Sopa Fria de Ervilhas e Iogurte


Esta sopa pode adorar-se ou detestar-se! Eu gostei muito, o meu marido só com o cheiro desistiu de provar!
Se não gostam de paladares diferentes talvez não venham a gostar desta sopa. Mas se gostam de experimentar coisas novas porque não correr o risco e esperimentar?

Ingredientes:

2 cebolas picadas
2 clh sopa de azeite
600gr de ervilhas congeladas
2 chávenas de caldo de galinha
4clh sopa de hortelã picada
2 chávenas de iogurte natural

Preparação:

Numa panela pequena, em lume brando aqueça o azeite. Deite as cebolas e deixe refogar por uns minutos. Adicione as ervilhas mexa e deixe cozinhar um pouco.
Junte o caldo e deixe levantar fervura. Tape e cozinhe por 10 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.
Bata tudo com a batedeira, adicione a hortelã e o iogurte e volte a bater até ficar uma mistura cremosa e suave.
Coloque tapada no frigorífico e sirva bem fria!

Bom apetite!

Trutas à Padeira


Não sei bem porque são chamadas trutas à padeira. São apenas trutas recheadas com bacon, e que são cozinhadas na gordura que o bacon liberta.
São muito fáceis de fazer, ainda que possam não ser muito saudáveis.... Mas também não é para comer todos os dias!

Ingredientes:

4 trutas
sal
farinha
12 fatias de bacon
pimenta
1 limão

Preparação:

Lave e prepare as trutas e tempere-as com sal. Corte em bocadinhos 8 fatias de bacon divida em 4, e recheie a barriga de cada uma das truta. Passe as trutas por farinha, sacudindo o excesso.
Numa frigideira anti-aderente, deixe fritar 4 fatias de bacon, deixando que libertem toda a gordura possível. Retire-as e, na mesma gordura aloure as trutas já recheadas dos dois lados. Reduza o calor e deixe cozer durante cerca de 10 minutos.
Coloque 1 fatia de bacon que fritou previamente por cima de cada truta e tempere o peixe com pimenta moída na ocasião. Regue com o sumo de limão.
Sirva imediatamente as trutas com o bacon e acompanhe com batatinhas cozidas e salada.

Bom Apetite!

Doce de Tomate


Na sexta feira ofereceram-me um saco cheio de tomates caseiros, vermelhinhos e madurinhos. Para salada não iam resultar pois estavam demasiado maduros, só mesmo para fazer doce ou molho de tomate que depois congelo e vou usando.
Virei-me para o Doce de Tomate que é a minha compota favorita (desde que bem feito!)

Preparação:

Começa-se por se arranjar os tomates: tira-se a pele mergulhando-os em água a ferver, limpam-se o melhor que se conseguir de sementes e deixam-se a escorrer para libertarem alguma da muito água que contêm.
Só depois de escorridos e ligeiramente espremidos é que se pesam.
Por cada quilo de tomate arranjado e escorrido junta-se 1 Kg de açúcar (ou um bocadinho menos) 1 pau de canela e a casca de 1 limão.
Leva-se ao lume a ferver em lume muito brando até apurar e fazer o ponto de estrada!

Bom Apetite!

Bacalhau com Natas

Aqui vai o "clássico" de todas as cozinhas portuguesas! Não há cozinheiro que não tenha feito pelo menos uma vez este prato! Não sei porquê, mas acho que deve ser um dos pratos de bacalhau mais feitos e com mais variações.
Não é dos meu pratos de eleição, mas no outro dia lá fiz a receitinha, usando as variações da minha sogra, que lhe acrescenta cenoura ralada e retira as natas substituindo-as por molho bechámel. Neste caso, não as eliminei completamente, para manter o nome ao prato!

Ingredientes:

Bacalhau demolhado
Azeite
alho
louro
cebola
cenoura
batatas
óleo para fritar
farinha
margarina
leite
noz moscada
pimenta
sumo de limão
sal
natas
Pão ralado

Preparação:

Coza o bacalhau, limpe-o de peles e de espinhas e desfaça-o em lascas. Corte a cebola em meias luas, pique o alho e leve ao lume numa frigideira com azeite e uma folha de louro. Quando a cebola começar a ficar translucida, junte o bacalhau e deixe cozinhar. Rale a cenoura e junte ao preparado do bacalhau. Rectifique de sal e pimenta, mexa bem e reserve.
Entretanto corte as batatas em cubos ou rodelas e frite em óleo bem quente. (As batatas não precisam de ficar douradas!)
Faça o molho bechamel. Coloque num tacinho um bocadinho de margarina a derreter, polvilhe com farinha e deixe a farinha cozer. Vá depois juntando leite pouco a pouco, até a mistura ficar com a consistência desejada. Tempere de sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão.
É então altura de juntar as batatas com a mistura de bacalhau e com o molho bechamel. Misturar bem e colocar num pirex. Regar tudo com as natas e polvilhar por cima com pão ralado.
Levar a forno quente até ficar tostadinho!

Bom Apetite!

Esparregado de Espinafres


Foi a primeira vez que fiz esparregado de espinafres. Normalmente faço de nabiças, mas a sabedoria é a mesma.
Para primeira vez não ficou muito mau. Ficou a saber demais a pimenta e de menos a vinagre! Para a próxima ficará melhor!

Preparação:

Começe por cozer os espinafres, frescos ou congelados em água temperada com sal. Escorra e esprema-os bem e pique-os.
Num tacho leve ao lume azeite e alho picadinho. Junte os espinafres e deixe saltear um pouco. Espalhe por cima a farinha de trigo e envolva. Vá regando com leite e mexendo sempre, até ficar com a consistência desejada. Tempere de sal e pimenta a gosto, e no fim, com um bom esguicho de vinagre.
Se vir que a mistura ficou grumosa, bata tudo com a varinha mágica!

Bom Apetite!

Melão com Limão e Hortelã


Isto não é propriamente uma receita. É mais um aproveitamento de um melão que não seja muito bom! Foi o que me aconteceu no outro dia, quando abri um melão que não era doce, nem sabia a quase nada!
Sendo assim, nada de deitar fora. Façam esta saladinha, deixem refrescar, e vão ver como o melão ganha novo sabor!

Preparação:

Corte o melão aos pedacinhos e ponha numa taça. Junte o sumo de 1 ou 2 limões e açúcar ou adoçante a gosto. Junte também umas folhinhas de hortelã picadas. Mexa tudo muito bem, e leve ao frigorífico durante algumas horas e sirva bem frio!

Bom Apetite!

Massa com feijão


Eu sei que esta é mais uma comida de Inverno do que de Verão, mas como me irrita andar sempre a comer a mesma coisa, decidi fazer isto para o almoço de sábado. No meu caso acompanhou uns bifinhos grelhados, mas acompanha muito melhor uma morcela frita!

Preparação:

Fazer um refogado com a cebola, alho, cenoura, salsa bem picados e azeite. Ao refogado juntar 1 foha de louro e rodelas de chouriço ou linguiça. Deixar ferver um pouco e juntar vinho branco e deixar estufar.
Juntar o feijão cozido bem como alguma água da sua cozedura. Deixar estufar um pouco. (Se gostarem podem juntar folhas de couve!)
Juntar a água necessária para cozer a massa e temperar com sal, pimenta e piripiri. Quando levantar fervura juntar a massa e deixar cozer.
Servir de imediato.

Bom Apetite!

Bolachinhas de Aveia

Como sou uma grande amante de chá, gosto sempre de ter umas bolachinhas caseiras a acompanhar. Desta vez fiz estas bolachinhas bem simples, que podem ser feitas por pais e filhos, avós e netos, principiantes ou "chef" de cozinha!

Ingredientes:

150g de flocos de aveia
100g de açúcar
100g de farinha
1 clh chá de canela
100g de margarina
2 ovos

Preparação:

Misture todos os ingredientes e amasse bem. Com a ajuda de uma colher coloque montinhos sobre um tabuleiro polvilhado com farinha e achate-os com as costas da colher. Coza em forno quente (225ºC) durante cerca de 15 minutos.

Bom Apetite!

Sopa de Abóbora e Coentros


Como quase todas as receitas, esta também tem uma história. Apesar de não ser um verdadeiro clássico de família, já faz parte das nossas receitas familiares.
Há uns 3, 4 anos atrás a minha avó ouviu esta receita na rádio. Gostou da receita, apontou, e decidiu experimentar. Como todos os que comeram gostaram bastante, esta sopa passou a fazer parte do nosso universo familiar e a ser a eleita favorita em festas e dias especiais.
Pode-se gostar ou detestar, como tudo na vida!

Preparação:

Refogar em azeite 1 cebola grande picada e 2 dentes de alho. Juntar depois a água, 500g de abóbora porqueira aos cubos, 2 batatas médias e 1 cenoura grande.
Quando estiver tudo cozido, tritura-se bem e rectifica-se de sal e água.
No fim, junta-se um molho de coentros frescos picados.

Bom Apetite!

Tarte de Limão Merengada


Como hoje tenho uns amigos que vêm cá jantar, resolvi fazer uma sobremesa diferente. Depois de uma busca pelos meus cadernos de receitas, dei de caras com esta tarte que já não faço há algum tempo. Não dá muito trabalho e deve ser preparada de véspera para ser servida fresca. Apesar de lhe "roubar" no açúcar acho-a sempre demasiaso doce, mas deixo isso ao critério de cada um.

Ingredientes:

Massa:
200g de farinha
100g de margarina
1clh sopa açúcar
1clh sopa vinagre
1 gema

Recheio:
2 gemas
½ chávena (de chá) de açúcar
1clh sopa de maisena
½ chávena (de chá) de água
2dl de leite
1 limão

Cobertura:
3 claras
90g de açúcar

Preparação:

Misture todos os ingredientes da massa rapidamente com a ponta dos dedos. Faça a massa em bola e deixe-a descansar durante 30 minutos.
Estenda a massa e forre a tarteira. Pique a massa com um garfo e leve a cozer em forno médio durante 20 a 25 minutos.
Entretanto prepare o creme: misture num tacho as gemas, o açúcar, o sumo e a raspa da casca do limão, o leite e a maisena desfeita na água.
Leve ao lume mexendo sempre. Quando levantar fervura retire e deite dentro da base da tarte.
Bata as claras em castelo com o açúcar e disponha o merengue sobre o creme.
Polvilhe com açúcar e leve a alourar no forno durante 10 minutos.
Leve ao frigorífico e sirva bem fresca!

Bom Apetite!

Lulas Recheadas

As lulas assim são uma das minhas maneiras favoritas de as preparar. Dão um bocadinho de trabalho, mas compensa o resultado final.
Normalmente acompanho-as com arroz árabe, e acho que liga muito bem!

Ingredientes:

Lulas
1 chouriço de carne (o alentejano fica bem)
salsa
1 cenoura
cebola
sal e pimenta
1 lata de tomate pelado
1 dente de alho
vinho branco
azeite
polpa de tomate

Preparação:

Se as lulas não estiverem amanhadas, começe por as arranjar, com cuidado para não as rasgar. Separe o corpo dos tentáculos, e tempere com um pouco de sal.
Na picadora ou robot de cozinha coloque os tentáculos das lulas, o chouriço de carne sem pele e partido em bocados, a cenoura também aos bocados e um raminho de salsa. Pique tudo muito bem.
Leve um tachinho ao lume com um fio de azeite e coloque este preparado a refogar.Rectifique de temperos (atenção com o sal do chouriço!), deixe cozinhar, desligue e deixe arrefecer.
Entretanto prepare o molho de tomate: faça um refogado ligeiro com a cebola, o alho e o azeite. Coloque o tomate pelado cortado em pedacinhos pequenos, tempere de sal e pimenta, coloque o vinho branco e a polpa de tomate e deixe ferver em lume brando.
Entretanto recheie o corpo das lulas com a mistura de tentáculos e chouriço e feche a abertura com um palito.
Depois, é só colocar as lulas já recheadas a estufar no molho de tomate durante 15 minutos, ou até estarem cozinhadas.
Como já disse fica muito bom a acompanhar com o arroz árabe!

Bom Apetite!

Arroz Árabe

Eu não gosto nada de monotonias... E muito menos na cozinha. Com tantas coisas diferentes para experimentar e para comer a maioria das pessoas não varia da batata/arroz, arroz/batata e às vezes um esparguete, normalmente demasiado cozinhado... Adiante!
Para variar, porque não fazer um arroz árabe? Vai bem com lulas recheadas, com frango grelhado, pá de porco assada... E sempre dá para variar do nosso tradicional arroz branco!

Ingredientes:

350g de arroz (se for basmati ou vaporizado ainda fica melhor!)
Azeite
7dl de água quente
1clh sopa de caril
50g de miolo de amêndoa em lâminas ou falhas
50g de passas
1 maçã (eu normalmente não ponho a maçã)

Preparação:

Leve ao lume o azeite num tacho e junte-lhe o arroz. Vá mexendo.
Junte depois o caril, mexa e adicione a água quente. Tempere de sal e deixe levantar fervura. Rectifique os temperos. Volte a mexer. Espalhe então por cima a amêndoa, as passas e a maçã em fatias finas (se gostarem!). Não mexa.
Reduza o lume, e deixe cozer até o arroz estar enxuto.
Estando pronto, mexa-o com um garfo e sirva-o.

Bom Apetite!

Legumes Grelhados


Mais uma vez, vou estar uns diazitos fora. Até Quarta-feira, mais precisamente!
Sendo assim, deixo mais uma sugestão para experimentarem, pois entre saladas e legumes salteados ou cozidos, que tal experimentar uns legumes grelhados? Agora em tempo de Verão, em que grelhamos mais, seja carne ou peixe, porque não, grelhar também uns legumes? Não tem sabedoria nenhuma e é bastante rápido! Eu grelho sempre num grelhador electrico com placa anti-aderente, mas creio que se podem fazer em qualquer tipo de grelhador, desde o de lume ao de carvão.

Ingredientes:

Quaisquer legumes que tenha em casa, eu usei:
Courguete
Cenoura
Tomate
Pimento
Cebola
Azeite
Sal e Pimenta

Mas também fica delicioso com:
Cogumelos Frescos
Beringela

Preparação:

Lave os legumes e descasque a cebola e a cenoura. Corte em rodelas a courguete, o pimento e o tomate, aos quartos a cebola (ou em rodelas grossas) e em viés ou no sentido do comprimento tiras de cenoura.
Tempere com 1 fio de azeite, sal e pimenta moída na ocasião.
Leve a grelhar em placa quente até estarem cozinhados, mas não os deixe ficar demasiado cozidos. Devem ficar rijos, tipo "al dente" como a "pasta"!
Depois é só servir simples ou com azeite e limão!

Bom Apetite!

Frango de Fricassé


Mais um clássico familiar... Desta vez da minha querida bisavó! Conta a minha avó que era costume ela lhe perguntar:"- Ó C. vamos fazer um franguinho de "friquéssé"?"
Aqui fica a receitinha e as saudades da "Biguta"! (Bisavó Augusta)

Ingredientes:
1 frango
Azeite
1 cebola
1clh sopa de farinha de trigo
1dl de vinho
½ cubo de caldo de galinha
3dl de água
2 gemas
sal e pimenta
salsa picada
1 limão

Preparação:

Limpe, lave e retire a pele ao frango. Enxugue-o, corte-o em pedaços e tempere-o com sal e pimenta.
Num tacho leve ao lume o azeite e a cebola picada muito fina só para aquecerem, e junte-lhes o frango cortado. Deixe refogar, mexendo cuidadosamente com a colher de pau, de vez em quando, até tudo começar a alourar. Seguidamente espalhe a farinha, mexa novamente e junte o vinho branco. Tape e deixe suar 1 minuto e junte a água e o cubo de caldo de galinha.
Deixe cozer lentamente cerca de 40 minutos. Depois de bem cozido, retire do lume. Numa tigela dilua 2 gemas com um pouco de molho e o sumo de limão e junte tudo ao frango, mexendo bem. Leve a aquecer sem ferver. Junte depois salsa picada e rectifique os temperos.
Sirva quente com arroz ou puré e umas ervilhas ou couves de bruxelas cozidas.

Bom Apetite!

Batatinhas Salteadas

Quando queremos um acompanhamento para peixe, cozido ou grelhado, em 90% das vezes recorremos às batatas cozidas. Eu não gosto lá muito de batatas cozidas só por si. E é raro comer batata cozida. Tenho de lhes arranjar sempre outros sabores.
O jantar de hoje foi salmão grelhado. Só temperado de sal. E que fazer como acompanhamento?Lembrei-me de fazer estas batatinhas salteadas que tantas vezes vejo a minha avó fazer.

Ingredientes:

Batatas pequeninas para cozer (podem ser batatas novas ou não)
Azeite
salsa
alho
sal e pimenta

Preparação:

Lave bem as batatas e leve-as a cozer com casca em água temperada com sal.
Quando estiverem cozidas, escorra-as e deixe arrefecer. Pele-as deixando as batatas inteiras.
Numa frigideira coloque as batatas, regue com azeite, junte o alho bem picadinho assim como a salsa e deixe saltear alguns minutos. Tempere com sal fino e pimenta, mexa bem e sirva ainda quentes.
Acompanha muito bem peixe grelhado, mas também fica bem com carne!

Salada Fresca com Queijo Fresco e Fiambre


Nesta época de calor e praia, sabem sempre bem refeições frescas e ligeiras sendo as saladas rainhas desta época do ano. São boas para comer como acompanhamento, entrada ou até prato principal.
Tendo mais ou menos sempre a mesma base, vou variando os outros ingredientes de modo a criar sempre coisas diferentes e saborosas.

Ingredientes:

alface
tomate
couve roxa
cenoura
milho doce
cogumelos laminados
queijinho fresco
algumas uvas passas
fiambre

Preparação:

Começe por lavar bem todos os legumes para a salada. Depois ripe a alface ou corte-a em juliana, corte o tomate aos cubinhos, rale a cenoura e corte em juliana a couve roxa. Corte o queijo fresco aos cubinhos, bem como o fiambre. Junte todos os ingredientes numa saladeira e misture bem. Junte o milho e os cogumelos laminados escorridos e salpique com as uvas passas.

Se quiser pode juntar maionese caseira ou de compra, molho vinagrete, ou qualquer outro à sua escolha. Eu, pessoalmente gosto sem molho nenhum!

Bom Apetite!

Tamboril Aromático


De volta das férias com uma receitinha de peixe bastante diferente, mas de que eu gostei! Apesar de o original ser com tamboril, eu fiz com tintureira. Dá para fazer com qualquer peixe carnudo, como o cherne, a perca, e até com pescada!

Ingredientes:

600g de lombos de tamboril
sal e pimenta
orégãos
1 limão
farinha
azeite
1 cebola
2 tomates maduros
1dl de vinho branco
canela
50g de azeitonas recheadas

Preparação:

Corte o tamboril em pedaços e tempere com sal, pimenta e orégãos. Regue com o sumo de limão e deixe marinar durante algumas horas.
Escorra da marinada, passe o peixe por farinha, sacudindo o excesso. Aloure o tamboril numa frigideira com um pouco de azeite. Retire o peixe e junte a cebola cortada em rodelas finas. Deixe alourar. Junte o tomate pelado e cortado em pedaços e regue com o vinho branco. Tape a frigideira e deixe cozinhar 20 minutos.
Tempere com sal e pimenta e 1 pitada de canela. Introduza de novo o peixe e deixe cozer mais 10 minutos.
Adicione as azeitonas às rodelas e sirva com batata frita às rodelas grossas, ou batatas salteadas.

Bom Apetite!

Imprimir