Crepes de Bacalhau

No sábado passado houve mais um jantar aqui por casa. Desta vez com os recém chegados e agora definitivamente TB. e MJ, com o J. e com o T. e a B.Foi, digamos assim, um jantar para "matar saudades" e quem sabe criar uma nova rotina de jantares de amigos.
Voltei a fazer crepes como entrada, desta vez uns crepes de bacalhau que acho que são uma entrada óptima para esta altura do ano. Acho que todos gostaram apesar de virem de barriga cheia....

(E hoje, às 19h na SIC Mulher, há novamente rubrica "Feito em Casa" no programa Mais Mulher)

Ingredientes para 12 crepes:

12 folhas de crepes (usei como  é habitual esta receita óptima e infalível)
500g de migas de bacalhau demolhadas e descongeladas
2 cebolas
azeite q.b.
1 folha de louro
3 dentes de alho
1 colher de sopa de farinha de trigo
150 ml de leite
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve ao lume, juntamente com a folha de louro e com o azeite deixando refogar.Acrescente depois o bacalhau e envolva bem no refogado deixando estufar até o bacalhau estar cozinhado. Acrescente depois a farinha, envolva bem no bacalhau e acrescente o leite mexendo bem até formar uma espécie de creme. Rectifique de sal e pimenta e deixe arrefecer.
Divida a mistura pelos crepes e enrole-os.
Sirva os crepes como entrada, acompanhados por uma salada verde, ou ainda como refeição principal. Nesse caso poderá também servi-los com arroz de tomate.

Bom Apetite!

23 comentários :

  1. muito bom aspecto uma boa entrada...bjs

    ResponderEliminar
  2. há sempre espaço na barriga para um crepe. E estes devem ter ficado muito bons :)

    ResponderEliminar
  3. Têm óptimo aspecto! Excelente entrada!
    Beijinho
    http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Que excelente aspecto! Adorei a ideia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Anónimo09:46

    q optima sugestão!
    joana finalmente ofereceram-me o seu livro, fiquei tão contente, queria mesmo muito
    estou a adorar

    http://aloucura.blogspot.com/2011/07/obrigada-mana.html

    ResponderEliminar
  6. hum eu arranjava um espaçinho na barriga sempre estao uam maravilha linda
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Lindas e perfeitinhas amiga e de bacalhau hummmm.... devem ter ficado uma delicia, adorei a sugestão, obrigado por esta linda e deliciosa partilha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de crepes, doces ou salgados...este de bacalhau ficou maravilhoso, tanto para uma entrada ou prato principal, sempre bom! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. esse crepe está uma tentação ... e com esse recheio hummm !!!!

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. adoro crepes e adoro bacalhau,parece-me a combinação perfeita!

    bjos

    ResponderEliminar
  11. Não sou grande apreciadora de bacalhau, como quando janto ou almoço em algum lado, mas cá em casa raramente faço. Mas quando era mais nova, talvez aí por volta dos meus 6 anos, havia uma senhora que fazia crepes de bacalhau e vendia para fora. A minha mãe comprava muitas vezes. Chegava a casa da escola e éramos 3 à mesa, com o meu irmão, porque o meu pai estava a trabalhar. O almoço era tão bom: os crepes! Eram cremosos por dentro, com um molho branco que escorria quando os cortávamos. Agora quase que viajei para esses tempos. Agora cada um tem a sua casa e não nos encontramos tantas vezes para almoçar. A senhora já não vende os crepes para fora, e por isso nunca mais os encontrei à mesa. Esta receita vai ser uma surpresa tão boa quando eu a fizer um dia para o almoço de família, tenho a certeza :) Vou anotar e vou fazer certamente. Só fica a faltar a sobremesa, que, na altura, a minha mãe comprava uns saquinhos a vulso com umas cavacas tipo palitos (pouca quantidade!!), e nós comiamos os 3 em segredo porque nunca chegavam para o jantar! :P Obrigada por este momento de recordações, que me soube tão bem... :)

    ResponderEliminar
  12. Anónimo13:55

    Adoro bacalhau.. acho que fica bem com tudo, mas esses crepes parecem maravilhosos. Bela fotografia.

    ResponderEliminar
  13. adoro o seu blog. mtos parabens. na minha cozinha tb ja fiz alguns dos seus pratos. vi-a no coimbrashopping na sessao de autografos m tive " vergonha" de lhe falar. hj verei o programa da sic mulher. beijocas

    ResponderEliminar
  14. Muito bom :)
    Por acaso é receita + ou - normal cá em casa, assim ou fritos depois (mais estaladiços, mas fazem pessimamente...)
    Costumo é acrescentar espinafres cozidos ao recheio - fica a sugestão!;)

    ResponderEliminar
  15. Adorei esta ideia.

    ResponderEliminar
  16. Humm que vontade de fazer crepes que seu post me deu! rsrs está lindo! beijos

    ResponderEliminar
  17. maravilhosos os seus crepes, ficaram muito bem parecidos e devem ter ficado deliciosos,

    bjs.

    http://pimentinhasnacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Crepe de bacalhau... fiquei com água na boca! ;)

    ResponderEliminar
  19. Devem ter ficado uma delícia!!!
    Realmente deu agua na boca.

    beijossss

    ResponderEliminar
  20. tenho umas migas no congelador que estavam a espera de uma receita nova, obrigada pela dica!!! beijinhos de uma espanhola desde Lisboa

    ResponderEliminar
  21. Fiz e adorámos todos cá em casa Joana, obrigado pela receita destes crepes deliciosos e que publiquei hoje no meu blogue. Será para fazer mais vezes sem dúvida ( se puderes vai lá cuscar) ,

    beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  22. Menina,que blog irresistível!!!! Andava eu à procura de uma receita de marmelada, só para confirmar se a minha memória não me traía, e encontro esta tentação. Acredita que vou fazer várias destas tuas receitas. Vêm mesmo a calhar, já que andei a correr os livros lá de casa para fazer se vario o cardápio. Os meus parabéns. Aproveita e visita o meu blog, não tem receitas mas tem outras das minhas paixões.
    beijinhos,
    cris

    ResponderEliminar
  23. Anónimo13:14

    Esta receita e optima vou ter que fazer ver se a filhota gosta
    obg

    ResponderEliminar

Imprimir