sexta-feira, Fevereiro 27, 2009

Branco e Negro

Esta sobremesa, inspirada numa outra que a minha mãe costuma fazer chamada Doce Bicolor, foi uma agradável surpresa. Além de ser visualmente agradável, e levar chocolate, tem muito pouca gordura o que a torna uma sobremesa para comer com muito pouca culpa.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 ovo
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de maisena
150ml de leite
4 bolachas com pepitas de chocolate
4 quadrados de chocolate negro
4 quadrados de chocolates Branco

Preparação:

Misture o ovo com o açúcar e a farinha. Adicione o leite, pouco a pouco, e vá batendo com uma vara de arames de modo a não ficar com grumos.
Leve ao lume, mexendo sempre, até começar a engrossar. Retire depois do lume e divida o preparado em 2 metades. A uma delas acrescente o chocolate negro, e à outra o chocolate branco. Mexas ambas as misturas até o chocolate derreter.
Entretanto esmigalhe as bolachas de chocolate.
Em 2 copos ou 2 taças começe por colocar 1 camada do creme de chocolate negro. Polvilhe com as bolachas de chocolate e cubra o creme branco. Coloque depois mais uma camade de creme de chocolate negro, e outra de chocolate branco.
Termine as camadas polvilhando generosamente com as restantes bolachas.
Leve ao frigorífico até servir.

Bom Apetite!

quinta-feira, Fevereiro 26, 2009

Tostas de Mozarella com Frutos Vermelhos

Foi uma entrada pensada e prepara em poucos minutos, depois de ter convidado o F e a AM para jantar mesmo em cima do acontecimento.
Como foi um jantar memorável, esta simples entrada, que agradou a todos, fica então registada

Ingredientes para 4 pessoas:

4 fatias de pão caseiro
azeite aromatizado q.b.
12 mini bolas de mozarella
flôr de sal
pimenta q.b.
Compota de frutos silvestres

Preparação:

Coloque as fatias de pão num tabuleiro previamente forrado com papel de alumínio e regue-as generosamente com o azeite aromatizado e tempere com um pouco de flôr de sal e pimenta.
Leve o pão ao forno previamente aquecido até começar a ficar dourado.
Retire, coloque 3 bolinhas de mozarella, previamente cortadas ao meio, em cada uma das fatias de pão e leve novamente ao forno até o queijo derreter.
Retire, tempere com um pouco mais de flôr de sal e pimenta, e regue com a compota de frutos silvestres que se diluiu num pouco de água e se levou ao microondas a ferver.
Sirva de imediato com uma salada verde.

Bom Apetite!

quarta-feira, Fevereiro 25, 2009

Massa Rápida para Pizza

Quem nunca teve um desejo súbito de comer Pizza? E quando podemos fazer e comer pizza em menos de 20 minutos com uma massa preparada em casa?
Parece mentira, mas descobri neste blog que regularente visito, uma receita infalível para uma massa de pizza deliciosa em poucos minutos. Aconselho a experimentarem.

Ingredientes para 2 pizzas de 30 cm de diametro:

450g de farinha de trigo
200ml de água
15g de fermento em pó químico (tipo royal)
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de azeite

Preparação:

À mão, no robot ou MFP, juntar todos os ingredientes até obter uma bola homogénea.
Dividir a massa em duas partes e esticar cada uma delas na pedra enfarinhada.
Colocar na forma e levar ao forno 5 minutos na temperatura máxima.
Retirar, rechear com os ingredientes favoritos e levar novamente ao forno mais 10 a 20 minutos a 200ºC.
(Na pizza que aparece na foto usei molho de tomate com mangericão de compra, queijo mozarella fresco, e pesto.)

Bom Apetite!

terça-feira, Fevereiro 24, 2009

Hamburguers do Jamie Oliver

Todos sabem a minha paixão pelo Jamie Oliver. Nunca me esqueci do primeiro programa que vi.
Foi em 1998, na BBC Prime, e o Jamie Oliver, na altura ainda com aspecto de adolescente imberbe estava a cozinhar um rissoto de ervilhas e camarão. Era um episódio do "The Naked Chef".
Nunca tinha visto ninguém a cozinhar com aquele à vontade e com aquela paixão. Se já na altura gostava de cozinhar a partir do momento que passei a seguir o "The Naked Chef" fiquei a ser ainda mais entusiasta pela cozinha. Lembro-me de falar no Jamie Oliver e de ninguém conhecer, nem mesmo nas livrarias onde avidamente buscava os livros que sabia editados no Reino Unido.
Tenho pena de a maioria das pessoas, pelo menos em Portugal, terem demorado tanto tempo a descobrir o Jamie Oliver. Ainda bem que agora é conhecido por todos.
Foi condecorado pela Rainha de Inglaterra, é convidado regular na "Oprah". Os seus livros estão expostos em todas as grandes superfícies e traduzidos em português. Os seus programas passam na nossa televisão. Aparece em revistas e jornais portugueses...
E eu continuo a adorar o Jamie Oliver. Tenho todos os livros, gravo todos os programas, e defendo-o de cada vez que ouço ou leio alguém criticar a sua maneira de estar na cozinha ou de cozinhar. Identifico-me com aquela paixão que ele tem pela comida, com a maneira como desmistifica os alimentos, em como faz o acto de cozinhar parecer a coisa mais simples do mundo
Assim sendo, aqui fica mais uma receita do Jamie. Podem encontrar a receita original no seu novo livro " Jamie´s Ministry of Food", na página 146, com o nome A Cracking Burguer.
E Bom Carnaval a todos!

Ingredientes para 6 hamburguers:

12 bolachas Cream Crackers
4 colheres de sopa de salsa picada
2 colheres de chá de Mostarda de Dijon
500gr de carne picada
1 ovo
sal e pimenta q.b.
azeite
6 folhas de alface
2 tomates
6 fatias de queijo flamengo
6 pães de Hamburguer

Preparação:

Pique as bolachas no robot de cozinha e coloque-as numa taça. Junte depois a carne, a salsa e a mostarda. Adicione o ovo e tempere de sal e pimenta. Com as mãos, misture tudo muito bem
Divida a carne em seis partes iguais e molde formas redondas com cerca de 2cm de altura
Coloque no frigorífico antes de cozinhar.
Leve um grelhador ou frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite e cozinhe os hamburguers de ambos as lados.
Entretanto lave as folhas de alface e corte o tomate em rodelas. Barre o pãozinho de hamburguer com o molho da sua preferência (maionese, ketchup, mostarda, ...) e coloque a alface, umas rodelas de tomate e em seguida o hamburguer e uma fatia de queijo flamengo.
Sirva com umas batatas fritas aos palitos.

Bom Apetite!

segunda-feira, Fevereiro 23, 2009

Caril de Borrego

Por aqui, caril é sempre bem vindo. E fazemos caril de tudo. De peixe, de camarão, de frango, com carne de porco... Desta vez foi com borrego.
Um caril muito simples, mas delicioso, que animou ainda mais uma maravilhosa tarde de Domingo.

Ingredientes para 2 pessoas:

400gr de carne de borrego (usei cachaço)
150 ml de leite de côco
1 colher de sopa de óleo vegetal
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 cebola pequena
1 colher de sopa de coentros picados
2 colheres de sopa de Pó de Caril (o melhor que encontrar)

Preparação:

Pique a cebola e leve-a ao lume com o óleo vegetal. Assim que a cebola começar a querer alourar, junte o pó de caril e deixe fritar um pouco em lume brando. Adicione depois a carne cortada em cubos e deixe alourar de todos os lados. Junte o leite de côco, a polpa de tomate e os coentros.
Tempere om sal, e deixe cozinhar em lume brando até a carne estar macia.
Acompanhe com arroz basmati cozido.

Bom Apetite!

sexta-feira, Fevereiro 20, 2009

Tiramisú Fingido

Parece tiramisú, mas não é tiramisú. No entanto é uma maneira mais ligeira de comermos algo que quase nos sabe a tiramisú.
Eu passo a explicar: há alguns dias vi no programa Everyday Food, que passa na Sic Mulher, uma receita muito diferente das habituais de Tiramisú. Coisa de americanos foi o meu primeiro pensamento. Em vez de usarem o principal pilar do Tiramisú, o queijo Mascarpone, usaram queijo creme, tipo Philadelphia, e em vez dos ovos, toca a usar natas, que apesar de serem usados ao fazer esta sobremesa, não fazem parte da receita original, sendo sempre usados ovos.
Ora bem, depois desta singular preparação de tiramisú, fiquei curiosa, e apesar de algumas outras modificações, resolvi experimentar. Fica bastante bom, e bem mais ligeiro.
Quase que parece Tiramisú. Mas não é Tiramisú.

Ingredientes:

1 embalagem de queijo creme
3 claras
100gr de açúcar
18 palitos la reine
1 chávena de café forte
1 colher de sobremesa de whisky

Preparação:

Bata o queijo creme com o açúcar até ficar uma mistura cremosa. Bata depois as claras em castelo, e incorpore-as cuidadosamente ao preparado anterior.
No prato de servir coloque 1/3 do creme, e sobre ele metade dos palitos la reine previamente embebidos na mistura de café aromatizada com o whisky. Cubra com mais 1/3 do creme e volte a cobrir com os restantes palitos embebidos no café. Finalize com o restante creme e leve ao frigorífico até servir.
Antes de servir polvile generosamente com cacau em pó.

Bom Apetite!

quinta-feira, Fevereiro 19, 2009

Batatas Gratinadas com Magret de Pato

O pato, foi desta vez o prato principal. Uma repetição do prato principal do nosso jantar de fim de ano, que mereceu desta vez ser decentemente fotografado e aqui partilhado.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 peito de pato com 400gr/500gr
8 batatas pequenas
100ml de natas
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Comece por preparar as batatas gratinadas, descascando-as e cortando-as em fatias finas com a ajuda de uma mandolina.
Tempere-as com um pouco de sal e pimenta e coloque-as numa assadeira ou pirex quadrado em camadas. Regue com as natas, de modo a todas as batatas ficarem cobertas e leve ao forno previamente aquecido até as batatas estarem macias no interior e com uma camada crocante por cima.
Entretanto prepare o peito de pato. Com uma faca bem afiada faça golpes em toda a camada de pele em forma de losangulos. Tempere de sal e pimenta e coloque o peito de pato, com a pele virada para baixo numa frigideira anti aderente sem adicionar nenhuma gordura. Deixe cozinhar até a pele do pato estar dourada, cerca de 8 minutos. Vire do outro lado e deixe cozinhar mais 5 minutos. Tenha em atenção que ao cortar o peito de pato deverá estar sempre rosado, mais ou menos consoante o seu gosto pessoal, mas nunca deixe passar a carne em demasia.
Deixe repousar um pouco a carne antes de cortar.
Para servir corte o peito de pato em fatias finas e sirva juntamente com quadrados de batatas gratinadas.

Bom Apetite!

quarta-feira, Fevereiro 18, 2009

Patê e Pão Escuro com Frutos do Bosque

Este ano, ao contrário do que fazemos normalmente, decidimos jantar em casa no dia dos namorados. é obvio que pensei a ementa com muito mais cuidado, pois o dia queria umas comidinhas especiais.
Comecei por esta entrada, que não tem nada que saber, mas que é agradavelmente surpreendente pela combinação de sabores e texturas.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 fatia pequena de patê (eu usei patê com pimentas verdes)
2 colheres de sopa de compota de frutos do bosque ou frutos silvestres ou frutos vermelhos
2 fatias de pão de centeio escuro

Preparação:

Com um cortador redondo ou com um copo, corte 2 rodelas redondas de pão e coloque-as ao centro dos pratos.
Corte a fatia de patê ao meio, no sentido do comprimento, e arredonde-a com as mãos, de modo a ficar do mesmo tamanho do pão. Coloque-a cuidadosamente sobre a fatia de pão de centeio.
Leve ao microondas a compota de frutos até esta começar a borbulhar e regue cuidadosamente patê com o doce.
Sirva simples ou com uma salada verde.

Bom Apetite!

terça-feira, Fevereiro 17, 2009

Lulas Estufadas com Cerveja

Não sou, devo confessar uma grande apreciadora de lulas, mas, de vez é quando é algo que me sabe bem.
Andava há que tempos a pensar como é que ficariam umas lulas preparadas com a nossa conhecida sopa de cebola e cerveja. Aconselho. Simples e bom!

Ingredientes para 2 pessoas:

400gr de lulas arranjadas e limpas
1/2 sopa de cebola
150 ml de cerveja
100 ml de leite
salsa picada

Preparação:

Deixe as lulas escorrerem muito bem para libertarem toda a água em excesso e seque-as com papel de cozinha.
Num tacho misture a sopa de cebola com as lula e a cerveja. Leve a lume brando mexendo de vez em quando, sem deixar agarrar, durante cerca de 15 minutos. Ao fim deste tempo adicione o leite e deixe cozinar mais 10 minutos.
Junte 2 colheres de sopa de salsa picada e misture bem.
Sirva com arroz branco ou puré de batata.

Bom Apetite!

segunda-feira, Fevereiro 16, 2009

Pequeno Almoço Completo à Inglesa

Há que tempos que o M. me andava a sondar para lhe fazer um pequeno almoço destes. Lá ia me ia perguntando para quando é que eu lhe fazia tal refeição e não parava de falar nos feijões e nos ovos e no bacon.
O facto de este ano o comercial dia dos Namorados ter calhado a um sábado, ditou que seria o dia perfeito para lhe fazer a vontade.E assim foi.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 ovos
2 fatias de pão de forma
1 lata de feijão em molho de Tomate (Baked Beans da Heinz)
2 cogumelos frescos (usei Portobelo)
1 tomate
4 fatias finas de bacon
2 salsichas pequenas
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Leve ao lume uma frigideira anti aderente. Deixe aquecer e coloque as salsichas abertas ao meio (para cozinharem mais depressa). Coloque também os cogumelos partidos em pedaços, e o tomate aberto ao meio. Tempere os cogumelos e o tomate com uma pitrada de sal e pimenta. Vá virando cuidadosamente até tudo estar perfeitamente cozinhado.
Corte depois o centro do pão de forma. Normalmente usa-se um cortador redondo, mas dado o dia, cortei em forma de coração. Assim que os cogumelos, salsichas e tomate estiverem cozinhados, retire-os e mantenha-os quentes. Na mesma frigideira coloque o pão de forma e abra os ovos para dentro da cavidade em forma de coração (ou redonda). Tempere com um poco de sal e deixe cozinhar em lume brando até o pão estar torrado e os ovos a seu gosto.
Entretanto torre na torradeira ou frigideira o centro do pão.
Coloque as fatias de bacon entre duas folhas de papel absorvente e leve ao microondas durante 1,30 minutos. Ficam estaladiças e sem sujar o fogão com salpicos de gordura.
Aqueça os feijões num tachinho, em lume brando.
Monte depois o prato. Coloque a salsichas e por cima desta as fatias de bacon. Coloque a torrada com o ovo ao centro, juntamente com o centro recortado do pão, e rodeie-a com os feijões, o tomate e os cogumelos.
Acompanhe com sumo de laranja natural e café.

Bom Apetite!

sexta-feira, Fevereiro 13, 2009

Palmiers de Canela

Quando vi estes palmiers tão lindos e perfeitinhos feitos pela menina que tem este blogue tão simpático, não resisti em lhe copiar a receita e fazê-los eu também.
São deliciosos e desaparecem num instante!

Ingredientes para cerca de 24 palmiers:

1 massa folhada rectangular
canela q.b.
açúcar q.b.

Preparação:

Numa tigela misture o açúcar e a canela.
Estenda a massa folhada sobre uma bancada e polvilhe com açúcar e canela. Com as mãos faça pressão de modo a que o açúcar e a canela se fixem à massa.
Vire a massa ao contrário e repetida o procedimento.
Ao açúcar e canela que sobrou, acrescente um pouco de água e pincele o interior da massa folhada.
Comece depois a enrolar a massa folhada numa das extremidades até chegar ao meio. Depois enrole a outra extremidade também até chegar ao meio. Corte em fatias com 1 dedo de espessura.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e coloque ai os palmiers espalmando-os um pouco com as mãos. Leve ao forno a 200ºC.
Assim que começarem a alourar pincele-os com a água misturada com açúcar e canela, e deixe dourar mais um pouco. Vire-os e repita o procedimento.
Retire do forno, deixe-os arrefecer e guarde-os numa caixa hermética.

Bom Apetite!

quinta-feira, Fevereiro 12, 2009

Cozido de Porco

O que fazer quando se tem no congelador uns ossos de porco preto para cozido, e um pedaço de pá de porco que não chega para uma refeição para dois? E para juntar ainda temos uma farinheira caseira, uma morcela e um chouriço?E no frigorífico há couves e cenouras caseiras?
A palavra "cozido" está escrita em todo o lado.

Ingredientes para 2 a 3 pessoas:

4 ossos rapados de porco preto
400 gr de pá de porco com osso
1 morcela
1 farinheira
1 chouriço de carne
4 batatas médias
1/2 couve portuguesa
2 cenouras
1 medida de arroz carolino
1 lata pequena de feijão vermelho
sal q.b.
5 grãos de pimenta
4 cravinhos

Preparação:

Com 24 horas de antecedência coloque a carne de porco no sal. Ou seja tempere-a generosamente de sal, tape com película aderente. Guarde no frigorífico.
Coloque depois uma panela ao lume com os grão de pimenta e os cravinhos. Assim que levantar fervura junte a carne previamente lavada, para retirar o excesso de sal, e os enchidos atravessados por uns palitos para não rebentarem. Deixe cozinhar em lume brando, retirando os enchidos ao fim de 40 minutos, e deixando a carne de porco cozinhar até a carne se começar a querer separar do osso
Depois de retirar os enchidos, retire também metade do caldo onde cozer as carnes.
Meça 2 medidas de caldo e leve-o a ferver. Acrescente depois 1 medida de arroz e deixe cozinhar em lume brando.
O restante caldo, coloque numa outra panela, e junte as batatas e as cenouras descascadas. Deixe levantar fervura e acrescente a couve. Deixe cozinhar. Depois de retirar os legumes cozidos aproveite o caldo para aquecer os feijões.
Sirva numa travessa onde colocou os enchidos às fatias e a carne partida em cubos, os legumes, o arroz e o feijão.

Bom apetite!

quarta-feira, Fevereiro 11, 2009

Quiche de Atum e Cogumelos

Já não comia nem fazia uma quiche à imenso tempo. Faço-as quase sempre como comida de festas, ou como complemento de uma sopa nos nossos jantares de domingo.
Desta vez teve honras de prato principal.

Ingredientes:

1 placa de massa folhada refrigerada
10 Champignon frescos
1 lata de atum em azeite
1 colher de sopa de azeite
1 cebola pequena
1 dente de alho
200ml de leite
1 colher de sopa de oregãos
3 ovos
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Pique a cebola e o dente de alho e leve a alourar numa frigideira larga juntamente com o azeite. Assim que estiverem dourados, acrescente os cogumelos laminados e deixe cozinhar, deixando evaporar toda a água que entretanto se formar.
Acrescente depois o atum previamnete escorrido e esfarelado com um garfo. Misture bem e retire do lume.
Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa folada e pique-a com um garfo. Espalhe a mistura de atum e cogumelos no fundo da tarte.
À parte bata 3 ovos com o leite e tempere de sal, pimenta e oregãos. Verta a mistura sobre a tarte e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC cerca de 40 minutos, ou até a tarte estar cozinhada e dourada.
Sirva cortada em fatias com uma salada verde ou legumes cozidos.

Bom Apetite!

terça-feira, Fevereiro 10, 2009

Porco Salteado com Vegetais e Arroz Amarelo

Tinha uns cubinhos de carne de porco na arca congeladora para fazer umas espetadas. Depois de os ter descongelado, e ao preparar o jantar, já não me estava a apetecer fazer espetadas. Que fzer então? Que tal saltear a carne no com uns vegetais e especiarias e servir com massa chinesa? Não há massa chinesa? Então faz-se mesmo com arroz! E assim fiz.

Ingredientes para 2 pessoas:

400 gr de carne de porco em cubinhos
1 medida de arroz basmati
1/2 pimento verde em tiras
1/2 pimento laranja em tiras
1 chávena de café de ervilhas
1 cenoura
óleo vegetal q.b.
tabasco q.b.
2 colher de chá de cominhos
2 colher de chá de acafrão das indias (curcuma)
1 colher de café de gengibre
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Temperar a carne de porco com sal, pimenta, uma colher de chá de cominhos, uma colher de chá de açafrão e uma colher de café de gengibre. Misturar bem.
Leve ao lume uma panela com água, sal, e os restantes cominhos e açafrão. Assim que levantar fervura acrescente o arroz basmati e deixe ferver em lume brando até o arroz estar cozido.
Entretanto leve ao lume uma frigideira larga com 2 colheres de sopa de óleo vegetal e frite os cubinhos de carne de porco até estarem dourados. Retire-os e reserve.
No óleo que ficou salteie os pimentos, as ervilhas e a cenoura cortada em cubinhos. Rectifique de sal e pimenta. Assim que os legumes estiverem cozinhados mas crocantes adicione a carne de porco e misture bem.
Acrescente depois o arroz previamente cozido, acrescente um pouco de tabasco a gosto e misture tudo muito bem.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

segunda-feira, Fevereiro 09, 2009

Arroz Malandro de Pescada, Tomate e Coentros

Se durante o Verão é fácil programar refeições de peixe, porque o comemos quase sempre grelhado e na varanda, de Inverno a tarefa é mais complicada.
Não querendo, nem devendo abdicar de o comer, as preparações no forno ou na chapa, acabam por ganhar na maioria das vezes.
Desta vez, os lombos de pescada acabaram no tacho em admirável companhia!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 lombos de pescada
1 cenoura
pimenta em grão
2 cebola pequena
2 dentes de alho
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 lata pequena de tomate pelado
1 raminho pequeno de coentros
1 folhinha de louro
1 medida de arroz carolino
~
Preparação:

Comece por preparar um caldo aromatizado para cozer o peixe. Numa panela coloque água, temperada de sal e com uns grãos de pimenta preta. Coloque 1 cebolinha pequena descascada, bem como a cenoura e 1/3 do ramo de coentros. Assim que levantar fervura coloque os lombinhos de peixe e deixe cozinhar em lume brando.
Entretanto prepare a base do arroz.
Leve um tacho ao lume com um fundo de azeite e aloure 1 cebola picada juntamente com os dentes de alho e a folha de louro. Deixe refogar ligeiramente e junte uma lata de tomate pelado, sem a calda, e com o tomate partido grosseiramente. Deixe refogar.
Tempere de sal e pimenta e perfume com os restantes coentros picados, deixando uns poucos para a decoração final.
Escorra o peixe, coando o caldo da cozedura. Acrescente 3 a 4 medidas do caldo de peixe ao refogado de tomate e deixe levantar fervura.
Acrescente depois o arroz e deixe cozinhar em lume brando até o arroz estar cozido. Junte depois o peixe grosseiramente desfiado e perfume com os restantes coentros.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

sexta-feira, Fevereiro 06, 2009

Bolo de Limão com Sementes de Papoila

Finalmente! Depois de ter feito este bolo umas 3 ou 4 vezes, finalmente consegui tirar uma fotografia para o poder aqui partilhar.
É um dos meus bolos favoritos e é muito simples de fazer.
A receita foi publicada na Revista Blue Cooking de Fevereiro de 2007.
Bom fim de semana!

Ingredientes:

3 colheres de sopa de leite
3 ovos grandes
1 e ½ colher de chá de extracto de baunilha
1 e ½ chávena de farinha sem fermento peneirada
¾ chávena de açúcar
1 colher de chá de fermento
¼ colher de chá de sal fino
1 colher de sopa de raspas de limão
3 colheres de sopa de sementes de papoila
185 gramas de manteiga sem sal amolecida

Para a calda de limão:
¼ de chávena de açúcar
¼ chávena de sumo de limão

Preparação:

Num recipiente misturar o leite, os ovos e o extracto de baunilha.
Noutra tigela, misturar a farinha, o açúcar, o fermento, o sal, a raspa de limão e as sementes e bater na velocidade mais baixa durante meio minuto. Juntar a manteiga, e a seguir metade da outra mistura, aumentando, aos poucos, a velocidade. Bater dois minutos. Juntar o resto da mistura dos ovos em duas vezes.
Vai ao forno cerca de 50 minutos, a 180º, em forma de bolo inglês.
Para preparar a calda misture em lume brando o sumo do limão e o açúcar, até que ele se dissolva completamente.
Retira-se o bolo do forno, coloca-se numa grade para arrefecer e fazem-se uns pequenos furos no topo. Pincela-se com a calda e deixa-se arrefecer.

Bom Apetite!

quinta-feira, Fevereiro 05, 2009

Baguetes Recheadas

Já se tornou mais do que comum os jantares de sopa e pão ao domingo.
Desta vez a acompanhar a sopa, tivemos umas baguetes recheadas. Deliciosas!

Ingredientes para 2 baguetes:

2 baguetes
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de coentros picados
2 colheres de sopa de Salsa picada
azeite q.b.
sal q.b.
4 rodelas de chouriço
2 fatias de fiambre
2 fatias de queijo
2 colheres de sopa de maionese

Preparação:

Corte as baguetes em fatias na diagonal, mas sem cortar até ao fundo.Prepare os recheio.
Na picadora coloque os dentes de alho, uma pitada de sal, os coentros e a salsa. Pique tudo muito bem e transfira para uma tigela. Acrescente 3 colheres de sopa de azeite para formar uma pasta.
Barre todas as fatias de uma das baguetes com esta pasta. Embrulhe a baguete em papel de alúminio, regando antes com um pouco mais de azeite.
Para o segundo recheio, leve novamente à picadora o queijo, o fiambre e as rodelas de chouriço. Retire a mistura para uma tacinha e misture a maionese.
Barre as fatias da outra baguete e embrule-a também em papel de alumínio.
Leve depois as baguetes ao forno previamente aquecido a 200ºC durante 10 minutos. Desembrulhe depois o papel de alumínio e deixe tostar as baguetes durante 5 minutos.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

quarta-feira, Fevereiro 04, 2009

Canelones de Frango e Alho Francês

Cá em casa somos grandes apreciadores de massas, principalmente lasanha e canelones.
Desta vez resolvi fazer uns canelones ligeiramente diferentes dos habituais que costumo preparar, e deve dizer que gostei muito do resultado. Com o frango e o alho francês, a refeição torna-se mais leve e muito agradável.

Ingredientes para 2 pessoas:

8 a 10 canelones que não necessitem de pré cozedura
2 alhos franceses pequenos
1/2 frango
1 cebola pequena
2 cravinhos
salsa
8 grãos de pimenta
1 caldo de frango
azeite
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Molho Bechamel q.b. (pode usar de pacote)*

Preparação:

Numa panela coloque o frango inteiro, o caldo de frango, as pimentas, a salsa, a cebola descascada e os cravinhos.
Leve ao lume até o frango estar cozido. Retire-o, deixe arrefecer e coe o caldo da cozedura e reserve.
Desfie o frango e corte o alho francês em rodelas e lave-o bem.
Numa panela cocolque um pouco de azeite e refogue o alho francês. Acrescente frango desfiado, a farinha e vá juntando o caldo da cozedura até ficar com uma espécie de molho bechamel.
Rectifique de sal e pimenta. Retire do lume e deixe arrefecer.
Recheie depois os canelones e coloque-os num prato de servir, sem os colocar uns por cima dos outros, para tornar a cozedura no forno mais homogénea.
Cubra com o becamel e leve ao forno (180ºC) durante 30 a 40 minutos, até a massa estar cozida e a superfície gratinada.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

* Molho Bechamel: Leve ao lume um tachinho com 4 colheres de sopa de margarina. Deixe derreter e junte 2 colheres de sopa de farinha. Misture bem até formar uma bola deixe cozer um pouco e vá juntando, aos poucos e poucos 500ml de leite quente. Vá mexendo até o molho engrossar e ficar liso e aveludado. Se engrumar passe com a varinha mágica até os grumos desapareceremTempere com noz moscada, sumo de limão, sal e pimenta. Está pronto a usar!

terça-feira, Fevereiro 03, 2009

Salmão Gratinado com Maionese

Cá em casa tentamos fazer uma alimentação o mais equilibrada, nutritiva e saudável possível. Sendo assim o peixe é um dos convidados habituais da nossa mesa, sendo o salmão um dos principais favoritos.
Não vale a pena descrever aqui os benefícios do salmão na nossa dieta. Fica apenas mais uma maneira diferente de o preparar.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 postas ou lombos de salmão
sal
pimenta
alho em pó
sumo de limão
vinho branco
2 colheres de sobremesa de maionese light

Preparação:

Tempere os lombinhos de salmão com o sal, pimenta, alho em pó, sumo de limão e vinho branco e deixe ficar pelo menos 2 horas nesta marinada.
Coloque o salmão num tabuleiro e junte a marinada. Leve ao forno previamnete aquecido a 180ºC e deixe cozinhar durante 20 minutos.
Ao fim desse tempo coloque uma colher de maionese sobre cada lombo de salmão. Mude o forno para o modo grill e deixe cozinhar até a maionese ficar tostadinha.
Sirva acompanhada de batatinhas cozidas e couves de bruxelas.

Bom Apetite!

segunda-feira, Fevereiro 02, 2009

Ovos Verdes Gratinados

Vamos começar a semana com uma receita muito simples.
aqui coloquei a receita de ovos verdes. Apesar de gostarmos muito é algo que evito fazer, porque é frito, e os fritos fazem mal, e sujam a cozinha e o fogão, e deixam um cheiro desagradável por toda a casa.
A conversar com o meu amigo LCO, ele diz-me que em casa dele, para evitar os fritos, fazem os ovos vredes gratinados no forno. Claro que tinha de experimentar.

Ingredientes para 12 ovos:

6 ovos cozidos
1 lata de atum
maionese
salsa picada
mostarda
azeitonas pretas descaroçadas
molho bechamel

Preparação:

Com cuidado, corte os ovos ao meio, no sentido do comprimento e retire-lhes a gemas, sem estragar a clara.Esmague as gemas juntamente com o atum e misture-lhes 2 colheres de sopa de maionese, salsa picada, 1 colher de sopa de mostarda e as azeitonas cortadas aos pedaços. Misture bem.
Coloque o recheio dentro da cavidade das claras com cuidado, e coloque-as num prato que vá ao forno e à mesa.
Cubra os ovos com o molho bechamel e leve a gratinar até ficarem dourados.
Sirva com arroz de ervilhas e uma salada.

Bom Apetite!

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin