Marmelada Rápida

Acho que depois de ter feito marmelada desta maneira, nunca mais a farei de outra forma. É muito mais fácil, pois não é preciso descascar os marmelos - a pior parte - e ainda por cima demora apenas 10 minutos a cozer! Uma receita ideal para estes tempos modernos.

Ingredientes:

Marmelos
açúcar
água

Preparação:

Lave muito bem os marmelos com a ajuda de um esfregão para retirar o "pêlo" que parecem ter. Corte-os depois em quartos e retire-lhes o caroço (guarde os caroços para fazer geleia de marmelo). Não os descasque.
Pese os marmelos, e por cada quilo junte 800g de açúcar e 1dl de água.
Coloque tudo na panela e pressão e feche-a bem. Leve ao lume e assim que a vávula de pressão estiver no máximo (quando começar a deitar vapor) deixe cozinhar 10 minutos. Apague o lume e deixe a panela perder a pressão antes de a abrir. (Quando abrir a panela vai-lhe parecer que tem líquido a mais, mas é mesmo assim)
Passe depois tudo com a varinha mágica e coloque depois a marmelada em tacinhas para secar. Ao fim de alguns dias embebe um pouco de gaze em aguardente e passe sobre a marmelada cobrindo de seguida com papel vegetal. Guarde num local fresco e seco ou como de imediato.

Bom Apetite!

48 comentários :

  1. Adorei a receita, pois para fazermos um bom doce por vezes temos de ficar horaaaaaaaaaaaaaas de volta do fogão.

    boa semana

    beijos marmita

    ResponderEliminar
  2. Fantástico! Apesar da marmelada ser um dos mitos culinários cá de casa :) Esta é a forma de me fazer querer quebrar o mito e experimentar! Grande dica! Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. A cor e a consistência estão mesmo uma delícia!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:26

    Então para ser na panela de pressão., tem que ser mesmo só os 800 g... não cabe mais pois não ? e não fica com "grumos" por causa da casca ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu coloquei 1.600 kg e coube bem. Não apareceram grumos.
      Ficou *****.

      Eliminar
  5. tostão12:30

    eu tb faço assim, com casca e tudo! não dá trabalho nenhum!

    ResponderEliminar
  6. Ah! Tão simples. A cor está deliciosa. Vou experimentar assim que possa.

    ResponderEliminar
  7. Pois não sabia que se podia fazer marmelada com casca.
    É que dá taaaaannnnnto trabalho descascar o raio dos marmelos. Já para não falar que ficamos com as mãos feitas num 8.
    Assim q tiver marmelhos por aqui a abundarem vou experimentar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Francesca!

      Já experimentou cozinhar os marmelos inteiros na panela de pressão ( não precisa de ser muito tempo), esperar esfriar e descascar e cortar depois? É muito mais fácil e evita acidentes como já me aconteceu a mim.
      Confesso que evitava fazer marmelada porque a parte em que empunhava a faca para "assassinar" o raio dos marmelos era o mais complicado!

      Eliminar
  8. Gostei da sugestão :)

    ResponderEliminar
  9. Assim, realmente, já não há desculpa para não se ter uma bela marmelada caseira na despensa!! Uma verdadeira delícia! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Que linda e rápida a tua marmelada , realmente assim vale muito mais a pena. Adorei a foto, beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Caro Anónimo:

    Não, a marmelada não fica com nenhum grumo. Fica exactamente igual à feita sem casca.
    Quanto à quantidade a fazer na panela de pressão, depende da capacidade desta, que nunca deve ser utilizada com mais de 2/3 da sua capacidade.
    Eu, como tenho uma panela de pressão grande consegui fazer de uma vez só 2 quilos de marmelo (+ 1600g de açúcar e 2 dl de água).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a quantidade que fiz e ficou uma delícia,obrigado pelas dicas e felicidades neste momento maravilhoso para ti.

      Eliminar
  12. A marmelada fica muito melhor com passe-vite do que com varinha magica.

    Deve-se usar recipientes de vidro que tenham sido fervidos e desinfectados porque se alguma bacteria estiver presente nos cantos do recipiente pode causar problemas de saude.

    Tambem gostaria de avisar que o uso de plásticos policarbonato (transparentes) porque o calor faz libertar uma toxina chamada Bisfenol A, um disruptor endócrino. (na foto parecem ser recipientes de plastico).

    ResponderEliminar
  13. Anónimo16:29

    Peço desculpa da ignorância, mas para que serve a aguardente??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para você se enburrachar seu animal,,,,

      Eliminar
  14. Tinosga17:46

    Já faço a marmelada assim há alguns anos. É muito mais fácil e rápido.
    Com o passar do tempo, há tendencia ao aparecimento de bolor na marmelada (por cima). A aguardente, é para evitar a formação desse mesmo bolor.

    ResponderEliminar
  15. Vou experimentar assim que possa.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo21:34

    Podemos utilizar a tecnica da aguardente em todos os doces ou compotas de fruta? obrigada por responderem a estas questões de uma pricipiante.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo21:48

    A minha receita de marmelada é quase igual a esta. A única diferença é que a coloco numa panela ao lume e depois de levantar fervura conto 30 minutos. No final tituro tudo com a varinha mágica.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo22:46

    Adorei a receita.
    A cor esta linda e a consistência
    prefeita. Tenho que experimentar
    esta receita assim que tiver um tempinho. Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Olá. Gosto muito dos teus blogues, e sigo os 2. Já há bastante tempo que não faço marmelada precisamente pela trabalheira que dá, mas de facto esta receita deve ser fantástica.. Vou experimentar.
    Se quiser fazer uma visitinha no meu blog...

    http://luisinha67.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. de facto bem rapida e parece-me excelente pela cor.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Anónimo23:58

    Olà !
    obrigada por esta receita muita simples de fazer !!! Foi um prazer de a fazer e de ver o resultado que parece exatamente como a marmelada que a minha mae fazia quando eu era pequena... uma beleza !
    Muita obrigada !!!
    Jà partilhei esta receita sua com conhecidos aqui em França !!!
    Beijos,
    Aletria

    ResponderEliminar
  22. Não gosto de marmelada mas o meu pai já me disse que tem uns marmelos para eu fazer a dita... acho que vou seguir a tua receita, como sempre :)

    ResponderEliminar
  23. rosa15:38

    ficou uma delicia, não se pode é comer mto , mas é mto boa, k maravilha........

    ResponderEliminar
  24. Adorei a receita, super pratica. ficou com um aspecto fantastico e super saborosa...

    ResponderEliminar
  25. Adorei, super saborosa... estou até a pensar oferecer no Natal as minhas amigas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:45

      eu tamb faço assim,mas como nao se come a marmelada de uma só vez meto a restante no congelador e kando a kizer consumir é só tirar e nao ganha belor,fica a ideia!

      Eliminar
  26. Anónimo23:08

    excelente.ja fiz....uma delicia

    ResponderEliminar
  27. Aabei de fazer esta deliciosa e com uma cor linda, fiz na panela de pressao, rapido e muito boa.

    ResponderEliminar
  28. Acabei de fazer agora mesmo ficou com uma cor lindíssima :) tmb. Fiz na panela de pressão :) obrigada pela receita <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nazareh,
      Obrigada pelas palavras. Também voltei a fazer hoje.
      É a minha receita favorita de marmelada.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  29. panela ao lume com os marmelos......

    ResponderEliminar
  30. Ontem à noite pus esta receita em prática. É realmente rápida e fácil e a marmelada fica encarniçada e docinha... pena ter feito o dobro da receita e a panela de pressão não ter achado muita piada :) :)
    Marmelada para os cabazes de Natal - ok :)
    Obrigada pela partilha desta e de tantas maravilhosas receitas.
    Votos de sucesso.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lipa.
      É preciso ter atenção à capacidade da panela de pressão!!
      Mas se no fim tudo correu bem....
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  31. Carla16:47

    Olá

    Segui a receita aqui indicada, e ficou muito boa, mas não ficou escurinha! Ficou mais para o amarelo, o que correui mal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla,

      Para ficar escura teria de ter deixado um pouco mais a ferver. Só isso.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  32. Antes de mais obrigada pelo fantástico Blog. Adoro. Cada vez que quero cozinhar e não tenho ideias é este o meu primeiro recurso! Nunca tive foi coragem de postar nada! E por falar em coragem, aqui vai a minha história relativamente a esta receita. Ofereceram-me +/- 1,5kg de marmelos e eu ia fazer a marmelada do modo tradicional (já tinha descascado os marmelos e tudo) quando decidi ir ao Blog ver ser havia alguma receita diferente. Conclusão: eu tinha pavor à panela de pressão. Estava arrumada no armário à alguns meses à espera de ser utilizada! E hoje, foi o dia e que decidi deitar o medo ora trás das costas.
    A marmelada ficou excelente!
    Obrigada minha querida!
    As maiores felicidades.

    ResponderEliminar
  33. Antes de mais obrigada pelo fantástico Blog. Adoro. Cada vez que quero cozinhar e não tenho ideias é este o meu primeiro recurso! Nunca tive foi coragem de postar nada! E por falar em coragem, aqui vai a minha história relativamente a esta receita. Ofereceram-me +/- 1,5kg de marmelos e eu ia fazer a marmelada do modo tradicional (já tinha descascado os marmelos e tudo) quando decidi ir ao Blog ver ser havia alguma receita diferente. Conclusão: eu tinha pavor à panela de pressão. Estava arrumada no armário à alguns meses à espera de ser utilizada! E hoje, foi o dia e que decidi deitar o medo ora trás das costas.
    A marmelada ficou excelente!
    Obrigada minha querida!
    As maiores felicidades.

    ResponderEliminar
  34. Anónimo20:26

    Sou Brasileiro, mas tenho ascendência portuguesa (o vô era imigrante). Adorei a sua receita. Aqui no Brasil, as marmeladas enlatadas estão difíceis de encontrar (e caras). Se come muita goiabada no Brasil (para quem não sabe, goiabada é um doce brasileiro igual a marmelada, mas se usa a fruta goiaba, no lugar do marmelo). Tem a bananada (de banana), marron glacê (não o de castanhas, e sim de batatas-só o nome),cajuada (de cajú) abobora com coco (de corte). E muitas receitas, no Brasil, também fazemos na panela de pressão, especialmente o feijão e a mandioca (um tipo de raiz). Pois aqui o gás (a base dos fogões brasileiros) é caríssimo. Dúvida: Dá para fazer com outros tipos de frutas?

    ResponderEliminar
  35. Olá eu adoro marmelada ,mas estou a cortar nos refinados (Paleo) será que juntando mel em vez do açucar ficará boa ?

    ResponderEliminar
  36. Boa noite Joana,
    Também eu fui uma feliz contemplada com vários marmelos caseiros, e confesso que costumo fazer a marmelada (com casca) mas uso robot de cozinha - a bimby.
    Adorei a tua ideia, principalmente o tempo que demora.
    Aproveito para questionar se aconselhas alguma panela de pressão... é daquelas coisas que nunca tive mas que estou tentada a pedir como presente. Sugeres alguma em especial?

    Muitos beijinhos
    Carla
    https://omundodacarlaaos30.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  37. Fail,rápida e boa Até utilizei uma panela da IMCO.e cozeu muito bem.

    ResponderEliminar
  38. Muito obrigada pela receita fiz como publicou a sua receita e ficou uma ótima marmelada por isso venho agradecer imenso porque não precisamos estar ali imensas horas o meu mais sincero agradecimento e um beijo enorme

    ResponderEliminar
  39. Eu não ponho água,só 1kg de marmelos e 700gr de açúcar de resto faço a receita da mesma forma e é uma delícia.

    ResponderEliminar

Imprimir