Compota de Nectarinas com Cardamomo

Eu sei que todos sabemos que os melhores Doces e Compotas são feitos com fruta doce e bem madura, e que não deveríamos aproveitar para isso a fruta que não é boa.
Acontece que detesto deitar coisas fora. Principalmente comida. Apesar de estas nectarinas não saberem a quase nada quando as comemos, resolvi não as deitar fora. Preparei então esta compota aromatizada com o cardamomo. Se as nectarinas não prestavam, o doce, pelo contrário ficou delicioso!
Devo dizer que este foi a primeira compota que preparei na Máquina de Pão. Depois de já ter visto o mesmo em tantos blogues estava cheia de vontade de experimentar. Mas confesso que prefiro o método tradicional!

Ingredientes:

500gr de nectarinas descascadas e partidas em pequenos pedaços
300gr de açúcar
1 colher de chá de Cardamomo em pó

Preparação:

Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina do pão, e escolha o programa para compotas. Ao fim desse tempo, e para o doce ficar bem apurado, faça mais um ciclo na máquina de pão, mas desta vez apenas utilizando o programa de cozedura. (Se não tiver ou quiser utilizar a máquina de pão, coloque todos os ingredientes num tacho e leve a lume brando até o doce ter a consistência desejada!)
Retire o doce da cuba da máquina, passe-o pela varinha mágica, se desejar. Coloque-o em frascos esterilizados, reche-os e vire os frascos de pernas para o ar, de modo a criar um vácuo natural que ajuda a conservar o doce.

Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Anónimo11:28

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. essa compota esta mto gira!!! gostei

    ResponderEliminar
  3. Adoro compotas caseiras!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Olha por vezes com estas frutas temos agradáveis surpresas e parece ter sido este o caso.

    Muitos parabéns.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    sou a Cristina e na semana passada tive a preciosa ajuda para um jantar de sábado.
    Optei pela carne de porco que ficou deliciosa. Foi uma óptima escolha e espero poder provar muitas mais, sugeridas neste blogue.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Acredito que as nectarinas em compota tenham ficado bem melhores!! Porque não gostaste de fazer na MFP? Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Também aproveito as frutas que não têm grande sabor para fazer compota. Foi o que fiz a semana passada com uns figos e ficou muito boa na Mfp mas não resulta com todas as frutas :)

    ResponderEliminar
  8. esxcelent compota deve estar muito boa. as vezes a fruta emnos doce fica uma delicia assim.

    ResponderEliminar

Imprimir