Tapas de Cogumelos e Rucula

Ainda antes do Natal e restantes festas, passaram lá por casa estas tapas bem simples e saborosas que fizeram parte dos nossos já conhecidos jantares de Domingo.
Mais uma vez, foi o conteúdo do frigorífico a ditar o que comer: havia cogumelos e rucula já meio murchinhos. No cesto do pão 1/2 baguete a ficar dura. E cá em casa nada se deita fora... Tudo se aproveita. E apesar de os melhores ingredientes fazerem as melhores refeições, o aproveitamento de ingredientes também dá saborosos repastos!

Ingredientes para cerca de 12 tapas:

1/2 baguete
8 cogumelos brancos frescos
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
tomilho q.b.
1 mão cheia de rucula selvagem
1 dente de alho
azeite q.b.
sal e pimenta

Preparação:

Lave e corte os cogumelos em fatias. Numa frigideira anti-aderente coloque um fio de azeite, o dente de alho picada e salteie os cogumelos até ficarem cozinhados. Junte depois o vinagre balsâmico, deixando ferver um pouco e tempere de sal, pimenta e tomilho. Reserve.
Entretanto corte a baguete em fatias da grossura de um dedo e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno. Regue com um pouco de azeite e coloque-as no forno já quente apenas para alourarem.
Divida a mistura de cogumelos pelas fatias de pão e cubra com um pouco de rucula previamente lavada e bem seca. Regue com um pouco de azeite e sirva ainda quentes.

Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Ora aqui está uma coisinha bem simples de preparar e que deve ser realmente saborosa! Só tenho pena que o meu marido não seja lá muito amigo deste tipo de petiscos... O aspecto é delicioso! Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  2. Hum que combinação deliciosa!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. uau!Estão lindas estas tapas! Excelente mesmo!!

    ResponderEliminar
  4. ola boas tardes!
    preciso da sua ajuda tenho uma MAQUINA DE GELADOS QUE ME DERAM MAS NAO TEM LIVRO DE INSTRUCOES NAO CONSIGO ARRANJAR NEM NA MARCA
    A MAQUINA E DA MOULINEX GELATI SERA QUE A SUA E DA MESMA MARCA? OU CONHECE ALGUEM QUE TENHA?

    ResponderEliminar
  5. Ora nem mais. E em tempos de crise não se pode mesmo desperdiçar!

    ResponderEliminar
  6. E que belas entradas! Bem ao meu gosto! bjinho

    ResponderEliminar
  7. obrigado! deve ser isso mesmo pk esta tb so tem o botao liagr e desligar!tem as receitas de gelados por aqui vou cuscar.beijos

    ResponderEliminar
  8. Anónimo21:46

    Adoro estas tapas, bruchettas e tostas... simples e deliciosas!

    Sara

    ResponderEliminar
  9. esta uma refeiçao bem levizinha:-)

    ResponderEliminar

Imprimir