Sopa de Pão, Alho e Coentros com Ovo Escalfado

Para começar bem a semana, uma sopa de pão inspirada nas açorda alentejana. Incrível como se conseguiram criar coisas tão boas e saborosas com uma escassez tão grande de recursos. Alimentar-me a pão e água? Parece-me bem, desde que seja no Alentejo!

Ingredientes para 2 pessoas:

azeite
3 dentes de alho
1 raminho de coentros
2 fatias de pão alentejano (de preferência com alguns dias e cortado fino)
sal q.b.
2 ovos
água

Preparação:

Num almofariz esmague os dentes de alho com sal e com metade dos coentros.
Leve uma panela ao lume com azeite e junte a mistura de sal, coentros e alho e deixe fritar um pouco sem deixar queimar. Acrescente depois cerca de 600ml de água e deixe levantar fervura. Rectifique de sal e cuidadosamente abra os ovos para dentro deste caldo. Junte os restantes coentros picados grosseiramente e deixe ferver em lume brando até os ovos estarem cozinhados.
Divida as fatias de pão pelos pratos de sopa e cubra com o caldo fervente e com o ovo.

Bom Apetite!

47 comentários :

  1. Anónimo08:24

    Huummm, adoro. é um dos meus pratos preferidos, ou mão seja eu alentejana. E tão facil de fazer. Quando tenho coentros a começar a ficar amarelos no frigorifico, aproveito sempre, para fazer a pasta com alho e sal e guardo. Assim quando me apeteçe é só tirar e ja está. Por acaso até tenho um frasquinho no frigorifico, e acho que vai ser o meu almoço. Obrigada pela receita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13:46

      Amiga vá antes cavar batatas pois sempre é melhor do que desvirtuar a (maravilhosa) cozinha alentejana e até pode ter jeito, agora para cozinhar? tem ai é uma bela m....

      Eliminar
    2. Por favor, não insulte as pessoas que comentam no blogue. (Mas algo me diz que o comentário é para mim, Joana Roque, e não para a pessoa que fez o comentário.)

      Joana Roque

      Eliminar
    3. Anónimo18:07

      Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    4. Anónimo20:31

      Jámais a açorda a alentejana se faz assim.

      Eliminar
    5. Anónimo12:57

      Gostaria apenas de dizer que sou um Homem alentejano e que nunca comi uma açorda feita assim. Quem descreveu esta açorda decerto nao é do alentejo.
      Os alhos esmagados no almofariz juntamente com os coentros bem esmagados com 2 ou 3 cubos de pimento verde vao crus para a terrina e aí sim deita-se o azeite.Depois da agua estar a ferver " na panelela" onde está a cozer os ovos deita-se por cima da mistura com o azeite onde o mesmo coze por a agua a ferver. Mexe-se tempera-se de sal a gosto e já está. È migar as sopas de pâo e..... comer

      Eliminar
    6. Caro anónimo,
      Tem toda a razão. A maneira como descreve é realmente a maneira como os verdadeiros alentejanos fazem a açorda. A culpa é minha que, cá em casa, faço normalmente assim, porque prefiro, e que escrevi no título da receita que era uma receita de açorda alentejana, o que na verdade não é!
      Para que os alentejanos que aqui comentam não fiquem sempre tão exaltados como a versão alterada do seu prato típico, vou alterar o nome da receita.
      Espero assim que percebam que é uam espécie de açorda e não a verdadeira açorda alentejana.
      De qualquer maneira obrigada pelas retificações e pelos comentários. Todos aprendemos todos os dias.
      Joana Roque

      Eliminar
    7. Desculpem a todos, mas lá está escrito "inspirada", ou seja a autora nao disse que era assim que ser fazia a açorda.

      Eliminar
    8. Anónimo14:47

      Este prato não é açorda! Ok isto é sopa alentejana. A forma mais simples e verdadeira!

      Eliminar
    9. Anita23:23

      Na minha família fazia-se exatamente assim a "açorda alentejana" e procurei um bocado até encontrar aqui a receita e reconhecer o mesmo modo como a minha mãe e avó faziam. Se não é a maneira típica já não sei nem me importa assim tanto quanto aos "puristas" que vêm para aqui trollar nos comentários. Obrigada pela receita!

      Eliminar
  2. Que bom aspecto amiga,a semana fiz uma receita da Argas e ficou mesmo boa,jinhoss

    ResponderEliminar
  3. Raquel09:50

    Fiquei com àgua na boca. Vou ter que fazer essa receita! Parabéns pelo Blog.

    ResponderEliminar
  4. Só a fotografia alimenta corpo e alma. É linda...

    ResponderEliminar
  5. Que bommmm!!!! Adoro este prato. Está com tão bom aspecto!! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Anónimo12:13

    Uma variante um pouco mais rica dessa açorda e que é maravilhosa é feita com bacalhau. É feita da mesma maneira que esta mas acrescenta-se o bacalhau.
    Coze-se bacalhau e separa-se em lascas grandes. Para fazer o caldo da açorda em vez de água simples usa-se a água de cozer o bacalhau. No prato coloca-se o bacalhau lascado por cima das fatias do pão e cobre-se com o caldo. É uma delícia.

    ResponderEliminar
  7. bem quem ia adorar isto era mesmo eu:-)
    bem que comia uma açorda ao meu almoço
    hehe
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  8. Que prato lindo! Parabéns.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. è mesmo! Portugal é um país com a capacidade de fazer delicias com tão poucos recursos!

    Gosto muito desta açorda!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Mestre Cuca20:16

    é impressão minha ou o pão está torrado?

    adoro este prato. muito bom.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo19:46

    ... E não é que estive neste fds no Alentejo? E não é que trouxe pão de cabeça??? E não é que vou fazer p o jantar já, já ??? É ma verdadeira delicia...

    ResponderEliminar
  12. Para quem quiser, na casa dos meus pais fazia-se assim e na minha também optei por fazê-lo. Os coentros, o alho e o sal picados não iam ao lume como indica a receita proposta. Na casa dos meus pais, acompanhávamos a açorda com pescada cozida ou bacalhau cozido e ovos. Colocávamos no fundo da terrina a ir à mesa o preparo de coentros e alho picados. Azeite. E em seguida a água de cozer o peixe e os ovos seria a água da açorda que deitávamos na terrina. Fica a dica para quem quiser, julgo que assim até fica uma refeição mais composta. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13:48

      Assim sim sim, isso é uma açorda. obrigado por rectificado a m..da da receita daquela pacóvia

      Eliminar
    2. Caro anónimo,

      As pessoas educadas, mesmo que se escondam atrás do anonimato, dizem o que têm a dizer sem ofenderem. Se acha que tem algo a dizer sobre qualquer uma das receitas aqui publicadas é livre de o fazer, mas sem insultar. Esta poderá não ser a maneira "tradicional" e correta de preparar a açorda alentejana, mas não é por isso que deixa de poder ser preparada deste modo. Pessoalmente gosto do sabor do alho ligeiramente frito no azeite, e o facto de usar água "simples" - sem ser de cozinhar bacalhau ou pescada - permite uma refeição super rápida e simples, que às vezes também é necessário.
      Cumprimentos da pacóvia,

      Joana Roque

      Eliminar
    3. Uma maravilha sem duvida e a forma de fazer é livre resulta de grandes apreciadores de culinaria,Parabens Joana Roque.

      Eliminar
    4. Anónimo13:02

      È assim mesmo que se faz uma açorda de alho e nâo como a receita indica. Nâo sabem fazer mas sabem desvirtuar. Quem publicou esta receita devia ser banido, como alentejano já estou farto de ver lisboetas armados em artistas

      Eliminar
    5. Caro anónimo:
      Já retifiquei o nome da receita para não ofender, ainda que involuntáriamente mais nenhum alentejano, ao desvirtuar e fazer de forma diferente - porque prefiro - a receita da açorda alentejana.
      De qualquer maneira nao sou Lisboeta , sou conimbricense, e também não estou armada em "artista" como refere. Partilho aqui receitas que faço em casa e que se comem todos os dias em minha casa. Não pretendo fazer aqui nenhum tratado de receitas tradicionais portuguesas.

      De qualquer maneira a receita não é uma açorda alentejana e, para que se deixem de vez as confusões de lado, o nome da receita fica alterado e assim espero que o senhor, como alentejano, deixe de ficar farto de ver pessoas de outras partes do país armados em artistas.
      Atenciosamente,
      Joana Roque

      Eliminar
    6. Mas existe algum vírus não conhecido que afecta a cabeça de algumas pessoas?
      Épá vivam e deixem viver... Porra só por causa disto vou fazer esta receita com carcaças de Lisboa e vou levar a marmita para o Alentejo..... Épá que gente mesquinha, até tenho pena da vossa família... Gente coininhas, aí que ofensa alterar um bocado a receita... Épá vão mas é dormir para debaixo de um chaparro e estejam calados se não for para dizer coisas construtivas ou pelo menos de forma construtiva e não ofensiva... Ou vocês também gostam de ser ofendidos? Haja paciência...

      Eliminar
    7. Anónimo19:43

      Fico realmente triste com estas ofensas a troco de nada. Ums sra tem um blogue que partilha receitas ,óptimo!! Fazemos se queremos, a cozinha pode ser tradicional e nem sempre estanque, os grandes chefes por exemplo vão também eles transformando e até acrescentando ingredientes.
      Obrigada pela partilha e boas receitas 🙂

      Eliminar
  13. Anónimo22:03

    As pessoas que vivem fora das grandes cidades tem tendência a acharem que são donos da verdade absoluta que as receitas que viram os seus pais fazer desde pequenos são as "verdadeiras" e são inalteráveis, mas esquecem que tudo tem a sua evolução e que já houve gente como eles que reclamou das receitas que os próprios pais faziam e que no futuro haverá outros a dizer e fazer o mesmo ,nada neste mundo é absuloto e inalterável as pessoas só têm que perceber isto e ser mais abertas e evoluir com ele. Gente assim nunca há de evoluir e aceitar o mundo como ele é.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo15:36

    Ò Senhor anonimo , por favor chega !!!! Eu tambem sou alentejano e sei fazer a dita açorda original , gosto muito e sò tenho Pena de não estar no alentejo e de não ter pão alentejano . Mas ao mesmo tempo custa-me ver alentejanos como o senhor anonimo . Não admite e não aceita a ideia dos outros mas os outros tem que admitir o seu mai feitio e a suia mà educação. Alentejanos como o Senhor anonimo felizmente jà são uma raridade e por nada gostaria que me confundissem com alentejanos como o Senhor anonimo . Tenha juizo por favor e respeite os outros....... Desabafo dum alentejano anonimo mas de primeira qualidade

    ResponderEliminar
  15. Anónimo17:25

    cada terra com seu uso. eu fui abituado nem era com coentros mas com poejos. por isso sem pretender ferir susceptibilidades volto ao inicio---cada terra com seu uso

    ResponderEliminar
  16. Anónimo10:59

    deixem-se de insultos e disfrutem do melhor que a cozinha portuguesa tem

    ResponderEliminar
  17. Anónimo16:46

    Este anonimo é um trambolho

    ResponderEliminar
  18. Olá a todos, para começar a receita são sopas de alho e não açorda. Açorda é feita de outra maneira. Eu sou alentejana e faço assim e a minha mae tb. Esse senhor anónimo nao deve ser alentejano. ..

    ResponderEliminar
  19. Anónimo11:11

    a açorda não se faz assim. É como as pessoas a fazerem pratos alentejanos sem saberem como. há quem deite neste tipo de açorda poejos que é muito bom e alguns restaurantes que o sabem fazer, para acompanhar uns bagos de uva

    ResponderEliminar
  20. Anónimo00:26

    Ui me abriu o apetite!!

    ResponderEliminar
  21. Anónimo19:08

    Como é possível tanto ódio! Ainda por cima aquele senhor nem sabe escrever! Ao menos insulte sem erros ortográficos! Que vergonha alheia credo! Habituado é assim que se escreve em Lisboa! Aí não Alentejo não é assim Sr. anónimo!!?

    ResponderEliminar
  22. Claudia19:10

    Adorei a receita! Obrigada! Um beijinho e não se incomode com pessoas pequenas...não sabem mais...a culpa não é delas ��

    ResponderEliminar
  23. Se a cozinha não evoluísse não existiam tantos tratados nem concursos.
    Na idade da pedra comia-se tudo cru.
    Parabéns pela receita.
    Também aprendi assim e, com uma Alentejana de gema que já morreu há muiiiitos anos e nunca saiu do monte.
    Mais uma vez parabéns por publicar e continue a diversificar. Para mim cozinha é inovar todos os dias.
    De resto o respeito, a educação, saber aprender, inovar, é o melhor que pode existir

    ResponderEliminar
  24. Parabéns pela receita rápida. Fiz à pouco e já foi degustada. Ai que que saudades do meu Portugal, mesmo coisas simples.
    Pessoalmente, pôr a mistura no prato ou fritar antes no azeite torna-se questão pessoal. Parece-me a mim, que cada receita nunca é nem nunca foi fixa, mas alterada consoante a pessoa, família, circunstâncias e tempo.

    A minha, olhe, chamo-lhe Açorda do Pedro, porque a fiz eu!
    Obrigado pela publicação.

    ResponderEliminar
  25. Perante estes comentários só apetece dizer:

    CALEM-SE E COMAM!!

    Bom apetite e bela receita. Seja original ou uma variação. Isto é um site de culinária, não etnográfico.

    E chocou-me ver a falta de educação de quem acha que, só porque se adaptou uma receita, está a ofender a sua terra e gentes. Cruzes, onde isto já chegou! Quem vos educou?

    ResponderEliminar
  26. Meus amigos seja esta receita do Norte centro ou sul e uma delicia, e quem não gosta nao come

    ResponderEliminar
  27. Épá quem não gosta não come... Põe à beira do prato... Eu também não gosto de gente má...

    Não gostam da receita? Então vão fazer outra... Eu gostei, é practica...

    Malandro não estrilha, muda de esquina... Olha agora

    ResponderEliminar
  28. Pedro Paninho20:15

    Olá Joana! ��
    Não pude deixar de comentar... Como viu pelo meu sobrenome, há "alentejanice" neste portuense de gema! Não perca tempo em justificações e alterações de títulos (Deus que é Deus não agrada a toda a gente), quem a critica, corrige assoberbadamente e desrespeitosamente deve, com toda a certeza do síndrome do "trate-me por doutor" e da desesperante falta de humildade e segurança...dito isto fiz esta "coisa" que sugeriu e viajei até ao "meu" Redondo e aos meus avós! Por esta viagem... Obrigado!!! ��

    ResponderEliminar
  29. Boa noite.para não me alongar muito com o discurso. queira só dizer q não gostei nada desta receita,fila e já vou no terceiro prato. Obrigada por a inovação continuei..

    ResponderEliminar
  30. Já comi muitas vezes está sopa. Não lhe chamo lhe acorda, mas sim sopa de coentros, normalmente acompanha umas belas amêijoas. Sim, a minha família é alentejana e sempre comemos está variante da acorda mais tradicional.

    ResponderEliminar

Imprimir