Borrego Assado com Alecrim

Como já aqui disse muitas vezes, gosto de fazer umas comidas mais demoradas e melhores ao fim de semana. Este domingo, foi dia de borrego assado. Eu sei que há muita gente que diz que não gosta de borrego, mas é porque certamente nunca o comeram bem preparado, e depois de tirado o "bedum" (?) que dá à carne o sabor que tantos dizem não gostar.
Ora este borreguinho caseiro, e devidamente preparado quem sabe, foi assado este domingo cá em casa depois de perfumado com alecrim. Estava delicioso. Para quem gosta aqui fica esta sugestão para a Páscoa que se aproxima!

Ingredientes para 6 pessoas:

1,200kg de borrego
4 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
1 clh sopa de colorau
4 pernadas de alecrim fresco
2 folhas de louro
6 clh sopa de azeite
1dl de vinho branco
1,200kg de batatas

Preparação:

Depois de limpo tempere o borrego com sal, pimenta e colorau e esfregue-o com metade do azeite e deixe ficar de um dia para o outro.
Descasque e corte as batatas em cubos e tempere-as com sal e o restante azeite.
Coloque o borrego numa assadeira e as batatas em volta. Regue com o vinho branco, espalhe por cima a o alecrim previamente esmagado com as mãos para libertar os aroma, o louro e o alho picado. Sobre a carne espalhe um fio de azeite e leve a assar em forno quente.
Sirva com grelos cozidos.

Bom Apetite!

21 comentários :

  1. Anónimo09:04

    Eu já comi bem preparado e com o bedum tirado, quando o mastigava, excelente ñ sabia a nada, mas depois ficava super maldisposta...ou seja ñ adianta que ñ gosto mesmo!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto muito de borrego; esse deve ter ficado uma delícia!

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto. Já me abriu o apetite, ai ai!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:44

    Eu adoro borrego e esse está mesmo com boa cara!! Vou só buscar o pratinho já venho! ;)
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto muito de borrego, e tem graça que neste domingo fui almoçar a casa dos papás e lá estava ele na mesa.
    Com batatinhas mas, sem alecrim...
    Parece-me uma excelente combinação.
    :)

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha! Eu cá adoro borrego! :)

    ResponderEliminar
  7. opa, ta muita bom esse borrego assado ....yum yum já ia um pouco agora mesmo. :D xx

    ResponderEliminar
  8. Anónimo12:27

    Muito bom aspecto. Adoro borrego assado :)

    ResponderEliminar
  9. Olá...

    Depois de curtir uma fossa horrorosa e viver o luto do meu relacionamento que acabou depois de um tempão, resolvi que iria me enchergar e voltar ao planeta terra.... rsrsrsssss
    Bom, já estou fazendo as visitinhas nos bloguxos preferidos e amando as novidades que perdi enquanto fiquei fora...
    Beijinhux e até breve com muita arte, vida e energia novas!

    Até breve!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14:54

    Muito bom!
    É "budum" (me desculpe ppr lhe corrigir)

    ResponderEliminar
  11. Anónimo15:59

    Borrego assado com alecrim é uma delícia. Eu gosto muito, mas tenho mais facilidade em arranjar cabrito, na minha aldeia.Seja um ou outro, o segredo, como dizes, é o tempero e deixar a marinar de véspera.Também gosto de variar e por vezes uso salva em vez do alecrim.
    Uma "nota" para a Anónima que te corrigiu: não existe budum em português. A forma correcta foi a que empregaste: bedum ou bodum, que é o cheiro característico do bode.Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  12. Gostei bastante do seu blog, que é super apetitoso! Nossa, quanta comida gostosa! :)
    Já estou acompanhando, viu?
    Um bj! Passa no meu blog para conhecer, se tiver um tempinho...

    ResponderEliminar
  13. É uma carne que eu aprecio muito :)

    ResponderEliminar
  14. Eu também sou fã de borrego e sendo caseiro é ainda melhor.

    ResponderEliminar
  15. Este borrego está fantástico...
    O cheirinho quase chega aqui!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. humm que bom que deve ser.... gosto muito de borrego....

    ResponderEliminar
  17. Isto me fez lembrar-me de meu pai que adorava um borrego (cabrito) lembro até que comprou um vivo para ele mesmo matar e fazer todas as partes de diversas formas...Eu chorei de dó mas comi muito bem quando pronto!Deve ter ficado delicioso...Amei. Bjs

    ResponderEliminar
  18. Obrigada pela dica de tempero. Vou seguir sua receita. Será a primeira vez que faço borrego assado. :) Uma Feliz e Santa Páscoa para si e família.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo02:33

    é a primeira vez que vou fazer o borrego esta receita parece muito apetitosa espero que os meus convidados gostem pois eu não vou provar nunca comi carne faz-me pena os bichinhos mas é a lei da vida e eu vou fazer este prato com todo o amor portanto vai ficar bom de certeza absoluta boa páscoa para todos

    ResponderEliminar
  20. Anónimo20:28

    Cabritinho ou anho não tem bedum...ou budum, tá? È só um pouco mais caro, Vai ver q gosta, assim bem temperadinho e com batatinhas, delícia...Bji da Bel

    ResponderEliminar
  21. Anónimo22:43

    Todos gostaram da sua receitinha...muito obrigada. Há e afinal é bedum, mesmo. Mas com alecrim ficou muto bom o cabritinho. Bj da Bell

    ResponderEliminar

Imprimir