Doce de Amoras Silvestres

Com um punhado de amoras silvestres apanhadas em frente a casa dos meus sogros fiz uma compota cheia de memórias de infância. De quando eu e a minha avó íamos apanhar amoras maduras e doces, e ficávamos com as mãos encardidas, de as comer ainda quentes do sol assim que as colhíamos, de saborear fatias de broa barradas o doce que fazíamos as duas. As amoras deixaram de existir no sítio onde as apanhávamos, mas a minha cumplicidade com a avó mantêm-se, agora acompanhada com outro doce de amoras...

Ingredientes para 1 frasquinho:

300g de amoras silvestres maduras
200g de açúcar

Preparação:

Num tacho coloque as amoras e junte o açúcar. Leve ao lume, e assim que começar a ferver reduza-o para o mínimo e deixe cozinhar muito lentamente mexendo de vez em quando, até o doce atingir o ponto de estrada (que é quando depois de colocar um pouco de doce num prato e lhe passar o dedo, se formar uma estrada!).
Retire o doce do lume coloque -o, ainda quente, num frasco esterilizado. Feche-o e coloque-o de cabeça para baixo - isto ajuda a criar um vácuo natural e a ajuda a conservar o doce mais tempo.

Bom Apetite!

13 comentários :

  1. Logo de manhã, que bom aspecto :)

    ResponderEliminar
  2. Que doce delicioso, que saudade saborear amoras silvestres. comigo era difícil fazer esse doce pois era muito complicado sobrar alguma amora quando as apanhava eheh.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso deste receita. Tenho umas amoras que podiam servir pra este doce. Obrigado pela receita. Beijocas*

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:12

    Também fiz doce de amoras silvestres. :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. As amoras silvestres tb fazem parte das minhas memórias de infância. Esta receita animou-me o dia. Obrigada! Estava a precisar de momentos docinhos e coloridos!

    ResponderEliminar
  6. marilena14:27

    todos ano faco o meu doce ...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo19:42

    Que delícia que deve ser...

    ResponderEliminar
  8. Ficou com uma linda cor!! ainda ontem fui com o meu filhote ver se apanhava mais... bjks

    ResponderEliminar
  9. OLÁ GOSTER MUITO DO SEU BLOGG, TOU SEGUINDO ELE, PODERIA TBM ME AJUDA E SEGUIR O MEU TABEM É DE RECEITAS QUE EU MESMO FAÇO AI VAI O LINK Anaculinaria-rebelde.blogspot.com VALEU OBG

    ResponderEliminar
  10. Muito bom e com pão caseiro é uma maravilha!

    ResponderEliminar
  11. Olá! Vim aqui perguntar algo relacionado não com este post, mas com uma compota que fiz na mesma proporção já aqui falada (800g de açúcar para 1kg de fruta). Eu fiz compota de melão, mas depois de tirar do lume, o açúcar começou a cristalizar. Eu guardei assim, mas agora a compota tem açúcar cristalizado. É normal? Pode ajudar-me a consertar a situação?
    Gosto muito do blog, sigo todos os dias :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Anónimo11:46

    Estive com a familia este verão em Vieira de Leiria e conheci a empresa Lizberries. São produtores de amoras com uma grande área. As crianças adoraram estar a colher amoras, docinhas, docinhas, docinhas....uma maravilha!
    Fica o site com os contatos: www.amoras.pt
    Joao Batista Carlos

    ResponderEliminar

Imprimir