Gelado de Baunilha

O tempo esteve tão agradável o fim de semana passado, que eu resolvi fazer o primeiro gelado da época. E nada melhor do que começar com um sabor clássico como a baunilha.
O gelado ficou soberbo e foi comido na companhia de alguns amigos, na casa deles, a acompanhar um delicioso bolo de chocolate e coco do qual me esqueci de pedir a receita!
Pena que este fim de semana o tempo já não esteja igual!

Ingredientes:

200ml de natas
300ml de leite
5 gemas
1 vagem de baunilha
90gr de açúcar

Preparação:

Abrir a vagem de baunilha ao meio e raspar bem as sementinhas de ambos os lados. Juntar ao leite a às natas e levar ao lume até levantar fervura. Deixar ficar em infusão durante pelo menos 30 minutos.
Entretanto bater as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas e misturar, pouco a pouco, o a mistura de baunilha.
Levar tudo novamente a lume brando, até engrossar e o creme cobrir suavemente a colher de pau. Não deixe engrossar em demasia para não talhar.
Passe a mistura por um coador de rede, para eliminar qualquer grumo que possa ter ficado e deixe arrefecer.
Coloque depois na máquina de gelado durante cerca de 30 minutos, ou leve ao congelador tento o cuidado de ir mexendo a mistura de hora a hora de modo a eliminar os cristais de gelo.
Guarde no congelador numa caixa hermética até servir.

Bom Apetite!

19 comentários :

  1. Tenho a dizer que me parece que vou vir cá muitas vezes!
    Descobri o gelado de baunilha por acaso e, já vi o das oreo!
    Upa upa!
    Acho que vou começar a fazer gelados (e nao so) em casa!!
    :P

    ResponderEliminar
  2. Um clássico divino!
    Coloquei hoje no meu blog um doce branco e negro daqui! Só diminui a quantidade de açúcar (até fiquei a pensar se a referência original que aqui está não seriam colheres de sobremesa, em vez das de sopa...)
    muito obrigada pela partilha!
    babette

    ResponderEliminar
  3. é dos meus favoritos!!! beijos

    ResponderEliminar
  4. Que delicia! Estou a pensar comprar uma máquina de gelados, mas tenho duvidas acerca da melhor escolha: pode dizer-me por favor qual a marca da sua máquina?
    Obrigada e parabens pelo blog!
    Teresa

    ResponderEliminar
  5. Gelados caseiros devem ficar uma verdadeira delícia!!! Existem até as maquinas de gelados que devem ser um grande auxílio nestas tarefas... Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Olá. Ai ,ai que já vais começar com as receitinhas de gelado e eu ainda sem a máquina de gelado eheheheh Tenho de ir comprar pois deve ser bem mais simples para não termos de andar de hora em hora a mexer. Um beijinho e bom fim de semana.
    É verdade, e para quando o próximo curso? Já tenho saudades de aprender coisas novas e boas e claro, estar na vossa companhia.

    ResponderEliminar
  7. Realmente a semana passada parecia Verão, mas também gosto de gelados no tempo frio :)

    ResponderEliminar
  8. Um clássico!
    Cá em casa quando há, nunca dura muito.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Parece ser muito bom.
    Gostei.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Um bom geladinho sabe bem em qualquer altura do ano!!!

    ResponderEliminar
  11. Gosto muito e nunca fiz (já copiei para testar).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que linda foto e que delícia deve ficar!!!
    Estava mesmo buscando uma receita commo esta!
    beijinhos,
    Dani

    ResponderEliminar
  13. Hummmm deu até fome! hehe
    Achei seu blog bem legal e já estou seguindo!
    Também tenho um blog de receitas: http://abrindooapetite.blogspot.com.br
    Se quiser, dá uma passadinha por lá, ok?

    Bjusss

    ResponderEliminar
  14. gelados e tao bom nesta altura do ano ja começa mesmo a apetecer.
    que bom que deve ter ficado
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  15. Delicioso este geladinho...já me servia de uma tacinha!!!

    ResponderEliminar
  16. Olá! A receita tinha óptimo aspecto, e motivou-me a tentar a minha sorte com o primeiro gelado :)
    Mas a verdade é que ficou duro! E duro digo meeesmo duro, coisa que reparei na manhã seguinte.
    Mexi de hora a hora, durante 3 horas e depois deixei a noite inteira no congelador.
    Estava à espera de uma receita cremosa, ou isso já é pedir de mais?
    Mas quanto ao sabor, nada a dizer. :)

    ResponderEliminar
  17. Anónimo12:34

    Adoro sao muitoooo bons nem sei como nao exprimentar todas as receitas.
    Bjs!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo12:37

    Gostava de ter vcs cmg pra exprimentar porque a minha mae faz e calha td na perfeiçao.
    Bjs!!!!!!!!!¡!!!!!!!!!!!!!¡!!!!!!!!!!¡!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Imprimir