Leite Creme de Laranja

Apetecia-me uma sobremesa, mas não estava com grande vontade de fazer coisas muito complicadas.
Lembrei-me do tradicional leite-creme. Pus mãos-à-obra até que reparei que não tinha limão em casa. Como quem não tem cão, caça com gato, o limão foi substituído pela laranja que tornou o simples leite-creme num leite creme de laranja!
Um bom fim de semana a todos, desta vez, com mais um dia. Estarei de volta na Terça -Feira!

Ingredientes para 6 tacinhas:

500ml de leite magro
1 casca de laranja
sumo de 1 laranja
1 pau de canela
175 gr de açúcar
30 gr de farinha
3 gemas

Preparação:

Leve ao lume o leite com o pau de canela e a casca de laranja.
Entretanto junte o açúcar com a farinha, e misture o sumo de laranja. Mexa e reserve.
Assim que o leite levantar fervura desligue, e acrescente-o em fio ao preparado anterior.
Leve a mistura ao lume até engrossar.
Entretanto desfaça as 3 gemas e, já fora do lume acrescente-as ao preparado. Leve ao lume apenas 1 minuto para cozer as gemas.
Coloque o leite creme em 6 tacinhas individuais deixe arrefecer um pouco.
Polvilhe depois com açúcar e queime com um maçarico de cozinha ou com um ferro próprio de queimar leite creme.

Bom Apetite!

17 comentários :

  1. Da improvisação saiu um leite-creme apetitoso. A laranja deve conferir um perfume igualmente bom ao leite-creme, tal como o limão.

    ResponderEliminar
  2. pois nunca provei leite creme de laranja e em casa adoramos o tradicional, acho que da proxima vou fazer assim para experimentar.

    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Boa!!! nunca provei leite creme de laranja, mas aposto que ia adorar.
    se o tradicional já é bom, com o aroma da laranja deve ficar fantástico!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16:58

    Vou experimentar.. à 15 dias retirei umas receitas do seu blog, para o almoço de aniversário do meu filho.. Sucesso garantido. Parabéns pelo o que nos proporciona. Vou continuar a deliciar-me com o seu trabalho.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo17:16

    Por vezes os improvisos acabam por se tornar em grandes obras de arte! Este leite creme deve de ficar espectacular!Bjcas e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. êsse leite creme é um pecado maravilhoso..desde que aprendi fazer..sempre faço em casa porque todos pedem e ?eu amo!!com sumo da laranja deve ter ficado muito bom...bjus

    ResponderEliminar
  7. Leite creme já é bom, mas assim com aroma e sabor de laranja deve ficar super+...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Uau, gostei muito desta ideia! Eu adoro leite-creme, e tenho a certeza que com laranja também é óptimo! Vou experimentar :)

    Beijinhos e bom fim de semana prolongado!!

    ResponderEliminar
  9. Leite creme quentinho sabe tão bem agora no friozinho :) Este deve ser uma delícia!

    ResponderEliminar
  10. Resolvi fazer este leite creme. Uma verdadeira delícia. Bom fim de semana e obrigada pelas suas sugestões.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo16:54

    Humm, está com uma aparência ótima.
    Mesmo antes de criar meu blog, passeava pelo seu. Agora que tenho meu próprio cantinho, gostaria de adiciona-la em minha lista de blogs e convida-la a me fazer uma visita.

    chocorango.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Experimentei este fim-de-semana... Ficou muito bom mas, na minha opinião, demasiado doce. Para a próxima cortarei (muito) no açucar...

    Mas fica maravilhoso, não há dúvida!! : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. que apresentacao linda!!! leite creme com sabor a laranja deve ser muito muito bom!!! beijocas!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo09:19

    Cá em casa adoramos Leite creme!!!Mas com laranja nunca fiz!! Curiosamente a minha Avó materna era assim que fazia...tenho de fazer para voltar a recordar o sabor!!!! Beijos

    ResponderEliminar
  15. Que aspecto maravilhoso!!!
    Parabéns!!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo12:46

    Olá. Tenho visitado visitado várias vezes este blog muito por "culpa" do facebook. Ontem decidi experimentar o leite-creme de laranja porque me pareceu muito simples de fazer e sim é muito bom. Obrigada pela partilha destas receita. As minhas preferidas são as mais simples e faceis de fazer :)

    Luisa

    ResponderEliminar
  17. Anónimo19:09

    este leite creme foi um sucesso.Parabéns pela ideia.

    ResponderEliminar

Imprimir