Hamburgers Gratinados com Molho de Cogumelos

Gosto de fazer hamburguers em casa. É raro comprar hamburguers pré feitos e congelados. Gosto de escolher a carne e pedir para picar. E depois chegar a casa e fazer hamburguers que normalmente congelo, e utilizo depois conforme as necessidades, naqueles dias em que a hora de jantar já chegou e não temos tempo para grandes refeições.
Na quinta-feira passada, foi um desses dias. Sendo quinta-feira santa fui à missa, ao fim do dia para a celebração da Ceia do Senhor. Normalmente as coisas nestes dias atrasam sempre mais. Cheguei a casa e eram quase 21h horas. Houve tempo para preparar uns simples hamburguers que ficaram muito saborosos.

Ingredientes para 2 pessoas:

4 hamburguers caseiros (receita aqui)
100gr de cogumelos frescos ou congelados
100ml de natas magras, de soja ou normais
4 colheres de sopa de queijo ralado
alho em pó
1 colher de sopa de azeite.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Ligue o forno e assim que estiver quente introduza os hamburguers previamente dispostos num pirex.
Entretanto, numa frigideira larga aqueça o azeite com o alho em pó. Junte os cogumelos laminados e deixe cozinhar em lume brando até toda a água que se vai formando ter evaporado.
Adicione depois as natas e tempere de sal e pimenta.
Assim que levantar fervura desligue e, com a varinha mágica triture a mistura de cogumelos natas, mas sem ficar uma mistura muito homogénea.
Quando os hamburguers ficarem dourados de um lado vire e deixe cozinhar do outro lado. Assim que estiverem quase cozinhados cubra cada hamburguer com 1 colher de sopa de queijo ralado e depois com o molho de cogumelos.
Deixe gratinar e o molho espessar um pouco.
Sirva com massa ou arroz.

Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Tb sou adpeta dos haburguers feitos em casa, com carninha fresca e misturada com os condimentos de que mais gostamso.
    Mas o que aqui me pica mesmo o olho é este molho de cogumelos!

    ResponderEliminar
  2. Acabei de almoçar mas já estou com água na boca!

    Como é que fazes os ovinhos da Páscoa de Salame, ou melhor como é que os moldas, porque presumo que fazes um salame...

    ResponderEliminar
  3. Olá, Boa Páscoa.
    Também faço sempre os hamburguers em casa, mas nunca os congelo, mas é uma boa ideia. Quando congelas, congelas já temperados (com sal, alho, pimenta...), ou congelas simples e tempera-los depois de descongelar?
    Obriada.

    ResponderEliminar
  4. Deliciosa essa ideia! No meu caso, peço para os fazerem no talho depois de picarem a carne, mas a verdade é que já não levam os 'pozinhos' especiais para apurar os sabores... a massa de lacinhos ficou super mimosa!

    ResponderEliminar
  5. Deve ficar excelente com esse molho. Adoro cogumelos :)

    ResponderEliminar
  6. Excelente receita! Eu costumo comprar os hamburgueres já feitos e depois é só congelar, mas sem dúvida que os preferia ter feitos por mim! Vou investigar a tua receita para fazê-los :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  7. Rapariga, nem me fales nas celebrações da Semana Santa, que nessa semana o que me safou foi a minha sogra, pois eu, a minha mãe e a minha filha, como somos membros activos da nossa comunidade paroquial, nem tempo tinhamos para fazer comida.
    Se eu tivesse apanhado uns hamburguers destes é que me tinha calhado bem...

    ResponderEliminar
  8. hum as hamburguers de casa sao outra coisa. eu nao compro. nao sei da-me receio o que usaram la.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Catarina13:35

    Fiz a receita com 1 hamburguer de soja, uma vez que sou vegetariana, e depois de cozer a massa também a levei ao forno juntamente e cobri tudo com o queijo ralado e com o molho de cogumelos, ficou muito bom, obrigada :)

    ResponderEliminar
  10. Anónimo22:59

    por acaso misturas a carne moida com sopa de cebola?
    eu faço aqui em casa fica muito gostoso..
    no brasil eu uso uma carne magra sem gordura chamada de "fraldinha"
    beijocas Marcia

    ResponderEliminar
  11. Anónimo23:04

    Hambúrguer

    ½ quilo de carne moída
    1 colher (sopa) de farinha de trigo
    1 pacote de creme de cebola
    1 ovo
    sal

    Em um recipiente colocar a carne moída, a sopa de cebola em pó, a farinha, o sal, o ovo levemente batido e a cebola picada (opcional). Misturar para se agregarem todos os ingredientes. Abrir a carne sobre um plástico untado com azeite. Modelar os hambúrgueres com um cortador próprio, ou com as mãos. Fritar, ou assar e servir em pão de hambúrguer, ou o acompanhamento de sua preferência.

    ---------------
    Hambúrguer (tipo mc donalds)

    800 gramas de carne moída
    100 gramas de toucinho moído fresco
    1 colher de (sopa) de sopa de cebola em pó
    1 dente de alho picado
    3 colheres de (sopa) de semolina de trigo
    3 colheres de (sopa) de soja desidratada

    Primeiramente hidrate a soja colocando-a de molho em 2 xícaras de (chá) de água por 30 minutos. Depois escorra bem e coloque em uma tigela. Junte os demais ingredientes e misture bem. Modele a massa com a mão, deixando no formato de hambúrguer. Reserve. Frite, leve ao forno ou grelhe na chapa (se quiser, pode congelar).

    ResponderEliminar

Imprimir