evitado comer alimentos pouco saudáveis e ricos em açúcar e gordura. Quanto a reduzir a vida social à volta da mesa, parece-me praticamente impossível. Mas eu tenho feito um esforço para mandar embora de vez estes quilos pouco saudáveis. Comer ou não comer, eis a questão!
Estes pimentos recheados, não podiam aparecer em melhor altura: uma refeição mais leve, cheia de sabor e com poucas gorduras. E vegetariana, o que não aparecia por aqui há algum tempo. Deliciosos!

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de "Woman´s Own Easy Recipes" Fev/Mar 2011, pág. 10)

2 pimentos vermelhos
1/2 courgette
75g de couscous
75ml de água fervente
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de Caril em pó
azeite q.b.
1/2 bola de mozarella fresca

Preparação:

Lave os pimentos e corte-os ao meio no sentido do comprimento. Retire as sementes e coloque-os num recipiente que vá ao forno. Tempere com um fio de azeite e uma pitada de sal e leve a forno quente (180ºC)cerca de 20 minutos.
Entretanto prepare os couscous. À água fervente junte uma pitada de sal e o pó de caril. Coloque os couscous numa taça e junte-lhe a água. Deixe repousar cerca de 5 minutos até os couscous estarem totalmente hidratados. Solte-os depois com um garfo e reserve.
Lave depois a courgette e corte-a em cubinhos. Numa frigideira anti-aderente coloque um fio de azeite e salteie a courgette. Tempere com uma pitada de sal e junte depois os couscous prontos misturando tudo. Retire do lume.
Recheie os pimentos com a mistura de couscous e courgette e sobre estes coloque um pouco do queijo mozarella cortado em fatias. Leve novamente ao forno até o queijo derreter.
Sirva com uma salada verde!

Bom Apetite!

Salada de Rucula com Figos Secos e Presunto

É fantástico percebermos que não há idade para fazer amigos. Que ao longo da nossa vida, em diferentes circunstâncias, podemos conhecer novas pessoas e facilmente ligarmo-nos a elas. Que encontramos afinidades, principios e valores que nos permitem criar esse laço imediato.
Recentemente o nosso circulo de amizades alargou-se. E o R. e a A. deixaram de ser os amigos dos amigos ZN. e M. para passarem também a ser nossos amigos. Com quem já partilhámos confidências, boas-novas, celebrações e preocupações. E este fim de semana partilhámos também o espaço na cozinha. Celebrámos à volta da mesa num almoço divertido e preparado a várias mãos -  e do qual esta simples salada foi uma das entradas.
E brindámos à amizade!

(E já agora, aproveito para dizer que sexta-feira, dia 8 de Abril às 21h estarei na FNAC Leiria, dia 9 de Abril às 16h no Continente do Colombo e dia 10 de Abril às 17h num pequeno Workshop nas Amoreiras, para promover o "Feito em Casa". Apareçam! Terei muito gosto em vos conhecer.)
Ingredientes:

200g de rucula selvagem
150g de figos secos
100g de presunto fatiado
2 colheres de sobremesa de vinagre balsâmico
4 colheres de sobremesa de azeite
1 pitada de sal

Preparação:

Num prato ou travessa de servir disponha a rucula previamente lavada e bem seca. Retire o píncaro aos figos secos e corte-os em quartos, misturando-os à rucula.
Rasgue depois com as mãos as fatias de presunto e junte-as também à salada.
À parte misture o vinagre com o azeite e a pitada de sal e verta sobre a salada imediatamente antes de a servir.

Bom Apetite!

Mimos de Pescada Estufados com Pimentos e Ervilhas

Acho que já aqui referi que não gosto nada de pescada cozida. Basta cheirar o peixe a cozer e até fico mal disposta.
Quando era miúda, claro que os meus pais não queriam saber se eu gostava ou não. O que vinha para a mesa era igual para todos, e eu também tinha de comer. Só depois de adulta, deixei de ser obrigada a comer peixe cozido, e nessas alturas a minha mãe ou a minha avó costumavam fazer-me o peixe estufado.
Aqui fica esta minha recordação e a receita da pescada estufada tal como a minha mãe e avó me costumavam fazer!

Ingredientes para 2 pessoas:

4 lombinhos de pescada
1 cebola
1 tomate grande pelado
1 chávena de ervilhas
1/2 pimento verde
1 colher de sopa de polpa de tomate
salsa
sal q.b.
50ml de vinho branco
azeite q.b.

Preparação:

Pique a cebola e leve-a ao lume, num tacho, juntamente com um fio de azeite. Deixe refogar um pouco e acrescente depois o tomate pelado partido em pedaços, as ervilhas, o pimento em tirinhas, a polpa de tomate, a salsa picada grosseiramente e o vinho branco. Tempere com um pouco de sal e, se necessário acrescente um pouco de água.
Assim que levantar fervura acrescente os lombinhos de pescada e deixe estufar até o peixe e os legumes estarem cozinhados.
Sirva com batata cozida.

Bom Apetite!

Imprimir