Focaccia de Rosmaninho e Azeitonas

De volta dos meus livros de receitas do Jamie Oliver - pelo qual eu tenho uma adoração há alguns anos - dei de caras com a focaccia. Uma receita marcada, mas nunca testada. Foi desta. Não esperei nem mais um minuto e meti mãos à obra!
Em vez de amassar à mão, resolvi usar a máquina de pão. Creio que resultado seja o mesmo com um esforço muito menor!

Ingredientes para 1 focaccia:

500gr de farinha de trigo
1 saqueta de levedura seca (usei Vahiné)
315 ml de água morna
15 gr de sal
15 gr de açúcar
3 colheres de sopa de rosmaninho ou alecrim
5 colheres de sopa de azeitonas descaroçadas e em rodelas
1 dente de alho picadinho
azeite q.b.
pimenta
flôr de sal

Preparação:

Com a máquina do pão, o procedimento é muito simples: colocar a água morna, o sal, o açúcar, a farinha e a levedura (por esta ordem) na máquina de pão. Ligar no programa de amassar e levedar e deixar a máquina fazer o seu trabalho.
Para quem não tem máquina o procedimento é também simples, embora seja necessário um maior esforço físico: Comece por colocar a farinha na superfície de trabalho. Abra uma cova ao centro e coloque aí o sal, o açúcar e a água onde previamente juntou a levedura. Amasse bem, sovando e batendo com a massa até esta se apresentar elástica e maleável. Coloque dentro de uma taça, cubra com um pano e deixe levedar cerca de 1 hora num sítio afastado das correntes de ar (eu costumo levedar dentro do microondas - não há corrente de ar que lá chegue!)
Ao fim desse tempo, quer tenha preparado a massa na máquina ou à mão, unte um tabuleiro com azeite e polvilhe com farinha.
Coloque a massa no tabuleiro e com as pontas dos dedos vá esticando a massa de modo a cobrir todo o tabuleiro de modo uniforme.
Passe então à fase do "recheio". Regue abundantemente a massa com azeite e vá fazendo as covinhas caracteríscicas da focaccia. Polvilhe com alho picadinho, o rasmaninho desfeito com as mãos para melhor libertar os aromas, e as azeitonas descaroçadas em rodelas. Tempere com pimenta e flôr de sal e leve ao forno até a massa estar cozinhada e a focaccia dourada.
Ao retirar do forno regue com um pouco mais de azeite e sirva morna ou fria.

Bom Apetite!

15 comentários :

  1. hum, deve estar maravilhosa!

    Tenho uma pergunta talvez me possas ajudar! Em portugal costumava fazer massa de pão com fermento de padeiro que comprava nas padarias. Mas agora vivo em inglaterra e só encontro um fermento estranho (é castanho, seco e ligeiramente granulado), que se chama yeast. A minha pergunta é, o que recomenda o Oliver?

    Obrigada!
    margarida

    ResponderEliminar
  2. É exactamento esse fermento que eu estou a falar - yeast é levedura seca!
    Podes usar uma saqueta dessas!

    ResponderEliminar
  3. A máquina de pão está passando a ser um eletro doméstico indispensável na minha cozinha. Preciso providenciar.
    Essa combinação de azeitona com rosamaninho deve ter ficado incrível.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  4. boa!!! que bom! a saqueta que tenho é de 125g, para bolos e pão diz lá que é uma tablespoon... bem, na pior das hipoteses tenho massa que nunca mais acaba :)

    muito obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Estou às voltas com Focaccias, esta está excelente, já vou anotar para expeimentar!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  6. Rosmaninho e azeitonas, que delicia.

    Beijocas e boa Páscoa

    ResponderEliminar
  7. já ando com o olho em cima dessa receita há algum tempo :-) o teu focaccia ficou divinal, parabéns!!!

    ResponderEliminar
  8. olha.... eu nem sequer te digo nada... cada vez que cá venho fico cheia de fome!

    ResponderEliminar
  9. Uma maravilha adorei um beijo. Natércia. BOA PÁSCOA.

    ResponderEliminar
  10. Que focaccia mais linda. Adorei os sabores que você usou aqui!

    ResponderEliminar
  11. adorei a receita. vou msm experimentar!!

    ResponderEliminar
  12. Massa, azeite, azeitonas pretas, rosmaninho ou alecrim ou orégãos é a combinação mediterrânica perfeita. Inspiração do Oliver da sua passagem por Itália. Só falta mesmo o basílico (mangericão).
    Parabéns pela focaccia e pelo blog. Sou leituro assíduo semanal há mais de um ano.
    Pode continuar.

    ResponderEliminar
  13. Os sabores parecem-me perfeitos. Bem ao gosto mediterrânico como já referiram. :o)

    Beijinhos e uma boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  14. Obrigada pela receita. Andava à procura de receitas de focaccia e encontrei esta, com tão bom aspecto, que decidi experimentar. Segui a receita tal e qual, ficou igualzinha e uma delícia! Gostei muito da dica do fermento Vahiné que, confesso, não conhecia. Mais uma vez obrigada (aproveitei para linkar o blogue também).
    Um Bom Ano!

    ResponderEliminar
  15. Rita12:14

    Obrigada por esta receita óptima!
    Fi-la ontem e de sabor estava esplêndida, mas não sei o que poderá ter corrido mal, pois ficou muito dura.. Preparei a massa na máquina do pão e cumpri com os tempos para levedar..
    Pus no forno cerca de 30minutos a 180ºC.
    Poderá dar-me algumas sugestões?

    Obrigada pelo maravilhoso blog que mantém!!

    Rita

    ResponderEliminar

Imprimir