Bolo de Laranja com Iogurte

Os livros são talvez os meus objectos favoritos. Adoro o cheiro de um livro novo, de folhear as páginas, de os descobrir. Adoro as histórias que contam, as personagens que descobrimos e as horas de prazer que nos proporcionam. Gosto de passar tempo nas livrarias e procurar as novidades e gosto de ler na praia. Tenho muitos livros preferidos e histórias que leio vezes sem conta e que mesmo assim me conseguem sempre surpreender. Na minha mesa de cabeceira, a par com os "romances" do momento, há também livros de culinária que leio da mesmo maneira que leio um qualquer outro livro.
E se é verdade que adoro livros, não consigo resistir a livros de culinária, que não param de fazer crescer a biblioteca cá de casa. E não há mês em que pelo menos um novo livro não venha parar cá a casa, com a cortesia do M., que assim me vai surpreendendo. O livro do momento, na minha mesa de cabeceira é o "Fast, Fresh, Simple." da Donna Hay, o livro de culinária mais bonito que vi em muito tempo. E a receita de hoje vem de lá apesar de ter substituído o limão da receita original por laranja que era o que havia cá por casa.

Ingredientes:
( in "fast, fresh, simple." Donna Hay, pág.176)

180ml de óleo vegetal
2 ovos
1 colher de sopa de raspa de laranja
2 colheres de sopa de sumo de laranja
280g de iogurte natural
300g de açúcar
300g de farinha com fermento
Cobertura:
120g de açúcar
60ml de sumo de laranja

Preparação:

Misture os ovos com o óleo, a raspa e o sumo da laranja, o iogurte e o açúcar e misture bem até tudo estar combinado. Acrescente a farinha previamente peneirada e envolva bem.
Coloque a massa numa forma com buraco previamente untada e polvilhada com farinha e leve ao forno pré aquecido (180ºC) durante cerca de 40 minutos.
Entretanto prepare a cobertura misturando o açúcar com o sumo de laranja.
Quando o bolo estiver cozido retire do forno e desenforme-o ainda morno para o prato de servir. Verta depois a cobertura sobre o bolo.

Bom Apetite!

29 comentários :

  1. Nossa casa também é meio biblioteca existem estantes de livros em quase todas as divisões.
    Adorei a coloração do bolo, é muito bonita, devia ter um aroma e paladar delicioso.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. simples, fofinho tal como eu os adoro.

    Parabens, Bjs

    ResponderEliminar
  3. Deve ser muito bom...adoro estes bolos...bjokitass

    ResponderEliminar
  4. Um bolo muito bonito,saboroso e aromático, tenho a certeza. Levo comigo a receita pois vou querer experimentar. De aspecto, ficou fabuloso.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Encontrei este blogue e amaei a receita deste bolo, simples e tem um aspecto. Ira encontra-lo em breve no meu blogue.. irei concerteza experimentar e virei aqui informa-la :-D obrigada pela partilha, irei visita-la mais vezes, ate breve

    ResponderEliminar
  6. Bolo de iogurte, sem dúvida o meu preferido. Pela leveza e possibilidade de múltipla variação de sabores, dependendo do aroma do ingrediente base.
    Este, pelos ingredientes, não fugirá à regra. Apetecia-me dar-lhe umas boas dentadas (LOL).
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Aprecio imenso este tipo de bolos, simples e deliciosos!

    ResponderEliminar
  8. Para quem se interessa por culinária os livros nunca são demais. Eu ainda este sabado comprei um, só dedicado à temática do chocolate....!
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  9. Acabei de comprar este livro na amazon.co.uk! Espero que me surpreenda! De uma espreitadela no meu blog tambem!
    Se quiser posso colocar este blog no meu blogroll e poe o meu no seu blogroll?? www.thebestcookbooks.co.uk

    ResponderEliminar
  10. Hum....parece ótimo e leve. :)

    ResponderEliminar
  11. A par da música, tb os livros são a mh paixão, e ultimamente tb os de culinária têm recheado a mh biblioteca particular :) Este bolo deve ser delicioso, quer de laranja como de limão. Bjinho.

    ResponderEliminar
  12. Joana, ficou tão lindo este bolo! Beijinhos. Lucia

    ResponderEliminar
  13. Que Delicia !!!
    Amei ... Quero comer ... !!! =) =P

    Beijos!

    Passa lá no blog ??
    http://candyteens6.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Delícia heim?!?!?! Fofinho e parece ser bem molhadinho kkk bolo bom, tem que ser molhado, úmido...hummmm

    ResponderEliminar
  15. Mafalda16:13

    Olá! Óptimo aspecto! Tenho só uma pequena dúvida: o iogurte natural deverá ou não ser açucarado? É que quero mesmo experimentar este bolo :)

    ResponderEliminar
  16. Coisas que eu gosto!16:59

    OLá!

    Bem devo dizer que este teu blog engorda só de olhar! Este bolo realmente tem um aspecto óptimo. Eu tenho uma relação estranha com bolos, não admiro só as receitas mas o aspecto e o cheiro são algo que me elevam. Já para não falar na forma como me transportam para outros mundos! Neste caso, este bolo de laranja tem aquele ar de bolo caseiro, bolo que as mulheres dos anos 50 faziam em casa com todo o cuidado para além de bons ficarem lindos! Parabéns, adorei! E já agora cá em casa também parece uma biblioteca só em livros, a minha mãe tem uma colecção de livros antigos e revistas que mete impressão! Ela cozinha lindamente... eu apenas provo - lindamente... :P - ela até tem uma receita de bolo de laranja que no fim é regado com sumo de laranja e raspa também fica delicioso :)

    beijos se quiseres passa no meu blog!

    ResponderEliminar
  17. OLá!

    Bem devo dizer que este teu blog engorda só de olhar! Este bolo realmente tem um aspecto óptimo. Eu tenho uma relação estranha com bolos, não admiro só as receitas mas o aspecto e o cheiro são algo que me elevam. Já para não falar na forma como me transportam para outros mundos! Neste caso, este bolo de laranja tem aquele ar de bolo caseiro, bolo que as mulheres dos anos 50 faziam em casa com todo o cuidado para além de bons ficarem lindos! Parabéns, adorei! E já agora cá em casa também parece uma biblioteca só em livros, a minha mãe tem uma colecção de livros antigos e revistas que mete impressão! Ela cozinha lindamente... eu apenas provo - lindamente... :P - ela até tem uma receita de bolo de laranja que no fim é regado com sumo de laranja e raspa também fica delicioso :)

    beijos se quiseres passa no meu blog!

    ResponderEliminar
  18. Costumo fazer este bolo, mas substituo o iogurte natural por um de pedaços de coco! Fica uma delícia!

    ResponderEliminar
  19. ctb a minha biblioteca ta recheadinha de livros cheios de delicias :)bolinho delicioso e a experimentar, beijinho

    ResponderEliminar
  20. Hummm adoro bolo de laranja!
    É simplesmente fantástico não acham?!

    :)

    ResponderEliminar
  21. Yummy:)
    Tmb. adoro cozinhar e compar livros de cozinha e um hobby:) um abraço

    ResponderEliminar
  22. Joana, que bolo... Só eu sei como gosto deste aspecto caseiro e fofo. Só de imaginar o cheiro ao sair do forno dá-me vontade de experimentar agora mesmo.

    Esse aspecto bonito e simples tbm ajudou :) parabéns!

    ResponderEliminar
  23. Também adoro ler livros de culinária... são fascinantes!

    ResponderEliminar
  24. Parece delicioso. Parabens.

    ResponderEliminar
  25. Gostei e vou levar a receita comigo!!!

    ResponderEliminar
  26. Experimentei hoje e ADOREI!! Houve quem achasse muito doce (eu gosto de doces bem doces, mas o meu marido não!)... para a próxima vez vou fazer o bolo com 200g de açúcar e a calda com 100!!
    Obrigada por tantas coisas boas!

    ResponderEliminar
  27. Anónimo11:31

    tenho q experimentar este!

    ResponderEliminar
  28. Experimentei e é muito bom! :)
    Joana, já experimentei dezenas de receitas suas mas tenho sempre preguiça de comentar aqui :)
    Sigo-a há imenso tempo e tenho um dos seus livros!
    Continue com as boas ideias.
    Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  29. Decidi fazer este bolo para celebrar os anos da minha mãe e saiu perfeito! Muito obrigado por partilhar estas maravilhosas receitas ^^

    Muitos beijinhos e parabéns pelo blog

    ResponderEliminar

Imprimir