Beringela à Parmegiana

O inicio da semana vem hoje com uma receita vegetariana. E porque ainda tinha umas beringelas de origem biológica, trazidas pela Agricabaz, que precisavam de ser consumidas.
E dado a qualidade dos ingredientes, nada melhor do que lhes dar honra de prato principal!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 beringelas pequenas
1 lata pequena de tomate pelado
2 dentes de alho
2 bolas de mozarella fresca
100gr de queijo parmesão ralado
azeite q.b.
sal e pimenta q.b
1 ovo
50gr de pão ralado + 3 colheres de sopa de farinha

Preparação:

Comece por cortar a beringela em rodelas não muito grossas. Coloque-as depois num passador de rede e tempere-as com sal. Deixe-as assim pelo menos duas horas.
Prepare também o molho de tomate. No robot de cozinha coloque o conteúdo da lata de tomate pelado, os dentes de alho descascados e 2 colheres de sopa de azeite. Tempere de sal e pimenta e reduza a puré. Reserve.
Ao fim das duas horas seque com papel de cozinha as rodelas de beringela. Numa taça coloque o ovo batido, e noutra a mistura de pão ralado e farinha. Frite as rodelas de beringela em azeite, passando-as primeiro pelo pão ralado e depois pelo ovo, e escorrendo-as em papel absorvente.
Num prato de vá ao forno e à mesa, coloque 1/3 do molho de tomate. Coloque depois uma camada de beringela frita, e uma camada de mozarella fresca fatiada e polvilhe com o parmesão.
Cubra com mais 1/3 do molho de tomate, beringela, mozarella , parmesão e cubra tudo com o restante molho de tomate e polvilhando novamente com o parmesão.
Leve a forno quente (180ºC) durante cerca de 30 minutos.
Sirva quente, como prato principal, acompanhado de uma salada, ou como acompanhamento de carnes assadas ou grelhadas.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Estou sempre a procura de novas receitas para fazer com beringela. Essa sua é ótima. Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Adoro beringela, que maravilha de prato!

    ResponderEliminar
  3. Adoro estes pratos com beringela, pratos italianos e vegetarianos. Embora não seja grande defensor do tomate, tem um excelente aspecto!

    RedTuxer

    http://paladares.wordpress.com

    ResponderEliminar
  4. Imagino que fique bem saboroso. eu gosto bastante de beringela frita e com este molhinho e o queijo, concerteza.

    ResponderEliminar
  5. lucia20:23

    eu adoro beringela parmegiana, desde que uma amiga minha italiana a cozinhou a mais de 8 anos. o segredo e faze la em avanco e aquece la antes de servir pois o molho fica mais consistente e menos liquido, ou pode fazer o dobro da receita, congelar e quando for servir e so aquecer no forno.

    ResponderEliminar

Imprimir