"Paella" de Lulas

O ingrediente principal foram as lulas, e a ideia para este prato surgiu, porque não me estava a apetecer um simples arroz de lulas. Acrescentando umas coisitas aqui e ali ficou uma refeição muito boa!

Ingredientes para 2 pessoas

1 chávena chá de arroz vaporizado
400gr de lulas limpas
2 chávenas de chá de água
1 pitada de açafrão
1 folha de louro
sal
azeite
2 dentes de alho
6 delícias do mar
1 cebola pequena picada
1 tomate bem maduro
1/2 pimento verde

Preparação:

Leve o azeite num tacho ao lume e junte os dentes de alho esborrachados. Acrescente as lulas em argolas bem escorridas e deixe fritar durante uns 2 minutos, mexendo sempre. Retire e reserve.
Junte depois a cebola picada e deixe cozinhar.adicione o arroz, acrescente o tomate em cubinhos, limpo de peles e sementes, e a folha de louro. Deixe levantar fervura e acrescente a água quente misturada com o sal e o açafrão. Mexa bem, acrescente as lulas, o pimento em tirinhas e as delícias do mar e deixe coinhar até o arroz estar cozido.
Sirva de imediato juntamente com uma salada verde.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. este arroz tem um aspecto delicioso.!! Ficou muito bom e bonito de se ver com os olhinhos.
    Beijinhos
    moranguita
    http://docesdamoranguita.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:18

    Bom dia,

    Este prato tem muito bom aspecto, mas a meu ver é mesmo - e apenas, desculpe a sinceridade - um arroz de lulas, tal como a Colher de Pau bem disse.

    Será demais chamar-lhe paella, por não ter sido totalmente confeccionada como tal, tanto a nível de ingredientes como de recipiente utilizado.

    A este respeito, e a título de curiosidade, relembro que a paella original é confeccionada numa "paellera", que mais não é do que uma frigideira rasa larga (min 30com diâmetro) de ferro ou aço, que permite a cozedura do arroz por igual. É neste tipo de recipiente onde são preparados outras iguarias valencianas, como o arroz negro e o fideuá. Tradicionalmente, é utilizado fogo de lenha para a cozedura.

    Em termos de ingredientes, a autêntica paella conta com vários alimentos característicos da região originária: arroz, frango, coelho, pato, variedades de feijão, tomate, azeite e açafrão.

    Mais uma vez, e não obstante parecer uma verdadeira delícia em termos de sabor, acho que a designação paella é demasiado presunçosa por desrespeitar o conceito básico (mesmo que não se cumpra à risca) do dito prato.

    Cumprimentos,

    António Morgado

    ResponderEliminar
  3. Realmente, e se tiver reparado, paella foi escrita entre parenteses, desde o início, para não ferir nenhuma susceptibilidades!
    Realmente não usei o recipiente proprio, nem o arroz próprio. Usei apenas o açafrão - do verdadeira, nada de curcuma, e o azeite, e o tomate e as lulas e o pimento.
    O que me levou a chamar-lhe "paella" foi o processo diferente de cozinhar o arroz. Eu sei que isto não é uma paelha!
    Colher de Pau

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:48

    Bom dia,
    tenho um miminho para si lá no meu blog.
    Um abraço.
    Susana.

    ResponderEliminar
  5. Não te preocupes colher. A paella não existe como prato. O que existe é o arroz à Valenciana que por ser confeccionado numa paelha(nome original do recipiente ao qual começaram a chamar paellera)adquiriu o nome do recipiente. Isto é muito discutido por chefs Castelhanos que insistem em emendar as pessoas que chamam "paellera" à paella.

    ResponderEliminar
  6. Ele realmente há com cada "entendido-em-todas-as- matérias-e-mais-alguma" que só visto...! Só não deve ser entendido em gramática e escrita da língua portuguesa, pois não reparou ou não entendeu o uso dos "!!!
    Adiante...
    A tua "paella" de lulas ficou com um belíssimo aspecto e é uma óptima solução para um arrozinho diferente e bem saboroso!
    E obrigada ao querido Kuka pelo esclarecimento, esse sim de quem de direito! Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  7. Que idéia boa...e o arroz ficou com uma carinha tão leve e saudável...gostei.
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Que belo arroz!!!

    ResponderEliminar
  9. Oi!
    Me cadastrei só agora no Para Cozinhar e adorei a lista de blogs que tinha ali.
    Cheguei aqui por ela e já coloquei esse nos favoritos.

    Abraço

    Chef Daniel Lopes

    ResponderEliminar
  10. Colher, a sua "paella" de lulas e mais as delícias do mar é tudo de bom, um prato prático e gostoso, e é isso que queremos no nosso dia-a-dia ou até numa noite especial!Com um bom vinho e uma ótima companhia, o que podemos querer mais???

    bjs

    ResponderEliminar
  11. e muito bonito!
    adorei! =)

    ResponderEliminar
  12. Anónimo01:26

    Colher, este é o meu blogue de culinária preferido. É sempre aqui que venho em primeiro lugar quando quero dicas para alguma refeição. E todas as receitas que experimentei ficaram óptimas.
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar

Imprimir