Curd de Limão (Lemon Curd)

Há uns dias atrás, a minha sogra mandou-me um saco com limões. Este fim de semana, a tia L. também me deu mais uns quantos. Tantos limões! Muitos mais do que aqueles que consigo gastar.
Apesar de o provérbio inglês dizer "se a vida te dá limões faz limonada", aqui foi altura de fazer um delicioso curd de limão, ideal para rechear bolos, tartes e bolachas, ou para comer em torradas ou com scones ainda quentinhos. Um delicioso creme com um gosto bem cítrico

Ingredientes para 4 frascos pequenos:

6 limões
6 ovos
120gr de manteiga sem sal
450gr de açúcar

Preparação:

Lave bem os limões. Num tachinho coloque o açúcar, a manteiga, o sumo e a raspa dos limões, e leve ao lume até dissolver tudo muito bem.
Entretanto bata os ovos, muito bem batidos com uma vara de arames.
Retire a mistura de limão, açúcar e manteiga do lume e adicione os ovos batidos sem parar de mexer. Leve novamente ao lume (brando), sem deixar de mexer e até a mistura ferver e engrossar.
Retire do lume e distribua pelos frasquinhos. Volte-os de cabeça para baixa durante 30 minutos para criarem vácuo e guarde no frigorífico ou num local fresco até usar.

Bom Apetite!

47 comentários :

  1. nunca comi mas como adoro limao e o aroma provavelmente iria adorar esse curd!!!mas como os tenho de comprar nunca ha em excesso!! beijos

    ResponderEliminar
  2. Adoro lemon curd mas a minha receita é mais light, sem manteiga :)
    Mas como o meu acabou já comia um bocadinho deste...
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Ficou com uma côr magnífica. Este Lemon curd anda a tentar-me.

    ResponderEliminar
  4. Há muito tempo de desejo fazer Lemon Curd mas os limões é que não abundam este ano. Acho que o leu limoeiro entrou em greve e só dá folhas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Que óptima e doce maneira de os utilizar!
    Ficou com uma cor mesmo linda.

    ResponderEliminar
  6. Eu sou doida por lemon curd, perfeito para aproveitar os limões que trazemos da quinta.
    amarelinho, doce e com travo q.b!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia, mas fiquei curiosa...

    ResponderEliminar
  8. Do jeito que gosto de limão, até corria o risco de comer o curd à colherada :)

    ResponderEliminar
  9. Adoro aqui na minha cozinha uso muito... faço com açucar de cana integral e manteiga de soja. Fica mesmo bom..

    ResponderEliminar
  10. Anónimo16:55

    Parece óptimo. Já agora outra dica para guardar limões.... Espremo os limões e guardo nos sacos de gelo para congelação. Há sempre limonada fresquinha cá por casa

    ResponderEliminar
  11. Que receita interessante, não conhecia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Mas que bela sugestão...ainda não experimentei fazer, mas ando curiosa...e também tenho ali bastantes limões...desta já não escapam...

    ResponderEliminar
  13. Também se pode fazer de Laranja?

    Jokas
    Sandra

    ResponderEliminar
  14. É engraçado que eu na semana passada fiquei atulhada de limões por causa da tempestade que por aqui passou, partiu-me o limoeiro e eu fiquei com N limoões. Espremi uns quantos e congelei o sumo, raspei a casca e congelei e mesmo assim tenho montanhas deles . Andei a ver receitas de lemon marmelades ou outros doces...e já decidi vou experimentar este.Thank's! E parabéns.

    ResponderEliminar
  15. nunca fiz mas acho que iria gostar. e ainda nao tinha como fazer ja levo a receita comigo.
    venham os scones iam mesmo a calhar
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. No outro dia comi isto em casa de um amigo, a acompanhar gelado de bauninha. Ficou uma delicia! hehehe agora já sei a receita :)

    ResponderEliminar
  17. Dica: Caso se apanhem com uma quantidade imensa de limões, também podem fazer "Preserved Lemons" que säo úteis para cozinha marroquina.

    ResponderEliminar
  18. Realmente sinto-me ignorante pois não conhecia essa receita. A minha mãe tem um limoeiro sempre cheio de limões, alguns até se estragam. Agora á sei o que fazer.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo14:28

    Uma verdadeira delícia!... Experimentei e fiquei viciado... ag tenho de experimentar o bolo e a mousse! Obrigado pela receita!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo22:26

    Adorei a receita. Será que dá também para congelar?

    ResponderEliminar
  21. Muito bom mesmo! Depois de enfrascar e guardar no frigorífico quanto tempo dura o curd?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FG,

      o curd dura alguns meses. Não sei precisar quantos, mas cerca de 3 meses dura de certeza.

      Joana

      Eliminar
  22. Olá!
    Parece ser uma delícia! Já sei o que fazer aos imensos limões que tenho =)
    Quanto tempo dura este curd? É como as compotas que podemos fazer e guardar num sitítio fresco vários meses? Ou é necessário consumir rapidamente?
    Obrigada e beijinhos!***
    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês,

      O curd não aguenta tantos meses como as compotas, mas desde que use frascos esterilizados e bem fechados aguentam vários meses no frigorífico.
      Este ano resolvi fazer uma experiÊncia e depois do curd dentro dos frascos e bem fechados coloquei-os num panela com água até 2/3 dos frascos, deixer ferver cerca de 10 minutos e só os tirei da panela depois de terem arrefecido completamente (um método de pasteurização utilizados para fazer conservas caseiras). O objectivo é conseguir que o curd dure mais tempo fora do frigorífico, quem sabe durante um ano.
      Mas é uma experiência e não sei qual vai ser o resultado final. Se entretanto resultar eu explico todo o processo correctamente. Até lá o melhor mesmo é frigorífico.

      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
    2. Olá, oode informar-me se esse método de conservação resultou?

      Eliminar
  23. Anónimo17:18

    Fiz hoje este curd de limão e o sabor é simplesmente fantástico..estou capaz de o comer à colherada hehe Sou fã incondicional de limão e de certeza que vai ser para repetir assim que estes frasquinhos acabarem :)

    ResponderEliminar
  24. Anónimo20:56

    Fiz hoje o curd de limão mas acho que não saiu como esperado.
    Ficou muito líquido, quase como uma geleia. Não deverá ser esta a textura, pois não?
    Não sei o que poderá ter corrido mal...

    Espero que para uma próxima a receita corra melhor!

    Obrigada,
    Filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipa,

      O lemon curd não deve ficar demasiado líquido. Talvez não tenha deixado engrossar o tempo suficiente ou os ovos utilizados fossem demasiado pequenos.
      Claro que para a próxima correrá melhor.

      Joana

      Eliminar
  25. Para congelar nao serve pois nao??
    devido aos ovos talvez ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Nunca experimentar congelar lemon curd, mas acho que é capaz de não ser uma boa solução. Mas no frigorífico dura alguns meses...

      Joana

      Eliminar
  26. Fiz agora metade da receita, e adorámos. Quente, combina muito bem com morangos, mas dá é vontade de comer à colherada :)

    ResponderEliminar
  27. Anónimo21:34

    Deve-se usar manteiga ou pode ser margarina? Tenho alguma dificuldade em encontrar manteiga sem sal nos super's

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não use margarina, o resultado é diferente...Eu uso sempre a manteiga com sal e fica óptimo - o sal ajuda a ampliar o sabor dos doces, sem se fazer sentir no paladar.
      As receitas mais antigas que tenho, não 'mandam' usar manteiga sem sal...

      Eliminar
    2. Não use margarina, o resultado é diferente...Eu uso sempre a manteiga com sal e fica óptimo - o sal ajuda a ampliar o sabor dos doces, sem se fazer sentir no paladar.
      As receitas mais antigas que tenho, não 'mandam' usar manteiga sem sal...

      Eliminar
  28. Tou rendida! Vou experimentar este lemon curd que me anda a tentar há meses.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  29. Anónimo16:26

    Há já uns anos que vi esta receita e daqui saiu o meu doce preferido para sempre! Adoro! Entretanto já fiz de morango, que fica igualmente divinal.

    Já usei para rechear um bolo de chocolate e para uns apontamentos no topo de uma mousse: fabuloso! Obrigada!

    ResponderEliminar
  30. Olá!
    queria saber o tempo que aguenta no frigorífico!
    obrigada :)

    ResponderEliminar
  31. Anónimo21:22

    boa noite, diga-me se devo fazer com a raspa dos limões ou corto a casca dos limões e depois tiro-os antes de meter o lemon curd nos frascos?

    ResponderEliminar
  32. Nao dá para guardar fora do frigorifico e dura quanto tempo

    ResponderEliminar
  33. Nao dá para guardar fora do frigorifico e dura quanto tempo

    ResponderEliminar
  34. Boa noite esta quantidade quantos frascos dá

    ResponderEliminar
  35. Precisava desta receita na versão bimby!!

    ResponderEliminar

Imprimir