TOP 5 - #10 Creme Doce

É possível fazer sobremesas com poucos ingredientes. E com coisas que todos temos em casa. E ainda por cima coisas que demoram pouco tempo e são super simples de fazer.
Este creme doce é uma variação da papa Maisena que a minha avó me costumava fazer para o lanche quando eu era miúda, e de que eu tanto gosto. Mais simples é impossível!

Ingredientes para 2 pessoas:

250ml de leite
75g de açúcar
2 colheres de sopa de amido de milho (Maisena)
1 casca de limão
canela para polvilhar

Preparação:

Dissolva o amido de milho em 50ml de leite frio. Leve o restante leite ao lume juntamente com o açúcar e com a casca de limão até levantar fervura.
Junte depois, aos poucos e poucos, o leite quente à mistura de farinha e leve tudo de novo ao lume até engrossar.
Divida o creme pelas tacinhas e polvilhe com canela.
Sirva morno.

Bom Apetite!

24 comentários :

  1. Isto sabe parecido com leite creme??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. Deliciosa, também simples e rápida, a casca de limão dá-lhe um sabor muito agradável.
    Beijo.
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:22

    A minha avó também me fazia muito isto para o lanche, mas chamava-lhe mingau.
    é delicioso. que saudades

    ResponderEliminar
  4. Até parece que sinto o cheirinho...

    ResponderEliminar
  5. Ficou uma maravilha. Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá

    Gosto de acompanhar o seu blog, tem sempre receitas fantásticas, parabéns :)
    Se não se importa gostava de partilhar uma alternativa do creme doce, igualmente simples e deliciosa.
    Eu costumo fazer o creme simples ou de chocolate, em vez de casca de limão coloco quadrados de chocolate.

    Anabela

    ResponderEliminar
  7. olha que maravilha. e tao simples:-9
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Anónimo12:15

    Boa sugestão!
    Obrigada

    ResponderEliminar
  9. Já nem me lembrava disso eheheh cmoi montes em miúdo. Obrigado !!!

    ResponderEliminar
  10. bem, ontem já fiz a tua sopa creme de couve flor e foi um sucesso.
    acho que este fim de semana tenho que experimentar esta sobremesa.
    servido frio também dá?
    é que me parece que os gulosos lá de casa gostariam mais deste creme bem fesquinho.

    ResponderEliminar
  11. Maria João15:07

    ola boa tarde leio diariamente o seu blog e adoro, já fiz algumas das receitas a ultima foi aquele estupendo pão que leva bicarbonato ,cá em casa tem sido repetido várias vezes.
    hoje ao ver este creme doce ... txi deu-me uma nostalgia,como é possível que nos esqueçamos de coisas tão simples e boas? Eram os sabores da infancia caldos de farinha torrada,a longinqua farinha 33 ou a predilecta. Muito obrigada pelas lembranças e pela partilha deste blog.Felicidades.

    ResponderEliminar
  12. Nossa, que fácil! A receita está anotadíssima! beijos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  13. Optimo aspecto, fácil e economico ..é tudo o que nos precisamos :)

    ResponderEliminar
  14. Olá. Foi a sobremesa do almoço de hoje e todos gostaram :) Obrigada!

    ResponderEliminar
  15. Deve ser óptimo e é muito simples de fazer. ;)

    ResponderEliminar
  16. Hmmmm tudo o que tem canela conquista-me. Muito fácil e, ao olhar, cheira-me a arroz doce...

    ResponderEliminar
  17. Apocalypse10:32

    LOL basta comprar a Maizena pois no verso da embalagem, umas da muitas receitas que aparece é esta!

    ResponderEliminar
  18. É a clássica papinha Maizena! Comi em miúda e ainda como em graúda. É super simples de fazer, fica com uma consistência excelente...Muito bom!

    ResponderEliminar
  19. Já provei:D .... sou desde há muito fã de maizena, devo dizer que desta forma ela fica ainda melhor, mais cremosa.
    Porque a felicidade se faz de coisas simples :)

    Obrigada Joana

    ResponderEliminar
  20. Olha, fizemos e adoramos...obridada !

    sucesso e até mais !

    Abs,

    ResponderEliminar
  21. Olá Joana!
    Acabei de fazer e ficou maravilhoso, obrigada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Só para responder a um dos comentários acima, experimentei servir frio e realmente não ficou tão bom. Mas servido morno é excelente.

    ResponderEliminar

Imprimir