Couve com Azeite e Alho

Uma parte dos legumes que se consomem cá em casa são de agricultura familiar, i.e., vêm directamente da quintinha dos meus avós. Portanto consomem-se os legumes da época.
Se no verão houve courgete em abundância, de tal maneira que ainda ando a fazer sopa com courgete congelada nessa altura, agora há imensas couves. Se há couves, são couves que se vão consumindo.
Como não sou grande apreciadora de couve cozida, tenho-a preparado salteada, apenas com azeite e alho. É um excelente acompanhamento.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 couve coração de boi pequena
4 dentes de alho
azeite q.b.
sal
pimenta
colorau em pó (facultativo)

Preparação:

Corte a couve numa juliana grossa - com a grossura de um dedo - tendo o cuidado de retirar o caule e o interior mais grosso.
Lave a couve em água abundante e deixe escorrer bem.
Entretanto pique os dentes de alho e coloque-os numa frigideira larga juntamente com o azeite. Deixe aquecer e introduza a couve. Deixe a couve cozinhar, mas atenção para não a deixar demasiado cozida e murcha. O ideal é que fique ainda crocante. Tempere de sal e pimenta a gosto.
Coloque na travessa de servir e polvilhe com um pouco de colorau em pó e um pouco mais de pimenta. Sirva como acompanhemento de carnes assadas, grelhadas ou estufadas.

Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Eu adoro. E é dos meus acompanhamentos favoritos :-D

    Bjokas

    ResponderEliminar
  2. Adoro legumes salteados...eu quando tenho muitos legumes,arranjo e congelo ja prontos a serem consumidos numa proxima,bjs

    ResponderEliminar
  3. Que óptimo acompanhamento, ficou mesmo excelente!

    ResponderEliminar
  4. Gosto de couve de qualquer maneira, cozida também :) Vai aproveitando, deve saber muito bem!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12:51

    Tenho uma amiga que me ensinou que de tudo se pode fazer um esparregado. Faz uma de couve lombarda, com a mesma base mas com a couve muito piacadinha, e depois no final com coentros picados.
    É tudo uma questão de imaginaçao...
    Bom apetite..

    ResponderEliminar
  6. Estou divulgando meu novo blog
    www.gastronomiaefotografia.blogspot.com

    Atenciosamente
    Tatiana Campêlo

    ResponderEliminar
  7. já me deste uma excelente ideia para acompanhar as churrascadas do fim de semana.
    beijos

    ResponderEliminar
  8. eu gosto muito de couve mas normalmente como mesmo cozida ou em sopas.
    esta muito boa assim salteada tambem.
    beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir